Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3313
Title: Gestão da manutenção preventiva de empilhadeiras em uma empresa de pequeno porte utilizando uma ferramenta IoT integrada a um software
Authors: Menezes, Natália Barroso
Silva, Tamara Kraus da
Sousa, Victoria Maturano Rodrigues de
Advisor: Valdir Cardoso de Souza
Issue Date: 30-Jun-2021
Abstract: Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de implantação da gestão da manutenção preventiva por meio de uma ferramenta IoT integrada a um software, na VKR, uma empresa de pequeno porte que tem como atividade principal a locação de empilhadeiras. Para isso, foi necessário a definição dos conceitos teóricos relacionados com o tema; o estudo dos processos e coleta de dados da empresa; e o levantamento de vantagens e limitações de possíveis dispositivos IoT e de softwares. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa. O desenvolvimento foi baseado em cálculos de regressão linear simples, para a programação dos serviços de manutenção, e planilhas de avaliação de dispositivos IoT e de sistemas de manutenção para a definição de um horímetro e software ideais. Como resultado foi feita uma simulação da alimentação da plataforma ideal integrada ao dispositivo IoT, e dos impactos da implantação do projeto na empresa. O documento mostra os impactos positivos do uso de recursos da Indústria 4.0 em uma empresa de pequeno porte.
This work aims to elaborate a proposal for the implementation of preventive maintenance management through an IoT tool integrated with a software, in VKR, a small company whose main activity is the rental of forklifts. For this it was necessary to define the theoretical concepts related to the theme; the study of the processes and data collection of the company; and the survey of advantages and limitations of possible IoT devices and software. This is a case study with a quantitative approach. The development was based on simple linear regression calculations for the programming of maintenance services, and evaluation worksheets of IoT devices and maintenance systems for the definition of an ideal hourmeter and software. As aresult, a simulation was made of the feeding of the ideal platform integrated into the IoT device, and the impacts of the implementation of the project in the company. The document shows the positive impacts of using Industry 4.0 resources on a small business.
Keywords: Empilhadeira
Manutenção
Indústria 4.0
Fork-lift
Maintenance
Industry 4.0
Access Type: Restrito
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3313
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão da Manutenção Preventiva de empilhadeiras com o uso de uma ferramenta IoT integrada a um software.pdf
  Restricted Access
3.05 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.