Trabalhos de Conclusão de Curso

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  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Economia circular:
    (2024-06-12) Geraldeli, Isabella; Nogueira, João Pedro Dutra; Samos, Leonardo dos Santos; Ferreira, Luísa Cabalin; Nóbrega, Pedro Bruno Nascimento
    Diante da crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por uma sociedade mais sustentável, as empresas têm direcionado seus esforços para desenvolver pilares sustentáveis, assegurando que suas decisões sejam viáveis e aplicáveis, permitindo a coexistência de sustentabilidade e eficiência no cotidiano. Essa mudança de mentalidade das empresas alinha-as ao modelo de Economia Circular, responsabilizando-as desde a produção até o incentivo ao descarte correto dos produtos. Neste trabalho de conclusão de curso, são investigadas as práticas e métodos adotados por uma empresa de café em cápsulas, visando estabelecer um modelo de negócio sustentável ao longo de toda a sua cadeia produtiva. A pesquisa focaliza a Nespresso e sua cadeia produtiva, analisando as práticas implementadas e explorando possíveis soluções para promover a sustentabilidade. O estudo enfatiza como a sustentabilidade se tornou um elemento fundamental na cultura da empresa, contribuindo para um desenvolvimento mais responsável e consciente.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica:
    (2024-06-20) Silva, Ana Carolina Shoga da; Carelli, André dos Santos; Silva, Laís Tavares da; Jacomino, Pedro Henrique Zoia
    Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso que desenvolva a gestão estratégica por meio da aplicação do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício. A premissa é que ao analisar performance alguns vetores são relevantes para o desempenho e estratégia organizacional além do financeiro. Este conceito é de extrema importância para consolidação de um bom plano estratégico que permite definir metas e objetivos alinhados à estratégia. Como forma de apoiar o BSC e viabilizar sua aplicação foram utilizadas algumas ferramentas, como: Matriz SWOT, 5W2H e Ciclo PDCA, que direcionaram o estudo. Mais importante ainda é conseguir acompanhar a aplicação e os resultados de modo que a assertividade em tomadas de decisões seja garantida assim como a correção de desvios etc. Para isso, são propostos indicadores de desempenho. A partir da proposta a empresa consegue obter resultados mais eficientes, além de um crescimento sustentável e a escalabilidade do negócio.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Melhoria dos processos de qualidade em uma fábrica de pequeno porte de etiquetas
    (2024-06-12) Constantino, Acao Pessoa
    A implementação de ferramentas de solução de problemas não apenas proporciona melhorias tangíveis na eficiência operacional e redução de custos, mas também promove o desenvolvimento humano dentro da organização. Adicionalmente, a indústria gráfica no Brasil representa 2,95% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera cerca de 220 mil empregos formais. Sem contar que o acúmulo de alguns pequenos desperdícios em micro e pequenas empresas, como por exemplo em pequenas gráficas, resultam na iminente falência. Deste modo, este trabalho tem por objetivo apresentar uma maneira de melhorar os processos de uma gráfica de pequeno porte, bem como apresentar os ganhos operacionais obtidos por meio do uso de ferramentas da qualidade. Por meio de um estudo de caso, foram apresentadas ferramentas de melhorias de processos aplicadas em uma empresa de pequeno porte do ramo gráfico, bem como os resultados e ganhos obtidos. Este trabalho mostrou a aplicação destas ferramentas para resolução de problemas e melhoria dos processos internos e como consequência confiabilidade no produto final. As principais conquistas deste trabalho foram: (i) a melhoria do processo de aferição de facas pois este processo reduziu a produção de produtos com defeito e diminuiu a compra de facas em tamanhos personalizados; (ii) a conscientização dos funcionários envolvidos na produção sobre a importância das ferramentas da qualidade pois estes funcionários passaram a manter o local de trabalho organizado, com novos itens prontamente identificados e com os indicadores de acompanhamento do processo sempre atualizados e (iii) a evolução dos processos da empresa em termos de eras da qualidade, evoluindo da primeira era caracterizada por atitudes reativas para resolução de problemas para a segunda era da qualidade tratando problemas de maneira preventiva por meio de, ao menos de maneira introdutória, inspeções e ferramentas estatísticas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    AGV seguro:
    (2024-06-10) Moraes, Gabriel Passos de Miranda
    Este trabalho tem por objetivo analisar e avaliar a aplicação da Norma Regulamentadora NR-12 regulamentada por meio da Portaria Federal N. 3214 de 1978 e normas correlatas na operação de veículos guiados automaticamente (AGV – Automatic Guided Vehicle) em ambientes industriais, buscando garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos. A Norma Regulamentadora NR-12 não prescreve diretamente o sistema de segurança dos AGV, mas remete de forma subsidiária, à observação das normas técnicas correlatas. Por meio de uma revisão bibliográfica na perspectiva de uma pesquisa exploratória, associada a aplicação de questionário online com perguntas dirigidas à fabricantes e usuários de AGV, buscou-se compreender quais as variáveis e fatores que são considerados no projeto base para fabricação de AGV, bem como quando do seu comissionamento no local de trabalho, considerando o processo de análise preliminar de riscos ou apreciação dos riscos em AGV. Por fim, buscou-se mostrar por meio dos questionários respondidos, a quantidade de usuários que utilizam AGV nas suas operações, bem como àqueles que utilizam equipamentos de movimentação, transporte, armazenamento e manuseio de materiais tradicionais, como empilhadeiras, paleteiras e transpaleteiras, visando entender melhor, por meio de uma amostragem aleatória, de que forma o mercado se comporta frente ao uso de AGV ou outro equipamento de movimentação, transporte e armazenamento de materiais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Precificação e custos na odontologia:
    (2023-12-08) Araújo, Caio Faria; Brito, Fernando Neves de; Vasconcelos, Lucca Codo de; Huertas, Pedro Lucas França; El Taouil, Thomas Maklouf
    A ausência de uma adequada formação gerencial na capacitação dos profissionais de odontologia resulta em uma ineficiência no controle de custos e na definição de preços no mercado. Isso impacta negativamente os profissionais que, frequentemente, desempenham o papel de gestores em suas próprias clínicas, sofrendo as consequências da falta de conhecimento nessa área. O presente trabalho tem como objetivo a criação de um modelo capaz de calcular o preço que deve ser cobrado em cada procedimento levando em consideração os custos fixos e variáveis, o valor de mão de obra do profissional de odontologia, variáveis de incremento de preço para questões intangíveis e com a margem que se pretende alcançar com cada serviço. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: entender como é a estruturação dos custos da empresa e a precificação de seus serviços, pesquisar um método aplicável para a dentista e seu modelo de negócio e desenvolver um programa que permita ao profissional inserir seus custos diretos e indiretos, e assim comparar o preço sugerido pelo modelo com o que é praticado atualmente. Os dados utilizados foram coletados por meio de entrevista com a gestora do consultório odontológico localizado no bairro e preenchimento de formulários. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa aplicada para os três serviços mais recorrentes da clínica. Como resultado da aplicação criou-se um modelo que recebe dados de entrada, que podem ser atualizados quando necessário, capaz de calcular o preço dos procedimentos selecionados e levar em conta os custos e as variáveis intangíveis de maneira quantitativa, atualmente consideradas na formação do preço de maneira subjetiva.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Efeito da variabilidade de chegadas no tempo de fluxo em um flowshop paralelo:
    (0017-12-23) Santos, Guilherme H. Rosa dos; Dias, Mariana; Pinotti, Paola Savordelli; Derriti, Sabrina Carrelas; Souza, Victor Barwinski de
    O câncer é uma doença crônica que depende de exames de imagem para auxiliar na detecção de tumores e embasar os tratamentos elaborados. Com o aumento de doenças crônicas em nível mundial, a demanda por serviços hospitalares tem crescido e evidenciado a importância de se ter uma gestão hospitalar eficiente, uma vez que a demora para diagnosticar doenças como o câncer implica no atraso para tratá-lo. Considerando a complexidade do setor hospitalar, reduzir o tempo de espera para processos como esse retrata um desafio enfrentado por inúmeras instituições de saúde, que nos últimos anos têm buscado como referência ferramentas e abordagens do setor produtivo para aplicação em suas unidades. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em entender o efeito da variabilidade de chegadas no tempo de fluxo de pacientes de câncer em um flowshop paralelo. Para isso, utilizam-se dados dos cinco exames de imagem que representam a maior demanda para realizar uma simulação de quatro diferentes cenários no software ProModel. O primeiro cenário criado é o Baseline, que retrata a realidade atual do fluxo de exame de imagem do hospital. A partir dele são modelados outros três cenários, considerando, respectivamente, a representação do horário crítico, a diminuição da variabilidade de chegadas e a redução da quantidade de salas disponíveis por exame. Os resultados dos quatro cenários são estudados por meio de um benchmarking interno utilizando a abordagem Factory Physics e, posteriormente, são propostas recomendações a fim de melhorar a gestão do tempo de fluxo hospitalar e o desempenho de seus indicadores, considerando o efeito da variabilidade de chegadas.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estratégias de alocação de melhoria para redução do tempo de fluxo de pacientes:
    (2023-12-05) Volcov, Vitoria
    A necessidade de melhoria dos fluxos hospitalares em indicadores de desempenho fundamentais para as unidades de emergências como o tempo de espera do paciente e o tempo de fluxo ou lead time é primordial para garantir a melhoria da qualidade da assistência médica, de modo a proporcionar rapidamente o acesso ao diagnóstico e ao tratamento específico para a enfermidade do paciente. A demora no atendimento exerce graves impactos no bem-estar e na extensão das sequelas dos enfermos, além de aumentar o tempo de permanência dos pacientes. O objetivo desse trabalho é comparar o efeito de diferentes estratégias de alocação de melhoria para redução do tempo de fluxo de pacientes em uma unidade de emergência com um recurso restrição de capacidade. Para investigar possíveis formas de atingir esse objetivo, foram utilizados dados de um hospital público localizado no estado de São Paulo, os quais foram utilizados para construir uma modelagem e simulação utilizando o modelo híbrido System Dynamics-Factory Physics no software Vensim. Os principais resultados foram sumarizados em um algoritmo de decisão com o intuito de auxiliar na escolha da estratégia de alocação de melhoria de forma a reduzir o tempo de filas e o lead time do sistema hospitalar com base na análise do recurso restrição. Tais melhorias, por consequência, são responsáveis por promover um aumento da capacidade hospitalar e agilidade de atendimento, que, aliados, garantem o acesso à saúde a um número maior de pacientes, bem como possibilitam a prestação de cuidados de emergência em tempo hábil para que os pacientes não adquiram sequelas ou até mesmo percam suas vidas em função da demora no atendimento. A ideia da utilização combinada do modelo híbrido System Dynamics-Factory Physics (SD-FP) e da Teoria das Restrições ao contexto da saúde é uma contribuição desse trabalho, pois traz consideráveis benefícios para a redução do lead time e das filas entre os processos, além de promover aumento da capacidade de atendimento. Adicionalmente, a adaptação do modelo System Dynamics-Factory Physics foi feita de forma a considerar suposições de taxa de chegadas e de partidas diferentes em uma das estações e número diferente de funcionários e de recursos em cada uma das estações, as quais constituem contribuições ao modelo original SD-FP.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Pesquisa qualitativa da precificação de serviços em uma empresa de controle de pragas
    (2023-12-04) Vasconcelos, Ana Beatriz Martins de; Pires, Giovanna Asergo Cordeiro; Santos, Maria Gabriela Ferreira dos; Viana, Rafaela da Silva; Oliveira, Vitória Ellen Gois
    No mercado altamente competitivo, as empresas precisam avaliar e aprimorar seus procedimentos internos, garantindo retorno sobre investimentos e promovendo o crescimento do negócio. No setor de Controle de Pragas, a empresa multinacional americana enfrenta desafios na criação de um sistema de precificação eficaz, refletindo nos resultados da divisão. Este estudo visa melhorar a questão da melhor estratégia de precificação, propondo uma abordagem fundamentada no método de custeio por absorção para otimizar a lucratividade. Adicionalmente, a metodologia de custos de absorção, utilizada para alocar custos diretos e indiretos aos produtos, oferece uma visão abrangente dos custos totais de produção. Os custos diretos, como mão de obra direta, são atribuídos diretamente a produtos específicos, enquanto os custos indiretos, como despesas, são alocados indiretamente. Essa abordagem contábil contribui para uma compreensão mais profunda dos aspectos financeiros da produção, fortalecendo a base para decisões estratégicas sustentáveis e competitivas no mercado. A pesquisa, de natureza qualitativa e intervencionista, emprega análise documental guiada por quadros específicos, utilizando a metodologia de Markup para recalibrar os preços. A análise comparativa entre os resultados atuais e um sistema de precificação estruturado busca aprimorar a eficiência financeira no setor de controle de pragas. A estratégia de precificação adotada baseia-se no markup divisor, incorporando margens de lucro alcançada pela empresa. Essa abordagem visa garantir uma remuneração justa pelos serviços, abrangendo todos os custos e proporcionando uma margem de lucro que contribui para o crescimento e eficiência financeira da empresa, alinhando-se a uma estratégia sustentável e competitiva. O método de rateio desempenha um papel crucial na alocação de custos dentro de uma empresa. Tradicionalmente, o método de rateio baseado no faturamento era empregado, distribuindo os custos entre os produtos ou serviços com base nas receitas geradas por cada um. No entanto, recentemente, a abordagem foi aprimorada para incorporar um critério mais preciso e alinhado com a realidade operacional da empresa.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da viabilidade econômica da utilização de uma frota própria de caminhões do tipo VUC em uma distribuidora de metais
    (2023-12-04) Soares, Igor Gonçalves Norci Ambrósio; Angeli, Julio Cesar; Bracci, Lincoln; Romanciuc, Marco Vinícius Andreoli; Borges, Rodrigo Domingues
    O presente estudo trata-se de uma análise da viabilidade econômica sobre a utilização de uma frota própria de caminhões para entrega de produtos por uma empresa de pequeno porte, que atua na distribuição e forja de metais, localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, caso haja necessidade de entrega, a empresa cobra pelo frete uma taxa fixa de 5% do valor bruto da venda. O objetivo principal deste trabalho é verificar se este método de cobrança é ou não viável economicamente. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo junto a empresa foco do estudo para uma melhor compreensão da sua demanda, e perfil de clientes que utilizam o serviço de frete, além da identificação de todas as variáveis que permeiam o transporte de cargas, tais como: combustível, seguro, manutenção etc. Foram então realizadas previsões para a modelagem de um fluxo de caixa para um período de 18 meses e, com auxílio do software Crystal Ball®, foi possível realizar uma simulação de Monte Carlo para análise de viabilidade econômica do cenário atual, dentro de um contexto de risco e incertezas. Concluiu-se que o método de precificação não é viável economicamente pois utiliza o valor total do pedido como base de cálculo e não a distância percorrida. Foram apresentadas duas novas soluções economicamente viáveis. A primeira delas foi manter o método de precificação, mas indicando quanto seria a porcentagem mínima a ser cobrada e, a segunda, foi propor um novo método de precificação, a partir da distância percorrida utilizando um valor fixo por quilômetro rodado.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aprimorando o nível de serviço ao cliente em uma empresa do ramo da agricultura
    (2023-02-09) Freitas, Alvaro de Souza; Silva, Bruno Medeiros; Oliveira, Gabriel Almeida de; Rocha, Hyago Pereira
    Em um mercado tão competitivo como o dos dias atuais, a excelência operacional deixou de ser um diferencial e se tornou um fator comum. Para se destacar, uma empresa necessita atender plenamente as expectativas do seu cliente para não correr o risco de perdê-lo para a concorrência. Neste sentido, faz-se necessário a exploração dos pontos de contato entre companhia e cliente em busca de melhorias de processos que atendam ou até mesmo superem as expectativas dos clientes. O presente trabalho tem como objetivo analisar o serviço pós-vendas de uma empresa do ramo da agricultura, identificar oportunidades de melhoria e propor planos de ação para aprimorar o nível de serviço oferecido. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: o mapeamento dos processos de atendimento e de gestão dos clientes; identificação de atividades que não atendem o nível de serviço acordado com os clientes; levantamento das causas raízes do atendimento insatisfatório ao nível de serviço acordado e a proposição de planos de ação para eliminar as causas raízes identificadas. Os dados utilizados foram coletados por meio de entrevista com um funcionário da empresa estudada e dos dados históricos de prestações de serviços obtidos no CRM (Customer Relationship Management) da companhia. Por meio da análise dos dados históricos, foi selecionado o serviço pós-vendas com pior desempenho para o desenvolvimento de propostas de melhoria. Como resultado da aplicação dos planos de ação desenvolvidos para o serviço selecionado, foram observados o aumento de 13% do número de serviços realizados de acordo com a expectativa dos clientes e uma redução de 72,6% no tempo médio para execução dos serviços.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    A relação entre a centralidade no cliente e o desempenho financeiro: um estudo sobre as empresas de serviços no Brasil
    (2021-12) Abud, Caroline Serrano; Oruê, Gabriela César; Andrade, Luisa de Oliveira; Almeida, Rafaella Allana de
    No atual cenário do mercado brasileiro, é cada vez mais constante a busca por obter a melhor performance financeira e a fidelização de clientes. Em busca deste objetivo, o estudo da satisfação do consumidor e a boa experiência em todo o processo do serviço prestado é fundamental para alcançar um diferencial competitivo e se manter ativo no mercado. Além disso, a correlação entre a reputação da empresa e o desempenho financeiro se faz muito valioso para validar ou reavaliar a estratégia seguida por elas. Dessa forma, o presente estudo pretende examinar se as empresas prestadoras de serviços, que se dizem centradas nos clientes, são de fato vistas dessa forma por seus stakeholders e se há relação entre centralidade no cliente e o desempenho financeiro. Para tal, foi realizado, uma pesquisa quantitativa com indicadores financeiros e de reputação das empresas, analisando avaliações dos consumidores na plataforma ReclameAqui. Em seguida, foi utilizado o método de correlação entre os indicadores para analisar, qualitativamente, duas empresas que apresentaram resultados diferentes em relação a estratégia e desempenho.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação de metodologias da melhoria contínua em uma microempresa do segmento têxtil
    (2021-12) Oliveira, Aline Cardoso; Oliveira, Ana Carolina; Campos, Ana Paula de; Businelli, Giovanna Panzarini; Araujo, Marcus Vinicius Costa
    Cada segmento do mercado tem as suas dificuldades, mas analisando a cadeia de valor das microempresas de gestão familar, observa-se que a administração eficiente frente ao cenário de pandemia estabelecido em 2020 foi o maior desafio. Desta forma, com o intuito de colaborar com um micronegócio no Brasil e entender como a prática da melhoria contínua pode ser benéfica para uma empresa de gestão familiar, este trabalho traz sugestões de melhorias para o processo produtivo de uma microempresa do ramo têxtil nestas condições, a Furuyama Confecção. O estudo de caso contempla um diagnóstico completo do processo produtivo e a identificação dos gargalos, falhas e oportunidades de desenvolvimento obtida através da análise dos oito desperdícios do mapeamento as is e demais ferramentas da gestão da qualidade. Como resultado, identificou-se que o problema de maior relevância era a ineficiência do processo. Assim, as propostas de melhoria são todas voltadas para a otimização do tempo do processo produtivo e máximo aproveitamento do potencial da mão-de-obra, considerando a maturidade da empresa.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    É possível aplicar o indicador de eficiência OEE no setor de serviços?
    (2021-06-16) Barreto, Bárbara Roubian Prieto; Souza, Bianca Campos Lemos de; Souza, Cinthia Gonçalves de; Joares, Fernanda Soares
    Esse trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: é possível aplicar o OEE no setor de serviços? Esse estudo é importante para aprimorar a gestão da eficiência no setor de serviços, uma vez que não há um indicador de eficiência feito para esse setor que englobe os três pilares do OEE (Eficiência, Qualidade, Disponibilidade). Para tal fim, foi feito um estudo de caso em uma empresa de serviços de transporte. Após o levantamento da fundamentação teórica, foi determinado o OTE, uma adaptação do OEE que calcula a eficiência dos funcionários. Assim, foi possível observar que o OTE não é suficiente para analisar a eficiência de uma empresa de serviços, é necessário calcular o PCE, que investiga os processos. Destaca-se que o estudo de caso teve as seguintes limitações: realização em uma única empresa, companhia de pequeno porte, falta de uma referência de performance ideal e falta de registros que contribuem para análise dos indicadores. Conclui-se, então, que o OTE e o PCE são complementares, e desta forma, é necessário calcular ambos os indicadores para determinar a eficiência de uma empresa de serviços; tendo em vista que não é relevante para a empresa ter um funcionário competente realizando processos ineficientes.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Melhoria dos processos produtivos de uma empresa fabricante de embalagens industriais por meio da abordagem lean manufacturing
    (2021-12-20) Permigiani, Arthur Marques; Baptista, Enzo Parasmo; Famá, Gabriel Romio; Prado, Julia; Klotz, Marcio Toledo
    Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas estão constantemente em busca de aumentar seus níveis de eficiência para conseguir conquistar mais market share dentro do segmento de atuação. Tal eficiência pode ser obtida por meio da redução de desperdícios, onde surgem as oportunidades de aplicar o conceito, assim como as ferramentas do Lean Manufacturing em um ambiente fabril. Dito isso, o presente trabalho é um estudo de caso que apresenta uma análise de dois processos produtivos de uma empresa de embalagens industriais, para que seja desenvolvido um plano de ação com base na literatura do Lean Manufacturing com o intuito de reduzir os desperdícios identificados. Para a realização do trabalho foram aplicados alguns conceitos e ferramentas da manufatura enxuta, entre elas a ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), sendo possível visualizar todo o processo, permitindo a identificação de desperdícios. Outra ferramenta utilizada foi o diagrama de espaguete, por meio do qual foi possível visualizar toda a movimentação dos produtos e/ou operadores, visando eliminar movimentações desnecessárias. Esse estudo de caso está dividido em três segmentos: análise da situação atual da empresa, identificação de desperdícios, consequentemente algumas oportunidades de melhoria, e por fim, a elaboração de um plano de ação visando alcançar essas melhorias. Uma vez realizado o plano de ação foi possível mensurar potenciais ganhos oriundos das sugestões de melhorias propostas, tais como, redução do lead time, melhor distribuição dos níveis de estoques intermediários, eliminação de movimentações desnecessárias, redução do tempo de setup da serra horizontal, eliminação de atividades que não agregam valor, eliminação da ociosidade, e por consequência, a redução dos desperdícios.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelagem matemática com aplicação de lógica Fuzzy na programação de compras no ramo hospitalar em contexto da pandemia de COVID-19
    (2021-12) Paschoalino, Felipe Augusto; Golpian, Igor Lima; Pereira, Leonardo Bonfante; Fonseca, Tomaso Reinaud; Rocha, Rodrigo Carvalho
    Devido a pandemia de COVID-19, a demanda por procedimentos de hemodiálise cresceu significativamente, dificultando as atividades de planejamento dos hospitais no processo de aquisição de insumos e medicamentos. No presente trabalho será apresentado um método capaz de prever os gastos necessários para atender a previsão de demanda em um renomado hospital de São Paulo. Um modelo matemático de programação linear foi desenvolvido com objetivo de minimizar os custos de aquisição de material considerando restrições de demanda e estoque. Para refletir a oscilação dos preços de materiais hospitalares em períodos nos quais a demanda e o abastecimento dos mercados fornecedores sofrem incertezas será adicionado ao modelo matemático um fator de correção calculado a partir da metodologia Fuzzy. O modelo desenvolvido foi implementado em linguagem de programação Python utilizando o software Gurobi Optimizer e bibliotecas de algoritmos para metodologia Fuzzy. Testes computacionais foram realizados para validação dos resultados obtidos. Observou-se uma variação de 4% em relação ao orçamento previsto pelo modelo e o orçamento executado em 6 meses entre os anos 2020 e 2021. Em conclusão, a equipe de planejamento do hospital será capaz de realizar uma estimativa de custos de aquisição para um determinado período com a segurança de que o valor provisionado será capaz de atender as compras, sem que haja a necessidade de volumes de estoque excessivos, o que ocasiona em altos custos para o hospital.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Economia Circular
    (2020-06-17) Ambrózio, Caroline Godoy; Lima, Gustavo Cesário; Brito, Julia Costa de Magalhães; Pinto, Karla Campaneruti de Carvalho; Porta, Mariana
    A cultura do uso e descarte de produtos, antes mesmo de sua vida útil se esgotar, é decorrente do modelo econômico linear presente no mundo desde a Revolução Industrial. No entanto, ainda que a sociedade majoritariamente siga este modelo, ela vem se conscientizando da necessidade de mudança para um sustentável. Apoiado nesse fato, o conceito da Economia Circular está se tornando cada vez mais presente nas empresas que adotam estratégias de sustentabilidade operando em conformidade com as regulamentações já em vigor. Com o objetivo de compreender como as práticas da Economia Circular são implementadas em uma companhia do ramo elétrico, este trabalho irá estudar os princípios deste modelo e a sua relação com as condutas já implementadas em uma empresa. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Schneider Electric, propondo como resultado, novas estratégias de implementação como oportunidade de melhoria focada na circularidade.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing no processo de produção de cilindros de gases
    (2021-06-15) Carvalho, Giovanna Príncipe; Evangelista, Ingrid Bulgarelli; Rocha, Mayhara Fernandes; Santos, Valentina Camacho
    O cenário atual de pandemia acarretou em um aumento repentino no consumo de cilindros de gás oxigênio para o tratamento do COVID-19, surgindo assim uma necessidade das empresas do ramo químico de produção de cilindros de gases de melhorarem sua eficiência para atenderem à crescente demanda. O Lean Manufacturing, sendo uma filosofia que propõe a redução de desperdícios com um dos intuitos de aumentar a produtividade e eficiência de um processo produtivo, se enquadrou no contexto citado acima. A partir disto, este estudo de caso apresenta uma análise do processo de fabricação de cilindros de gás oxigênio da empresa “Alfa”, utilizando o conceito do Lean Manufacturing e suas ferramentas, como por exemplo o Mapa de Fluxo de Valor, que demonstrou os principais desperdícios do processo, possibilitando o estudo de melhorias para estes. Desta maneira, o trabalho se resume na análise da situação atual da empresa, na identificação de desperdícios e na recomendação de melhorias para os problemas, apresentando um cenário futuro considerando os reparos sugeridos.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da influência de sistemas gerenciais na sustentabilidade em uma empresa do ramo de cosméticos
    (2021-06-30) Santos, Dunia Duarte Caetano; Chateaubriand, Julia Gripp; Zils, Mariana Macito
    O estudo propõe relacionar inovações tecnológicas, que hoje são utilizadas em abundância nas corporações pelo mundo todo nas mais diversas áreas, para auxiliá-las na sua gestão da sustentabilidade, cuja relevância do tema atualmente para toda sociedade e o mundo está em alta e intrincar o tema dentro das áreas internas da organização, para que assim o tema ganhe espaço e notoriedade, e faça com que os objetivos sustentáveis sejam alcançados homogeneamente. O trabalho tem como finalidade o estudo de interações entre softwares e sustentabilidade, analisando seu impacto e a influência sobre os objetivos sustentáveis de uma empresa do ramo de cosméticos, com o auxílio de uma empresa de sistemas de gestão, que promovem tais sistemas e serviços de gerenciamento. Por meio de pesquisas em relatórios públicos para analisar as metas de sustentabilidade, o estudo examina formas sobre as quais softwares de gestão contribuem para o cumprimento dessas metas, por exemplo da Agenda 2030, e seus benefícios como maior facilidade em gestão de fornecedores, o manejo da cadeia de suprimentos, a gestão de recursos humanos e do ambiente de trabalho, bem como a gestão de seus indicadores financeiros. Pode-se constatar com este trabalho que os softwares podem trazer diversos benefícios também para esta finalidade, como autonomia, confiabilidade e automatização, além de destaque no mercado, apreço e fidelidade do consumidor, assim como melhora em seus processos diários.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Utilização das tecnologias da indústria 4.0 na manutenção preditiva através do monitoramento de equipamentos e instalações
    (2021-06-30) Marchi, Carolina de Souza; Bueno, Nathália Vera; Faustino, Taís Silva; Barreiro, Thays Ambrogi
    Este trabalho foi realizado através da revisão de obras literárias e de artigos que possuem grande relevância na comunidade acadêmica e através da análise das informações e dados obtidos durante as duas fases de campo. Portanto, foi realizado um estudo multiplo, a primeira parte do estudo consiste na verificação e análise do funcionamento da manutenção preditiva em uma empresa de tratamento de água, onde através da tecnologia da empresa Semeq foi possível validar alguns dos benefícios da utilização de sensores e sistema IoT, além de dados e informações referentes à investimentos e ao processo de manutenção. A segunda parte consiste em um estudo aplicado para a instalação deste sistema de monitoramento preditivo na FEI para mapear todo o procedimento necessário desde a instalação até a análise dos relatórios. Como resultado, foi possível verificar a melhora na qualidade de vida dos funcionários, a otimização das atividades de manutenção e aumento da confiabilidade do sistema.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Gestão da manutenção preventiva de empilhadeiras em uma empresa de pequeno porte utilizando uma ferramenta IoT integrada a um software
    (2021-06-30) Menezes, Natália Barroso; Silva, Tamara Kraus da; Sousa, Victoria Maturano Rodrigues de
    Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de implantação da gestão da manutenção preventiva por meio de uma ferramenta IoT integrada a um software, na VKR, uma empresa de pequeno porte que tem como atividade principal a locação de empilhadeiras. Para isso, foi necessário a definição dos conceitos teóricos relacionados com o tema; o estudo dos processos e coleta de dados da empresa; e o levantamento de vantagens e limitações de possíveis dispositivos IoT e de softwares. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa. O desenvolvimento foi baseado em cálculos de regressão linear simples, para a programação dos serviços de manutenção, e planilhas de avaliação de dispositivos IoT e de sistemas de manutenção para a definição de um horímetro e software ideais. Como resultado foi feita uma simulação da alimentação da plataforma ideal integrada ao dispositivo IoT, e dos impactos da implantação do projeto na empresa. O documento mostra os impactos positivos do uso de recursos da Indústria 4.0 em uma empresa de pequeno porte.