Os desafios da implementação do modelo de gestão de pessoas em uma empresa brasileira de grande porte

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2010
Autores
Lima, F. R. de
Orientador
Moraes, Edmilson Alves de
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Citação
LIMA, F. R. Os desafios da implementação do modelo de gestão de pessoas em uma empresa brasileira de grande porte. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2010 Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/000034b1.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Gestão de pessoas,Vantagem competitiva
Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar os desafios do processo de implementação do modelo de gestão estratégica de pessoas em uma empresa brasileira de grande porte. Para tanto, foi necessário realizar um estudo de caso na empresa Alpha, que por sua vez, faz parte de um dos maiores grupos industriais brasileiros, além de possuir um modelo de governança corporativa com reconhecimento internacional. Com o intuito de identificar e entender o processo de implementação do modelo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas na universidade corporativa da própria organização, entre funcionários com mais de três anos na empresa, pois assim, identificamos os cenários antes e depois da implementação do modelo, bem como os benefícios na visão dos entrevistados. Identificamos que, a universidade corporativa leva em consideração o desenvolvimento do capital intelectual como ferramenta estratégica de vantagem competitiva
This work aims to identify the challenges of the implementation process of strategic management of people in a large Brazilian company. It was thus necessary to conduct a case study in Alpha Company, which in turn is part of a major Brazilian industrial groups, and have a model of corporate governance with international recognition. Aiming to identify and understand the process of implementing the model, we conducted semi-structured corporate university in the organization, between employees over three years at the company, so that we identify the scenarios before and after the implementation of the model as well as the benefits in view of the interviewees. We identified that the corporate university takes into account the development of intellectual capital as a strategic tool for competitive advantage