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Title: Principais fatores que influenciam o nível de serviço em uma indústria de produtos esportivos
Authors: Kolonian, Marcello.
Advisor: Fávero, Patrícia Belfiore
Issue Date: 2012
Abstract: O objetivo desse trabalho é identificar os principais fatores que influenciam no nível de serviço prestado a clientes em uma indústria de produtos esportivos, bem como a interação entre eles.As empresas de grande porte do setor vêm realizando investimentos em pessoas, processos e sistemas, com a finalidade de aumentar o nível de serviço ao cliente. Porém, nem sempre o resultado esperado é atingido devido suas estruturas, capacidades e, até mesmo, conhecimento do seu negócio para atender o mercado consumidor.O nível de serviço é diretamente impactado pela capacidade de se estimar a demanda de uma determinada cadeia logística bem como seu nível de estoque praticado e a capacidade de reação de uma planta que está ligada diretamente ao percentual de utilização da capacidade produtiva instalada. Quanto melhor for a capacidade de prever a demanda melhor será a aderência entre o planejado e o realizado, quanto maior nível de estoques melhor o nível de serviço, pois os estoques farão o papel de atender o que não foi previsto e quanto menor for à utilização de uma planta produtiva maior a capacidade de reação e atendimento.A amostra dos principais indicadores de performance foi extraído de uma indústria de produtos esportivos avaliando o nível de serviço dos últimos 24 meses de operação, a acurácia da previsão de vendas, níveis de estoques praticados bem como a utilização da capacidade produtiva de quatro segmentos de negócios distintos: bolas, calçados, confecção e meias.A finalidade do estudo é aprofundar na interação entre os principais fatores que influenciam no nível de serviço avaliando a confirmação das hipóteses em questão. Dependendo do ambiente de negócio a relevância de cada fator se alterna devido a fatores exógenos ao processo. Faz-se necessário a aplicação de uma técnica estatística de regressão linear múltipla num horizonte de 24 meses para detectar quais fatores influenciam mais diretamente no nível de serviço em quatro cadeias de suprimentos distintas.A análise do nível de serviço ao cliente pode ser melhor interpretada quanto maior for a disseminação e entendimento da estratégia de negócios de uma empresa, onde as definições dos processos de manufatura e vendas estão inseridos e alinhados à estratégia geral de uma empresa
This study aims to identify which are the main factors that influence customer service level at sporting goods industry, as well as the interaction in between testing the hypotheses below.The large scale sporting goods industries has been spending investment in people, process and systems to increase their customer service levels .However , the results expected has not always been achieved due to the business knowledge, environment and the capacity for attend this consumer market.The customer service level is directly impacted by the capacity to foreseen the demand for specific supply chain as well as the inventory levels practiced and the factory responsiveness which is directly influenced by the factory occupation rate.The better are the capacity to forecast the demand better will be the match between planned and accomplished. The higher the inventory levels the better will be the customer service level due to the inventory in excess could attend the unforeseen demand .The smaller are the the plant occupation the better will be the plant responsiveness.The sample of key performance indicators was collected from Sporting goods industry evaluating the customer service level, forecast accuracy and inventory levels practiced as well as the factory occupation rate from 4 different business segments, Balls, Shoes, Indumentary and Socks.Depending on the business environment the relevance between the main factors that influence in the customer service level changes due to the exogenous factors at this process.In order to find the interaction between these factors and the relevance it is necessary to apply multi linear regression statistic technique in 24 months horizon plan to detect which factors are mainly influenced in the customer service level in 4 different supply chain environments.The customer service level analysis can be better perceived as much as the fertilization and business strategy understanding of the company, where the definition of manufacturing and sales process are inserted and aligned with the overall strategy of the company
Keywords: Análise de regressão
Publisher: Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
URI: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/530
Appears in Collections:Teses e Dissertações

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