Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Leonardi, Fabrizio"
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Trabalho de Conclusão de Curso MOVE(2021-12-05) Diniz, Rodrigo Hernanes Bezerra; Sastre, Rafaela Grecco; Molena, Alyson Junior; Silva, Gustavo Vale da; Cava, Rafael da Silva; Camargo, Matheus Silva; Gouvea, Matheus OliveiraO desenvolvimento econômico de uma nação traz consigo a necessidade do aprimoramento de áreas intrínsecas ao dia a dia de diversas empresas. Nesse sentido, atrelada ao consumo de 12,7% do PIB brasileiro, sendo 6,8% custos de transporte, a logística é certamente um dos pontos que requerem tal aperfeiçoamento. Ademais, o modal rodoviário é o mais representativo no Brasil, o que evidencia a atenção que deve ser direcionada a esse setor. Esforços aplicados a gestão e manutenção das frotas certamente são importantes para tornar as empresas mais competitivas. No entanto, um dos principais gastos relacionados ao transporte rodoviário é o consumo de combustível, que nos últimos anos vem apresentando taxas de crescimento consideráveis. Por consequência, o transporte de cargas está em constante evolução, e uma tendência para o setor é o Platooning, que é um método de condução em que há a ligação de dois ou mais caminhões em comboio, que seguem de perto uns aos outros a uma distância definida, utilizando tecnologias de conectividade entre si, permitindo desta forma viajarem em sincronia. O veículo da frente atua como líder, desta forma se ele freia todos os outros caminhões também realizam a frenagem, o que resulta em menor consumo de combustível e maior segurança, pois os caminhões se aproximam em velocidade constante com menos frenagens e acelerações. Tendo em vista o quão promissor pode ser o Platooning, o projeto Move tem como propósito avaliar o comportamento fluidodinâmico nos caminhões organizados em comboio. E a partir disso, otimizar seu desempenho com a utilização de apêndices aerodinâmicos em diferentes configurações de formato, posição e fixação.Trabalho de Conclusão de Curso NEOVECTIS(2022-06-20) Pontes, Arthur Caravieri; Xavier, Ayra Christina Santos Laurindo; De Almeida, Bruno Sobral Coelho; Matiuci, Enrico Steinle; Beraldini, Gabriel Batistioli; Celino, Gabriel José; Araujo, Luiz Henrique Marques; Inserra, Matheus Gasparetto; Bessa, Vinicius GuimarãesConforme dados levantados no Censo de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil. Ademais, 7% da população brasileira possui algum tipo de dificuldade para se movimentar. Já em escala mundial, apenas uma em cada dez pessoas possui acesso aos equipamentos assistivos que necessitam. Diante do exposto, o NEOVECTIS traz uma nova visão ao projeto VECTIS, incluindo melhorias e maior viabilidade financeira. Em acréscimo, importante ressaltar o objetivo, qual seja construir um dispositivo modular para auxiliar a propulsão das cadeiras de rodas, consistindo em duas alavancas que, ao serem empurradas, transmitem movimento ao eixo das rodas. Referida mudança faz-se necessária para preservar as musculaturas da região do ombro do cadeirante. Com o intuito de dar continuidade ao projeto Vectis, pretende-se otimizar os seguintes mecanismos: sistema de freio, conjunto de alavancas e acoplamento. Para o sistema de freio, será preciso empregar componentes mais eficazes, sem comprometer a estética e modularidade. No conjunto de alavancas, as melhorias envolvem: (i) alteração da geometria para empregar materiais mais leves sem comprometer sua eficiência mecânica; (ii) adição de um sistema de contrabalanceamento, a fim de deixar a alavanca em posição estável, na hipótese de ser solta pelo cadeirante; e (iii) permissão de manobras e deslocamento em marcha ré. Por fim, no acoplamento propõe-se a otimização de componentes com o objetivo de reduzir o peso e a largura.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto VECTIS(2021-06-23) Nunes, Giovanni Ricci; Menegati, Guilherme Feliscino; De Oliveira, Guilherme Tavano; Brandão, Isabella Rotta; Borges, Italo Ventura Saddi; Da Silva, Rafael Vazquez Alves; Trigueirinho, Vinícius MorenoAtualmente no mundo, mais de um bilhão de pessoas precisam de algum tipo de tecnologia assistiva. Dentre elas, setenta e cinco milhões de pessoas precisam de cadeiras de rodas, cento e cinquenta milhões de pessoas precisam de algum tipo de dispositivo para auxílio na locomoção e trinta e cinco milhões de pessoas precisam de próteses. No entanto, a cada dez pessoas que necessitam de algum tipo de dispositivo assistivo, somente uma tem acesso, tendo o alto custo dos equipamentos como principal fator impeditivo. Estima-se que até 2030 haverá dois bilhões de pessoas que necessitem de alguma assistência tecnológica. Tendo em vista a situação atual e previsões futuras, o projeto VECTIS tem como objetivo primário contribuir para que tecnologias assistivas eficientes e baratas cheguem para toda a população. O projeto VECTIS tem como objetivo: idealizar, projetar e simular um dispositivo modular de auxílio na propulsão em cadeira de rodas através de duas alavancas que transmitem movimento ao eixo das rodas, onde o usuário empurra as alavancas e gera torque para locomoção. Isso torna a transmissão de força mais eficiente, pois o torque gerado pelo braço de alavanca é maior do que acelerar diretamente com as mãos nas rodas. A alavanca gera, também, maiores ou menores esforços, dependendo de onde o usuário segura para realizar o movimento. É importante ressaltar que o baixo custo é muito importante para o sucesso do projeto, visto que o principal fator de inacessibilidade da população a dispositivos assistivos é o alto custo. Como objetivo secundário, visamos algum tipo de parceria com o sistema único de saúde brasileiro (SUS), para assistir o maior número de pessoas.Trabalho de Conclusão de Curso Ride assist:(2023-11-30) Siva, Felipe Saturnino; Andrade, João Victor; Teixeira Júnior, Marcos; Nascimento, Matheus; Ronqui, Mayara Tome; Libório, Paulo Henrique Gonçalves; Queiroz, Thomaz Vitali deDe acordo com o Relatório Mundial Sobre a Deficiência, documento publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2011, cerca de 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência. Entretanto, há significante falta de consciência e informação científica acerca do tema, ao considerar que quase todas as pessoas terão alguma deficiência temporária ou permanente em algum momento de suas vidas e, com o passar do tempo, enfrentarão dificuldades cada vez maiores com a funcionalidade de seus corpos. Pessoas com deficiência costumam sofrer exclusão de atividades cotidianas, tendo sua qualidade de vida e bem-estar prejudicados. Deste modo, a equipe Ride Assist desenvolverá o projeto de um Sistema de Propulsão Auxiliar em Bicicleta para Pessoas com Mobilidade Reduzida, focado em um caso de uso específico em que há dificuldade de manutenção do pedalar em determinada posição do pedivela. O projeto contribuirá para a obtenção de maior autonomia desses indivíduos e para a evolução da eco mobilidade, visando habilitar mais pessoas a utilizarem a bicicleta não só para o lazer, mas também como meio de transporte. O dispositivo de tecnologia assistiva será desenvolvido para o caso de uso descrito, adaptado a uma bicicleta comum de mercado, através do estudo da cinemática e dinâmica do conjunto homem-bicicleta, caracterizando um sistema de controle de malha fechada. Para isso, serão utilizados recursos do Centro de Laboratórios Mecânicos (CLM) do Centro Universitário FEI e softwares comerciais de Engenharia e Design Assistidos por Computador (CAD e CAE).