Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Mendes, Andre de Souza"
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Trabalho de Conclusão de Curso Dimensionamento e modelagem de um sistema kers para ônibus urbano utilizando o software simulink(2022) Pastori, Gabriel Toledo; Campos, Higor Davi Pereira de; Cembranelli, Luise Morita; Mendes, Pedro Henrique Alves; Sorrila, Roberto NascimentoUm dos sistemas mais importantes de um veículo automobilístico é o seu sistema de frenagem. Tal sistema consiste na utilização do atrito como neutralizador do movimento de avanço do veículo. Através da ampliação, conversão e transmissão da pressão aplicada no pedal de freio, as pastilhas de freio são comprimidas ao disco ou tambor de freio, gerando atrito e consequentemente a desaceleração do veículo. Embora cumpra com seu objetivo, o sistema de frenagem é responsável por um dos mais graves problemas de eficiência de um automóvel. O atrito produzido gera uma grande dissipação da energia em forma de calor, essa energia é completamente desperdiçada resultando na redução da eficiência energética do veículo. Assim sendo, adaptações ao sistema de frenagem com o intuito de reduzir o desperdício de energia através da reutilização dela vêm sendo estudadas deste então. Uma das principais e mais promissoras é a integração do sistema de frenagem com um Sistema de Recuperação de Energia (KERS, da sigla em inglês). O KERS, objetivamente, consiste no uso de um volante de inércia (High-Speed-Flywheel) para armazenar parte da energia de frenagem e reutilizá-la para fazer o veículo voltar a se locomover quando requisitado. Essa alternativa costuma apresentar bons rendimentos em comparação às demais já que nenhuma conversão de energia é requisitada (a energia armazenada também é cinética). Tendo em vista tais aspectos, é proposto o projeto de um sistema KERS, aliado ao desenvolvimento de um modelo em Simulink capaz de simular em regime transiente a sua atuação em um ônibus urbano, compreendendo que este veículo apresenta constantes frenagens e retomadas de movimento. Assim, otimizando sua eficiência energética, diminuindo o consumo de combustível e consequentemente reduzindo a poluição atmosférica gerada pelo ônibus urbano. Foi mapeado um percurso real com um sistema arduíno uno e extraído dados de velocidades e quantidade de paradas do ônibus urbano para dimensionar o flywheel. Após as análises o flywheel foi capaz de fornecer até 3,2 M J de energia, sendo responsável por 53,7% da energia necessária para a condição de maior aceleração. Concluindo que, sem a utilização do flywheel seria gasto R$1,91 de diesel para que o motor pudesse fornecer a energia necessária na condição de aceleração máxima, já com a utilização do flywheel o valor seria de R$0,88, uma redução de R$1,03.Trabalho de Conclusão de Curso Kite power(2022) Araújo, Beatriz Duarte; Raineri, João Carlos Machado; Mercês, Marx do Nascimento; Rondinelli, RafaelO projeto Kite Power esta inserido no setor energético, mais específicamento o de energia eólica. Ele é concebido por uma estrutura mais simples e leve, operando em alturas elevadas onde o vento é mais rápido e constante. Com isso, o projeto tem o propósito de aumentar o acesso e eficiência de geração de energia elétrica, por meios sustentáveis, e propiciar menor custo com equipamentos para captação de energia eólica.Trabalho de Conclusão de Curso Projeto eBaja(2023) Silva, Anderson de Lima; Freitas, Bárbara de Oliveira; Martinuci, Caio Augusto; Conceição, Daniel Rodrigues da; Padovani, Felipe Ciampi; Hasse, Gabriel Nakashima de V.; Pinto, Lucas Marques; Santos, Lucas Oliveira dos; Ragozzino, Raphael Bette; Sousa Junior, Wagner Dias deCom a crescente preocupação em relação ao aquecimento global e problemas de saúde atribuídos as emissões de gases poluentes na atmosfera, a indústria e as frentes acadêmicas de engenharia automobilística se voltam para o estudo e desenvolvimento de veículos elétricos. O Baja SAE, em especial, com o objetivo de inovar e seguir a tendência da indústria mundial, permite aos estudantes desenvolver um veículo real e enfrentar os desafios significativos na eletrificação do carro de competição. Em provas da competição que o veículo enfrenta, como o enduro que possui uma longa duração, há um grande consumo de energia a fim de atingir a performance necessária. No caso de um veículo elétrico este é um problema, pois possui uma baixa capacidade de armazenamento energético. Para lidar com os desafios propostos na prova de enduro, o projeto tem como objetivo minimizar o consumo energético com a menor perda de desempenho para o veículo, estudando soluções de redução de consumo com o intuito de aumentar a autonomia empregada em veículos elétricos em diversos cenários, sendo necessário detalhar o compromisso entre desempenho e autonomia para que se possa compreender a margem em que o desempenho pode ser sacrificado pela redução de consumo, melhorando ou não afetando o resultado da prova. E para a solução empregada, será necessário permitir o funcionamento do veículo com as maiores faixas de eficiência entregues pelo motor.Trabalho de Conclusão de Curso Sistema mecânico de medição de patinagem e análise da performance de pneus para veículos pesados(2023) Trindade, Andrei Nascimento da; Chaina, Christopher Alex Mamani; Iecco, Fabio Bezzi; Krzyzanowski, Lucas; Barbosa, Lucas Vasconcelos; Gouveia, Victor Gabriel Gonçalves; Di Cresce, Victor PaolilloO projeto consiste em desenvolver um dispositivo mecânico para medir rotação angular dos pneus dianteiro e traseiro. Além disso, constitui-se em experimentos com uma categoria de pneus da Prometeon com características dimensionais e estruturais diferentes. Sobretudo, o tema é relevante para avaliar a performance e durabilidade dos pneus em condições de terrenos adversos e determinar um modelo matemático para calcular a patinagem para veículos pesados. O controle da patinagem é de suma importância para a redução do esforço mecânico do automóvel, sobretudo na garantia da durabilidade dos componentes mecânicos, que são responsáveis pela transmissão de potência e torque. Além do mais, segundo o jornal estadão (2022), 75% das cargas do País são escoadas por rodovias e segundo CNT do Transporte (2020), o Brasil possui 120 mil km de malha rodoviária federal, sendo que 56 mil km não são pavimentadas. Nesse contexto, as condições encontradas nas estradas são diversas, sendo elas terrenos acidentados, irregulares, com britas, sobretudo 46% sem pavimento. Com o objetivo de auxiliar na seleção dos pneus, o estudo da patinagem permite categorizar pneus pela performance de acordo com a característica do terreno. Dessa forma, o desenvolvimento do dispositivo mecânico de medição móvel e o desenvolvimento de um modelo matemático em conjunto com um software permite estender testes para setores como, agricultura, mineradoras e transporte por via terrestre. Ademais, o produto permite a avaliação dos pneus e recomendações para clientes conforme a característica estrutural e dimensional. O Projeto mecânico, portanto, tem abrangência nas áreas de vibrações mecânicas, elementos finitos, resistência dos materiais, projetos mecânicos, eletrônica, cinemática e programação. A união dos conteúdos, principalmente, permite que o projeto funcione e entregue o que é esperado, o cálculo a patinagem com precisão e o atendimento aos setores de transporte. Por fim, é possível ter uma avaliação crítica dos pneus apropriados em condições adversas.