Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Sampaio, Mauro"
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Dissertação Análise do impacto da inclusão da variável CO2 no projeto de rede de distribuição(2019) Barros, R. C.Dissertação Análise dos fatores que afetam o monitoramento de temperatura na cadeia de frio de saúde por meio de internet das coisas:Sergio Monteleone ; orientação: Prof. Dr. Mauro Sampaio.(2017) Monteleone, S.O monitoramento de temperatura das cadeias de frio de medicamentos, vacinas e amostras biológicas é essencial para garantir a qualidade de produtos e a segurança de pacientes. Vários fatores que afetam o monitoramento de temperatura foram identificados na literatura relacionados com regulamentação, estabilidade de produto, perturbações de temperatura, complexidade de cadeia, ferramentas e equipamentos para conservação de temperatura, dispositivos de monitoramento de temperatura. Contudo, apesar do avanço tecnológico em dispositivos e sistemas para monitoramento de temperatura, o monitoramento de temperatura na cadeia de frio de saúde continua sendo desafiador. De tal forma o objetivo desta pesquisa é entender, descrever e investigar os fatores que afetam o monitoramento de temperatura numa cadeia de frio de amostras biológicas. Utilizando-se os dados coletados através de um Planejamento de Experimento realizado com o suporte de Internet das Coisas em um Laboratório de análises clinicas de grande porte, foi demonstrado que o fator posição do sensor na caixa térmica afeta o monitoramento de temperatura. Em vez disso, o fator posição da caixa térmica no veículo de transporte não foi considerada relevante para o experimento realizado. Ainda, as informações disponibilizadas pela Internet das Coisas tornam possível não só monitorar a temperatura, mas também apoiar o processo de tomada de decisões e, portanto, o controle da cadeia.Dissertação Big Data Analytics aplicado a logística:um estudo de multicasos(2019) Menezes, Guilherme Pereira deDissertação Cross-dock design: análise de fatores que afetam o desempenho operacional(2023) Fugihara, Marcelo KoitiAs pesquisas em cross-docking (XD) tipicamente analisam apenas os fatores internos do desenho e planejamento das suas instalações como o layout, tamanho da instalação, quantidade de docas, stage único ou duplo, alocação das docas, entre outros ou tratam separadamente os fatores externos relacionados ao projeto da malha logística com foco na localização do XD, quantidade, área de atuação, janela de entrega, nível de serviço e custo do transporte. O problema de não se considerar uma abordagem holística no projeto do cross-docking é a não visualização dos efeitos interdependentes do desempenho operacional da instalação refletido nesta pesquisa através do nível de serviço. Esta pesquisa considerou fatores internos e externos ao XD para avaliar o efeito interdependente dos mesmos. Entre os fatores externos, foram considerados o perfil horário das chegadas dos veículos do recebimento e o horário de corte da onda de expedição que reflete uma alteração na janela de entrega do produto no cliente final. O fator interno usado para representar o tamanho da infraestrutura do XD foi a quantidade de docas. A pesquisa foi realizada com base em dados de uma empresa do setor do comércio eletrônico do Brasil e os seus achados contribuem para os gestores e planejadores de operações logísticas que precisam compreender o impacto isolado e combinado das variáveis de decisão para o projeto de um XD. O estudo mostrou que a antecipação do horário da chegada dos veículos do recebimento gera um impacto significativo no nível de serviço (NS) e esse efeito é similar tanto em uma estrutura mais robusta (mais docas) ou enxuta (menos docas). A antecipação do horário de corte da expedição tem um impacto mais significativo do que a antecipação do horário de chegada dos caminhões do recebimento no nível de serviço. O efeito da antecipação do horário de corte é diferente em um XD em uma operação com 13 docas em relação a um XD com 19 docas. Ao alterar o horário de corte da onda de 00:30 am para 01:00 am, o incremento do nível de serviço em um XD com 19 docas foi de 3,5% enquanto em uma estrutura com 13 docas foi de 20,9%. Dessa forma, pode-se observar a relevância e a importância de se considerar os fatores internos e externos ao XD para o estudo conceitual da sua operação adequada ao atendimento do nível de serviço esperadoDissertação O efeito da maturidade do processo SOP no serviço ao cliente e no desempenho geral da empresa(2013) Gonçalves, Fábio Luis LopesA cada dia que passa as empresas têm encontrado maiores desafios para racionalizar seus processos e maximizar seu desempenho, buscando para isso fidelizar os clientes através de melhorias nos níveis de serviço e atendimento. Essa racionalização de processos passa necessariamente por uma melhor integração da cadeia de suprimentos como forma de obter um fluxo operacional e informativo que trabalhe de forma organizada e eficiente na saída de produtos e serviços, dentro de padrões exigidos pelo mercado e, ao mesmo tempo, mantendo um desempenho empresarial satisfatório. Utilizando-se de uma survey e através da aplicação da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), este estudo mostra como o grau de maturidade do Sales and Operations Planning (SOP) ou Planejamento de Vendas e Operações (PVO) trabalha no suporte à gestão da cadeia de suprimentos impactando o desempenho geral das empresas de forma direta e de forma parcial através do serviço ao cliente.Dissertação Fatores que afetam o grau de maturidade do processo de planejamento de vendas e operações(2012) Rocha, Nadilson Pereira daO processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) sempre foi um campo de batalha para sincronizar as oportunidades de demanda com restrições de oferta. Apesar de ser cada vez mais popular nas empresas e de haver poucos estudos acadêmicos realizados sobre o assunto, já existem tentativas de implementação, mas que não atingiram um nível de maturação desejado. Consequentemente, não foi possível coletar as vantagens e benefícios do processo. A própria literatura já aponta que em muitos casos a implementação é falha (BREMER, AZEVEDO, MATHEUS, 2008). Como um processo estruturado, e já com uma existência aproximada de 30 anos, ainda é questionável no que diz respeito à sua efetiva implementação e execução? Esta pesquisa, portanto, teve o objetivo de investigar a maturidade do processo de S&OP nas organizações, bem como os fatores que viabilizam e inibem a implementação desse processo com sucesso.Dissertação Fatores que influenciam os projetos de implementação de sistemas ERP em pequenas e médias empresas:um estudo de caso no Brasil(2016) Morales Filho, A.As pequenas e médias empresas (PME) cumprem um papel importante na economia de um país, orbitando as grandes empresas, seja como fornecedor, seja como cliente. Consequentemente, necessitam evoluir seus sistemas de informação para se posicionarem de forma mais integrada ao ambiente onde atuam. Isto representa um desafio devido às limitações que enfrentam, sejam elas de natureza financeira ou de estrutura organizacional. O investimento em tecnologia, em geral, é mais significativo para esse porte de empresa, assim como o impacto no caso do não atingimento dos objetivos a que foram destinados. Portanto, o propósito deste trabalho de pesquisa é identificar os fatores que influenciam o sucesso na implementação de sistemas ERP em PME, por meio de estudo de casos múltiplos, em empresas que tenham implementado nos últimos cinco anos. Além disto, propor um modelo conceitual, que possa direcionar os fatores associados ao sucesso na implementação de ERP nas PME. Foram identificados fatores não encontrados na literatura pesquisada, os quais foram adicionados à lista utilizada como base para a referida pesquisa, compondo o modelo conceitual proposto. Este trabalho está limitado ao estudo de quatro casos, podendo vir a servir como base para outras pesquisas, que possam testar o modelo a ser proposto.Dissertação Gestão holística de inventário para indústrias de alto mix e baixo volume(2022) Toni, Flávio DottiO aumento da demanda por produtos customizados faz com que alguns cenários produtivos sejam caracterizados pelo ambiento de alto mix e baixo volume (high mix low volume - HMLV). Este ambiente costuma ser de alta complexidade, com elevada incerteza de demanda e altos padrões de nível de serviço exigido pelos clientes. A gestão de inventário, se eficiente, pode se tornar uma importante vantagem competitiva para as empresas inseridas neste contexto: seja como ferramenta para aumentar a lucratividade através do melhor gerenciamento de seus custos de operação; seja como fator estratégico para ganhar novos mercados ou contribuir na retenção de clientes. Para que essa eficiência seja alcançada, é necessário tratar a gestão de inventário de forma holística – levando em consideração a estratégia de fabricação dos produtos e suas respectivas características de volume e perfil de demanda para a correta definição das políticas de estoque. Entretanto, a revisão de literatura mostra que os problemas de gestão de demanda e gestão de inventário são abordados, majoritariamente, de forma separada. A fim de endereçar essa lacuna de pesquisa, essa dissertação tem como objetivo propor um framework holístico de gestão inventário, integrando os processos de análise do comportamento de demanda com as políticas de estoque. Esse método é aplicado através de um estudo de caso em uma empresa dentro do ambiente HMLV, com produtos caracterizados pela estratégia de produção híbrida de fabricação sob encomenda e/ou de montagem sob encomenda – além da venda de algumas de suas peças de reposição atrelarem-se a fabricação para estoque. Os resultados indicam melhorias quantitativas – com ganho de eficiência do trade-off entre os níveis de estoque de segurança e de serviço – e qualitativas – por meio de um processo claro e horizontalizado – em comparação ao método de abordagem tradicional presente na Empresa ADissertação Identificação das variáveis que afetam a efetividade do processo de logística reversa no Brasil(2015) Piani, LeilaNos últimos anos, a logística reversa tem despertado um interesse crescente de acadêmicos e profissionais da área, não somente por ser um dos instrumentos para a prática da sustentabilidade, mas também por seu papel estratégico em muitos segmentos econômicos. Contudo, apesar de sua importância, até o momento, poucos trabalhos investigaram o fenômeno da "efetividade no processo da logística reversa". Nesse sentido, o objetivo desta investigação é avaliar quais os recursos empregados pelas empresas que afetam a efetividade de seus processos de logística reversa. O estudo concentra-se em quatro recursos centrais: comprometimento de recursos, inovação na logística reversa, tecnologia da informação e colaboração e parceria. Os resultados encontrados revelam as principais variáveis envolvidas no contexto brasileiro e mostram oportunidades de melhorias.Dissertação Identificação dos fatores que afetam a ruptura em um varejista utilizando técnicas de análise multivariada(2011) Aguiar, Fernando Henrique Oliveira deO trabalho se propôs a identificar as principais causas da ruptura de estoque por meio de uma análise de dados históricos da operação de um grande varejista que atua no Brasil. Este estudo foi suportado por técnicas de análise multivariada para obter uma visão das relações existentes entre a ruptura de estoque e diversas variáveis independentes. O trabalho revelou que algumas causas da ruptura podem ser identificadas pela simples análise do banco de dados dos varejistas, contribuindo para tomadas de decisões gerenciais.Dissertação Dissertação O impacto do nível de serviço logístico na satisfação e lealdade do cliente(2012) Su, Alexandre Fun GhiAs empresas estão sempre em busca de novos caminhos para manter e/ou aumentar sua competitividade e ganhar participação de mercado. Uma das iniciativas mais relevantes nos últimos anos é a oferta de níveis de serviços logísticos adequados que auxiliem os clientes a alcançar suas metas. O objetivo desta pesquisa é demonstrar o impacto do serviço logístico sobre a satisfação do cliente e, consequentemente, sobre sua lealdade. A evidência empírica fornecida é a avaliação das relações entre os desempenhos operacional e relacional, a satisfação, o comprometimento afetivo, o comportamento de compra e a lealdade dos profissionais da área de compras do setor químico brasileiro. É demonstrada a importância do desempenho relacional, que possui impacto direto e significativo na satisfação do cliente, além de influenciar diretamente a percepção de desempenho operacional por parte do comprador. Também é demonstrado que a satisfação do cliente não tem influência direta no comportamento de compra, mas sim influência indireta através do comprometimento afetivo. Em outras palavras, a satisfação pode levar ao comprometimento afetivo, e essa conexão emocional é que influencia o futuro comportamento de compra do cliente. Esta pesquisa possibilita uma visão mais complexa e completa do fenômeno da lealdade.Dissertação Impacto do uso de técnicas de aprendizado de máquina, big data e variáveis causais na gestão de demanda(2022) Silva, Janderson LopesEste trabalho de dissertação tem como principal objetivo avaliar o efeito da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data na acuracidade de previsão de demanda, além de analisar a influência das variáveis causais internas e externas. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com os principais conceitos de gestão de demanda para avaliar os principais métodos, abordagens e fatores relevantes para construção do modelo de planejamento de demanda. Além disso, estudou-se também os principais algoritmos de aprendizado de máquina e Big Data, que pudessem melhorar no desempenho do modelo. Após, elaborou-se um procedimento metodológico de estudo de caso em uma empresa do segmento de agronegócio, com coleta e análise de dados da demanda planejada e realizada, dos últimos cinco anos e, na sequência, realizou-se análises quantitativas para validar as hipóteses e análises qualitativas através de entrevistas com os especialistas da área. Ambas análises foram importantes para elaboração final do modelo. Como resultado, obteve-se que a utilização das técnicas de aprendizado de máquina e Big Data, melhorou em 37% a acuracidade de previsão de demanda em relação ao método qualitativo de ajuste de julgamento utilizado pela empresa. Além disso, o modelo proposto em 100% dos casos, utilizou de métodos mais robustos e sofisticados de aprendizado de máquina, do que utilizar métodos tradicionais de séries temporais simples. Outro fator importante é que as variáveis causais internas contribuíram em 100% dos casos da família de fungicidas para melhoria do planejamento de demanda e, em contrapartida, as variáveis causas externas apoiou em 50% dos casos, para melhoria desse modelo. Conclui-se, então, que as principais contribuições deste trabalho de pesquisa foram: avaliar o desempenho da acuracidade de previsão de demanda comparando métodos clássicos de séries temporais, com métodos de aprendizado de máquina; verificar as influências das variáveis causais internas e externas nos modelos de previsão de demanda; utilizar software de planejamento de demanda com modelos mais robustos, de fácil utilização e com um rápido tempo de processamento; e por fim, estruturar uma revisão sistemática da literatura, com as pesquisas mais recentes dos estudiosos da área de gestão de demanda e Supply Chain 4.0, com intuito de utilizar as melhores pesquisas praticadas no mercadoDissertação Integração multifuncional na gestão de manufatura externa: um estudo de caso(2023) Barberini, Luiz AlbertoDissertação Inteligência competitiva em compras:um estudo multicasos(2012) Miliquim, DanielleA economia mundial atravessa um período de grande crescimento, transformação e, consequentemente, de incertezas. A competição entre as organizações é cada vez mais acirrada e complexa. A Inteligência Competitiva, visando seu emprego em compras, tem recebido significativa atenção por parte das empresas, devido à complexidade do processo de aquisição. Tendo em vista tal contexto, este trabalho se propõe a identificar os fatores que favorecem a implantação de uma área de Inteligência Competitiva em Compras e a investigar se a criação desta área agrega valor para a função compras, para outras áreas funcionais e/ou para a organização. O estudo se justifica pelo fato de, apesar de a Inteligência Competitiva em Compras constituir um interessante conceito, pouco se conhecer sobre os resultados alcançados em sua implantação.Dissertação Lean e seis sigma em logística(2019) Carvalho, M. S.Dissertação Logística 4.0:um estudo exploratório sobre tecnologias emergentes(2019) Corrêa, J. S.Dissertação Projeto de redes de suprimento com estoques e impostos:um estudo de caso(2016) Mello, A. L.O tema projeto de rede é relevante em Gestão de Redes de Suprimentos. Esta pesquisa desenvolveu um modelo de programação linear mista para um projeto de rede de suprimento multiproduto que considera os seguintes custos: estoques (cíclico e segurança), transporte, custos fixos e variáveis de armazenagem e o imposto ICMS sobre produtos importados. O modelo também considera os níveis de serviço, a variabilidade da demanda e lead-time de transporte de cada classe ABC de produto. O modelo foi aplicado em um grande distribuidor de produtos farmacêuticos que atende todo mercado nacional. Esta rede logística é composta por locais de nacionalização dos produtos importados, de Centros de Distribuição e de clientes distribuidores. As análises dos cenários avaliaram o impacto dos impostos sobre circulação de mercadorias (ICMS) nos custos logísticos totais. Os resultados confirmam que os impostos são importantes direcionadores na modelagem de rede de distribuição. Este modelo contribui para a literatura com um modelo que amplia a pesquisa sobre ICMS desenvolvida anteriormente ao abordar produtos importados.Dissertação Relacionamento colaborativo:há diferenças entre as perspectivas de compradores e fornecedores?(2014) Esteves, Júlio Fernando GonçalvesDissertação Teste de uma heurística para o problema de programação de trens em linhas singelas(2013) Araújo, Henrique Marques deEste trabalho avalia a efetividade de uma heurística para a programação de trens em um trecho de ferrovia brasileira de linha singela. O algoritmo central empregado foi o módulo de grade de horário do TrainWorld (Chen et al., 2013), uma versão melhorada da heurística de Lee e Chen (2009). A heurística avalia diversas alternativas de sequência de trens entre estações até encontrar a melhor alternativa possível de minimizar atrasos no sistema. Dois cenários foram estudados: a simulação de um trecho de linha ferroviária fictícia (três trens e três estações) e uma simulação derivada de um caso real de uma ferrovia brasileira localizada no estado de Minas Gerais, envolvendo 28 trens e 15 estações em uma linha singela. Os resultados indicam que a grade de horário proposta pela heurística foi superior ao da grade de horário empregada pela ferrovia, entretanto o tempo de execução computacional ainda é parcialmente elevado. Oportunidades de melhoria da heurística foram identificadas.