Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Administração por Orientador "Abelha, Daniel Martins"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso Competências de líderes docentes:(2024-07-02) Borghi, Gabriela da Silveira Pereira ; Santos, Gabriela Fernandes dos ; Araújo, Laura Barrionuevo ; Silva, Samuel OliveiraNo atual contexto educacional, a liderança docente desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender as percepções dos graduandos e egressos do Centro Universitário FEI sobre as competências que consideram essenciais para a atuação eficaz de um professor universitário. Para atender ao objetivo geral do trabalho foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo. Foi recolhida uma amostra de 129 alunos e ex-alunos do Centro Universitário FEI, sendo composta por pessoas dos cursos de administração, ciências da computação e de diversos cursos de engenharia. Foi utilizada estatística multivariada para reduzir a dimensionalidade dos dados e identificar padrões de correlação entre 16 competências avaliadas pelos egressos e graduandos em relação à prática docente. Essas competências formaram quatro dimensões de habilidades docentes: (i) Competências tecnológicas e de avaliação; (ii) Competências pedagógicas personalizadas e reflexivas; (iii) Competências didáticas e de gerenciamento da aula; e (iv) Competências pedagógicas inclusivas. A dimensão avaliada pelo maior grau de importância na percepção do objeto de estudo, foi analisada por meio de estatística inferencial. Os resultados apontaram que o domínio do conteúdo lecionado exerce uma influência positiva na percepção dos egressos e graduandos sobre outras competências docentes, como a de realizar o planejamento das aulas e o de conectar a teoria à prática. Isso se reflete na capacidade dos professores de aplicarem o conhecimento em situações reais de aprendizado e na otimização do tempo em sala de aula.Trabalho de Conclusão de Curso Geração Z, nomofobia e o vício no uso de smartphones:(2024-07-02) Silva, Graziele Aparecida Oliveira; Souza, Karen Rodrigues de; Souza, Patrícia Alves deÀ medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, a adoção de tecnologia continua sendo um dos fatores definidores do progresso humano. Entretanto, quando mal utilizada, pode gerar comportamentos de dependência nas pessoas. A nomofobia representa uma condição mental causada pelo medo de ficar sem o smartphone e desconectado do mundo digital gerando transtornos mentais e emoções como ansiedade e tensão generalizadas. Assim, o objetivo principal deste estudo foi investigar os efeitos da nomofobia no comportamento viciante relacionado ao uso de smartphones e na saúde socioemocional de jovens graduandos da geração Z. Trata-se de um estudo quantitativo, com uso de estatística básica e multivariada, do qual participaram 71 estudantes do curso de Administração do Centro Universitário FEI. Os resultados mostraram que todos os estudantes (100%) apresentaram algum grau de nomofobia, seja leve, moderada ou grave, destacando a necessidade contínua de investigar os danos causados pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos e buscando uma melhor compreensão dos efeitos negativos das telas e de outras tecnologias emergentes na saúde socioemocional de jovens profissionais da geração Z.