Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Orientador "Scramim, Denise Luciana Rieg"
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Trabalho de Conclusão de Curso Aprimorando o nível de serviço ao cliente em uma empresa do ramo da agricultura(2023-02-09) Freitas, Alvaro de Souza; Silva, Bruno Medeiros; Oliveira, Gabriel Almeida de; Rocha, Hyago PereiraEm um mercado tão competitivo como o dos dias atuais, a excelência operacional deixou de ser um diferencial e se tornou um fator comum. Para se destacar, uma empresa necessita atender plenamente as expectativas do seu cliente para não correr o risco de perdê-lo para a concorrência. Neste sentido, faz-se necessário a exploração dos pontos de contato entre companhia e cliente em busca de melhorias de processos que atendam ou até mesmo superem as expectativas dos clientes. O presente trabalho tem como objetivo analisar o serviço pós-vendas de uma empresa do ramo da agricultura, identificar oportunidades de melhoria e propor planos de ação para aprimorar o nível de serviço oferecido. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: o mapeamento dos processos de atendimento e de gestão dos clientes; identificação de atividades que não atendem o nível de serviço acordado com os clientes; levantamento das causas raízes do atendimento insatisfatório ao nível de serviço acordado e a proposição de planos de ação para eliminar as causas raízes identificadas. Os dados utilizados foram coletados por meio de entrevista com um funcionário da empresa estudada e dos dados históricos de prestações de serviços obtidos no CRM (Customer Relationship Management) da companhia. Por meio da análise dos dados históricos, foi selecionado o serviço pós-vendas com pior desempenho para o desenvolvimento de propostas de melhoria. Como resultado da aplicação dos planos de ação desenvolvidos para o serviço selecionado, foram observados o aumento de 13% do número de serviços realizados de acordo com a expectativa dos clientes e uma redução de 72,6% no tempo médio para execução dos serviços.Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria dos processos produtivos de uma empresa fabricante de embalagens industriais por meio da abordagem lean manufacturing(2021-12-20) Permigiani, Arthur Marques; Baptista, Enzo Parasmo; Famá, Gabriel Romio; Prado, Julia; Klotz, Marcio ToledoCom o aumento da competitividade do mercado, as empresas estão constantemente em busca de aumentar seus níveis de eficiência para conseguir conquistar mais market share dentro do segmento de atuação. Tal eficiência pode ser obtida por meio da redução de desperdícios, onde surgem as oportunidades de aplicar o conceito, assim como as ferramentas do Lean Manufacturing em um ambiente fabril. Dito isso, o presente trabalho é um estudo de caso que apresenta uma análise de dois processos produtivos de uma empresa de embalagens industriais, para que seja desenvolvido um plano de ação com base na literatura do Lean Manufacturing com o intuito de reduzir os desperdícios identificados. Para a realização do trabalho foram aplicados alguns conceitos e ferramentas da manufatura enxuta, entre elas a ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), sendo possível visualizar todo o processo, permitindo a identificação de desperdícios. Outra ferramenta utilizada foi o diagrama de espaguete, por meio do qual foi possível visualizar toda a movimentação dos produtos e/ou operadores, visando eliminar movimentações desnecessárias. Esse estudo de caso está dividido em três segmentos: análise da situação atual da empresa, identificação de desperdícios, consequentemente algumas oportunidades de melhoria, e por fim, a elaboração de um plano de ação visando alcançar essas melhorias. Uma vez realizado o plano de ação foi possível mensurar potenciais ganhos oriundos das sugestões de melhorias propostas, tais como, redução do lead time, melhor distribuição dos níveis de estoques intermediários, eliminação de movimentações desnecessárias, redução do tempo de setup da serra horizontal, eliminação de atividades que não agregam valor, eliminação da ociosidade, e por consequência, a redução dos desperdícios.