Trabalhos de Conclusão de Curso
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Trabalho de Conclusão de Curso AGV seguro:(2024-06-10) Moraes, Gabriel Passos de MirandaEste trabalho tem por objetivo analisar e avaliar a aplicação da Norma Regulamentadora NR-12 regulamentada por meio da Portaria Federal N. 3214 de 1978 e normas correlatas na operação de veículos guiados automaticamente (AGV – Automatic Guided Vehicle) em ambientes industriais, buscando garantir um ambiente seguro para todos os envolvidos. A Norma Regulamentadora NR-12 não prescreve diretamente o sistema de segurança dos AGV, mas remete de forma subsidiária, à observação das normas técnicas correlatas. Por meio de uma revisão bibliográfica na perspectiva de uma pesquisa exploratória, associada a aplicação de questionário online com perguntas dirigidas à fabricantes e usuários de AGV, buscou-se compreender quais as variáveis e fatores que são considerados no projeto base para fabricação de AGV, bem como quando do seu comissionamento no local de trabalho, considerando o processo de análise preliminar de riscos ou apreciação dos riscos em AGV. Por fim, buscou-se mostrar por meio dos questionários respondidos, a quantidade de usuários que utilizam AGV nas suas operações, bem como àqueles que utilizam equipamentos de movimentação, transporte, armazenamento e manuseio de materiais tradicionais, como empilhadeiras, paleteiras e transpaleteiras, visando entender melhor, por meio de uma amostragem aleatória, de que forma o mercado se comporta frente ao uso de AGV ou outro equipamento de movimentação, transporte e armazenamento de materiais.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da estratégia de operações de serviços(2020-06-17) Nunes, Bárbara; Pereira, Daniela Magalhães; Pereira, Juliane Gonçalves; Santos, Taís de Paiva dosA administração estratégica de serviços aborda conceitos como a estruturação de uma estratégia de operações de serviços, procura entender o comportamento do consumidor e o coloca no centro do negócio em prol da experiência e satisfação do mesmo, avalia a qualidade do serviço na percepção do cliente e tem como uma de suas prioridades a gestão de pessoas. Quando esta estratégia é bem estruturada, priorizando estes pilares, é possível otimizar e melhorar os resultados, gerar maior competitividade e estreitar a relação da empresa com o cliente, trazendo assim maior prosperidade e sucesso para os negócios. A pesquisa em questão tem como objetivo avaliar e identificar eventuais oportunidades que uma empresa de serviços de TI possa ter em sua estratégia com relação a literatura estudada e, assim, proporcionar uma visão diferenciada para os executivos da empresa, propondo a incorporação de uma ferramenta de gestão e controle utilizando o Balanced Scorecard (BSC), com o objetivo de maximizar seus resultados e expandir seus negócios.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da logística reversa da biomassa para produção de energia a partir da queima do biogás(2020-12-07) Silva, Eric Pereira da; Parra, Jorge; Celandroni, Lucas Correia; Vertamatti, Pedro Romão; Akaki, Yan EikiA exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de consumo tem prejudicado o meio ambiente no qual habitamos. Para tentar atenuar os impactos negativos dessas atividades, tem ocorrido um crescente interesse sobre o tema consciência ambiental, logística reversa e sustentabilidade. Baseado nesses assuntos, este trabalho busca analisar a participação e responsabilidades dos indivíduos geradores de resíduos alimentares, no descarte apropriado e de forma sustentável, bem como sua interdependência, além de analisar como os stakeholders envolvidos no processo de recolhimento e transporte dos resíduos estão seguindo as diretrizes apropriadas. Para tal, foram analisadas as atuações das empresas LOGA e Essencis, sendo a primeira atuante no setor de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo e a segunda promovendo a destinação adequada de tais resíduos a partir da geração de energia renovável. Dessa forma foi realizado um estudo sobre a logística reversa da biomassa a qual ambas as empresas empregam esforços e concluído que tal atuação gera um impacto ambiental positivo, especialmente pela redução significativa de gás metano (CH4) emitido graças às suas atividades.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da viabilidade econômica da utilização de uma frota própria de caminhões do tipo VUC em uma distribuidora de metais(2023-12-04) Soares, Igor Gonçalves Norci Ambrósio; Angeli, Julio Cesar; Bracci, Lincoln; Romanciuc, Marco Vinícius Andreoli; Borges, Rodrigo DominguesO presente estudo trata-se de uma análise da viabilidade econômica sobre a utilização de uma frota própria de caminhões para entrega de produtos por uma empresa de pequeno porte, que atua na distribuição e forja de metais, localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, caso haja necessidade de entrega, a empresa cobra pelo frete uma taxa fixa de 5% do valor bruto da venda. O objetivo principal deste trabalho é verificar se este método de cobrança é ou não viável economicamente. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo junto a empresa foco do estudo para uma melhor compreensão da sua demanda, e perfil de clientes que utilizam o serviço de frete, além da identificação de todas as variáveis que permeiam o transporte de cargas, tais como: combustível, seguro, manutenção etc. Foram então realizadas previsões para a modelagem de um fluxo de caixa para um período de 18 meses e, com auxílio do software Crystal Ball®, foi possível realizar uma simulação de Monte Carlo para análise de viabilidade econômica do cenário atual, dentro de um contexto de risco e incertezas. Concluiu-se que o método de precificação não é viável economicamente pois utiliza o valor total do pedido como base de cálculo e não a distância percorrida. Foram apresentadas duas novas soluções economicamente viáveis. A primeira delas foi manter o método de precificação, mas indicando quanto seria a porcentagem mínima a ser cobrada e, a segunda, foi propor um novo método de precificação, a partir da distância percorrida utilizando um valor fixo por quilômetro rodado.Trabalho de Conclusão de Curso Análise do impacto na velocidade de programação de produção com implementação de um software APS(2020-06-17) Santos, Daiane de Souza; Dierchx, Giordano da Silva; Palermo, João Paulo Padilha; Feijó, Júlio CésarCom as grandes transformações e facilitações carregadas junto ao processo de globalização, as empresas precisam lidar com mercados cada vez mais exigentes em relação a competitividade, somado a existência de processos produtivos muitos complexos e catálogos de produtos cada vez mais extensos, levaram ao desenvolvimento de soluções digitais que são capazes de tratar simultaneamente os diversos recursos, processos e operações. O papel dos softwares de programação e planejamento avançados APS, é fornecer apoio e agilidade na gestão dos recursos e tomada de decisões. Este trabalho apresenta aspectos conceituais de planejamento e controle da produção, capacidade finita e sistemas APS, objetivando aprofundar o conhecimento acerca da implementação de softwares APS e analisar o ganho de tempo na programação de produção. O trabalho conta com uma pesquisa aplicada em uma empresa produtora de vidros do ramo automotivo, que dada a necessidade de diminuir o tempo requerido para programação da produção realizou a implementação do software Drummer APS como ferramenta para programação de uma linha de produção. O software se mostrou apto a resolver os problemas impostos pelos processos de uma produção complexa e com o mix variado. A utilização do software APS para realizar a programação de produção, trouxe uma redução de 51% do tempo em comparação ao método manual, com potencial aumento com a implementação das outras linhas da empresa.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação da realidade aumentada em uma etapa no processo de desenvolvimento de produto no setor automobilístico(2020-12-07) Esteves, Aline; Sakamoto, André Yuuki; Santos, Keilla da Silva; Nascimento, Nathália de OliveiraO referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução, tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois esse é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foram apresentados os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing no processo de produção de cilindros de gases(2021-06-15) Carvalho, Giovanna Príncipe; Evangelista, Ingrid Bulgarelli; Rocha, Mayhara Fernandes; Santos, Valentina CamachoO cenário atual de pandemia acarretou em um aumento repentino no consumo de cilindros de gás oxigênio para o tratamento do COVID-19, surgindo assim uma necessidade das empresas do ramo químico de produção de cilindros de gases de melhorarem sua eficiência para atenderem à crescente demanda. O Lean Manufacturing, sendo uma filosofia que propõe a redução de desperdícios com um dos intuitos de aumentar a produtividade e eficiência de um processo produtivo, se enquadrou no contexto citado acima. A partir disto, este estudo de caso apresenta uma análise do processo de fabricação de cilindros de gás oxigênio da empresa “Alfa”, utilizando o conceito do Lean Manufacturing e suas ferramentas, como por exemplo o Mapa de Fluxo de Valor, que demonstrou os principais desperdícios do processo, possibilitando o estudo de melhorias para estes. Desta maneira, o trabalho se resume na análise da situação atual da empresa, na identificação de desperdícios e na recomendação de melhorias para os problemas, apresentando um cenário futuro considerando os reparos sugeridos.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação de metodologias da melhoria contínua em uma microempresa do segmento têxtil(2021-12) Oliveira, Aline Cardoso; Oliveira, Ana Carolina; Campos, Ana Paula de; Businelli, Giovanna Panzarini; Araujo, Marcus Vinicius CostaCada segmento do mercado tem as suas dificuldades, mas analisando a cadeia de valor das microempresas de gestão familar, observa-se que a administração eficiente frente ao cenário de pandemia estabelecido em 2020 foi o maior desafio. Desta forma, com o intuito de colaborar com um micronegócio no Brasil e entender como a prática da melhoria contínua pode ser benéfica para uma empresa de gestão familiar, este trabalho traz sugestões de melhorias para o processo produtivo de uma microempresa do ramo têxtil nestas condições, a Furuyama Confecção. O estudo de caso contempla um diagnóstico completo do processo produtivo e a identificação dos gargalos, falhas e oportunidades de desenvolvimento obtida através da análise dos oito desperdícios do mapeamento as is e demais ferramentas da gestão da qualidade. Como resultado, identificou-se que o problema de maior relevância era a ineficiência do processo. Assim, as propostas de melhoria são todas voltadas para a otimização do tempo do processo produtivo e máximo aproveitamento do potencial da mão-de-obra, considerando a maturidade da empresa.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica:(2024-06-20) Silva, Ana Carolina Shoga da; Carelli, André dos Santos; Silva, Laís Tavares da; Jacomino, Pedro Henrique ZoiaEste trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso que desenvolva a gestão estratégica por meio da aplicação do Balanced Scorecard (BSC) em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício. A premissa é que ao analisar performance alguns vetores são relevantes para o desempenho e estratégia organizacional além do financeiro. Este conceito é de extrema importância para consolidação de um bom plano estratégico que permite definir metas e objetivos alinhados à estratégia. Como forma de apoiar o BSC e viabilizar sua aplicação foram utilizadas algumas ferramentas, como: Matriz SWOT, 5W2H e Ciclo PDCA, que direcionaram o estudo. Mais importante ainda é conseguir acompanhar a aplicação e os resultados de modo que a assertividade em tomadas de decisões seja garantida assim como a correção de desvios etc. Para isso, são propostos indicadores de desempenho. A partir da proposta a empresa consegue obter resultados mais eficientes, além de um crescimento sustentável e a escalabilidade do negócio.Trabalho de Conclusão de Curso Aprimorando o nível de serviço ao cliente em uma empresa do ramo da agricultura(2023-02-09) Freitas, Alvaro de Souza; Silva, Bruno Medeiros; Oliveira, Gabriel Almeida de; Rocha, Hyago PereiraEm um mercado tão competitivo como o dos dias atuais, a excelência operacional deixou de ser um diferencial e se tornou um fator comum. Para se destacar, uma empresa necessita atender plenamente as expectativas do seu cliente para não correr o risco de perdê-lo para a concorrência. Neste sentido, faz-se necessário a exploração dos pontos de contato entre companhia e cliente em busca de melhorias de processos que atendam ou até mesmo superem as expectativas dos clientes. O presente trabalho tem como objetivo analisar o serviço pós-vendas de uma empresa do ramo da agricultura, identificar oportunidades de melhoria e propor planos de ação para aprimorar o nível de serviço oferecido. Para isso, foram definidos como objetivos específicos: o mapeamento dos processos de atendimento e de gestão dos clientes; identificação de atividades que não atendem o nível de serviço acordado com os clientes; levantamento das causas raízes do atendimento insatisfatório ao nível de serviço acordado e a proposição de planos de ação para eliminar as causas raízes identificadas. Os dados utilizados foram coletados por meio de entrevista com um funcionário da empresa estudada e dos dados históricos de prestações de serviços obtidos no CRM (Customer Relationship Management) da companhia. Por meio da análise dos dados históricos, foi selecionado o serviço pós-vendas com pior desempenho para o desenvolvimento de propostas de melhoria. Como resultado da aplicação dos planos de ação desenvolvidos para o serviço selecionado, foram observados o aumento de 13% do número de serviços realizados de acordo com a expectativa dos clientes e uma redução de 72,6% no tempo médio para execução dos serviços.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação de cenários de verticalização no agronegócio(2020-12-07) Salomé, Catharina Antunes; Colombo, Igor de Carvalho; Faria, Lucas Henrique Christianini; Dutra, ViníciusDe acordo com a CNA (2020), 21,4% do PIB brasileiro de 2019 resultou de atividades do agronegócio. No Brasil são produzidas mais de 1,4 milhões de toneladas de limão por ano, segundo o IBGE (2020). Tendo em vista esse panorama, este trabalho acadêmico tem como objetivo, por meio de conceitos de verticalização, analisar dois diferentes cenários de viabilidade econômica para a implantação de um packing house em uma propriedade produtora de lima ácida Tahiti. O estudo foi desenvolvido através de uma modelagem econômica baseada em técnicas de simulação de Monte Carlo. O trabalho expõe que, no caso específico desta fazenda, a verticalização não se mostrou vantajosa frente a custos, riscos e incertezas.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação de sustentabilidade sob a perspectiva do triple bottom line(2020-06-17) Ortiz, Fernanda Viana; Zacharias, Leonardo Poltronieri; Kodama, Lucas EduardoA sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, vem tomando cada vez mais valor frente ao desenvolvimento das organizações e da sociedade em geral, pois estão diretamente ligadas as questões ambientais. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo geral efetuar a avaliação de sustentabilidade, a partir do conceito do Triple Bottom Line, de um sistema de captação e utilização da água da chuva em uma empresa de médio porte. O estudo foi realizado com o levantamento de alguns indicadores relevantes ao projeto em estudo que avaliam o nível de sustentabilidade nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para a dimensão econômica foi proposto a análise de viabilidade econômica na implementação do projeto. Para a dimensão ambiental foi proposto a análise do descarte de impurezas filtradas, qualidade da água coletada para o consumo humano e para o consumo fabril. Para a dimensão social foi proposto a análise de geração de empregos, beneficiamento da população local e avalição de riscos e acidentes. Os resultados indicam que nem todos os indicadores propostos eram atendidos e que o projeto em estudo é mais voltado a atender as especificações econômicas.Trabalho de Conclusão de Curso É possível aplicar o indicador de eficiência OEE no setor de serviços?(2021-06-16) Barreto, Bárbara Roubian Prieto; Souza, Bianca Campos Lemos de; Souza, Cinthia Gonçalves de; Joares, Fernanda SoaresEsse trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: é possível aplicar o OEE no setor de serviços? Esse estudo é importante para aprimorar a gestão da eficiência no setor de serviços, uma vez que não há um indicador de eficiência feito para esse setor que englobe os três pilares do OEE (Eficiência, Qualidade, Disponibilidade). Para tal fim, foi feito um estudo de caso em uma empresa de serviços de transporte. Após o levantamento da fundamentação teórica, foi determinado o OTE, uma adaptação do OEE que calcula a eficiência dos funcionários. Assim, foi possível observar que o OTE não é suficiente para analisar a eficiência de uma empresa de serviços, é necessário calcular o PCE, que investiga os processos. Destaca-se que o estudo de caso teve as seguintes limitações: realização em uma única empresa, companhia de pequeno porte, falta de uma referência de performance ideal e falta de registros que contribuem para análise dos indicadores. Conclui-se, então, que o OTE e o PCE são complementares, e desta forma, é necessário calcular ambos os indicadores para determinar a eficiência de uma empresa de serviços; tendo em vista que não é relevante para a empresa ter um funcionário competente realizando processos ineficientes.Trabalho de Conclusão de Curso Economia Circular(2020-06-17) Ambrózio, Caroline Godoy; Lima, Gustavo Cesário; Brito, Julia Costa de Magalhães; Pinto, Karla Campaneruti de Carvalho; Porta, MarianaA cultura do uso e descarte de produtos, antes mesmo de sua vida útil se esgotar, é decorrente do modelo econômico linear presente no mundo desde a Revolução Industrial. No entanto, ainda que a sociedade majoritariamente siga este modelo, ela vem se conscientizando da necessidade de mudança para um sustentável. Apoiado nesse fato, o conceito da Economia Circular está se tornando cada vez mais presente nas empresas que adotam estratégias de sustentabilidade operando em conformidade com as regulamentações já em vigor. Com o objetivo de compreender como as práticas da Economia Circular são implementadas em uma companhia do ramo elétrico, este trabalho irá estudar os princípios deste modelo e a sua relação com as condutas já implementadas em uma empresa. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Schneider Electric, propondo como resultado, novas estratégias de implementação como oportunidade de melhoria focada na circularidade.Trabalho de Conclusão de Curso Economia circular:(2024-06-12) Geraldeli, Isabella; Nogueira, João Pedro Dutra; Samos, Leonardo dos Santos; Ferreira, Luísa Cabalin; Nóbrega, Pedro Bruno NascimentoDiante da crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por uma sociedade mais sustentável, as empresas têm direcionado seus esforços para desenvolver pilares sustentáveis, assegurando que suas decisões sejam viáveis e aplicáveis, permitindo a coexistência de sustentabilidade e eficiência no cotidiano. Essa mudança de mentalidade das empresas alinha-as ao modelo de Economia Circular, responsabilizando-as desde a produção até o incentivo ao descarte correto dos produtos. Neste trabalho de conclusão de curso, são investigadas as práticas e métodos adotados por uma empresa de café em cápsulas, visando estabelecer um modelo de negócio sustentável ao longo de toda a sua cadeia produtiva. A pesquisa focaliza a Nespresso e sua cadeia produtiva, analisando as práticas implementadas e explorando possíveis soluções para promover a sustentabilidade. O estudo enfatiza como a sustentabilidade se tornou um elemento fundamental na cultura da empresa, contribuindo para um desenvolvimento mais responsável e consciente.Trabalho de Conclusão de Curso Efeito da variabilidade de chegadas no tempo de fluxo em um flowshop paralelo:(2023-12-17) Santos, Guilherme H. Rosa dos; Dias, Mariana; Pinotti, Paola Savordelli; Derriti, Sabrina Carrelas; Souza, Victor Barwinski deO câncer é uma doença crônica que depende de exames de imagem para auxiliar na detecção de tumores e embasar os tratamentos elaborados. Com o aumento de doenças crônicas em nível mundial, a demanda por serviços hospitalares tem crescido e evidenciado a importância de se ter uma gestão hospitalar eficiente, uma vez que a demora para diagnosticar doenças como o câncer implica no atraso para tratá-lo. Considerando a complexidade do setor hospitalar, reduzir o tempo de espera para processos como esse retrata um desafio enfrentado por inúmeras instituições de saúde, que nos últimos anos têm buscado como referência ferramentas e abordagens do setor produtivo para aplicação em suas unidades. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em entender o efeito da variabilidade de chegadas no tempo de fluxo de pacientes de câncer em um flowshop paralelo. Para isso, utilizam-se dados dos cinco exames de imagem que representam a maior demanda para realizar uma simulação de quatro diferentes cenários no software ProModel. O primeiro cenário criado é o Baseline, que retrata a realidade atual do fluxo de exame de imagem do hospital. A partir dele são modelados outros três cenários, considerando, respectivamente, a representação do horário crítico, a diminuição da variabilidade de chegadas e a redução da quantidade de salas disponíveis por exame. Os resultados dos quatro cenários são estudados por meio de um benchmarking interno utilizando a abordagem Factory Physics e, posteriormente, são propostas recomendações a fim de melhorar a gestão do tempo de fluxo hospitalar e o desempenho de seus indicadores, considerando o efeito da variabilidade de chegadas.Trabalho de Conclusão de Curso Estratégias de alocação de melhoria para redução do tempo de fluxo de pacientes:(2023-12-05) Volcov, VitoriaA necessidade de melhoria dos fluxos hospitalares em indicadores de desempenho fundamentais para as unidades de emergências como o tempo de espera do paciente e o tempo de fluxo ou lead time é primordial para garantir a melhoria da qualidade da assistência médica, de modo a proporcionar rapidamente o acesso ao diagnóstico e ao tratamento específico para a enfermidade do paciente. A demora no atendimento exerce graves impactos no bem-estar e na extensão das sequelas dos enfermos, além de aumentar o tempo de permanência dos pacientes. O objetivo desse trabalho é comparar o efeito de diferentes estratégias de alocação de melhoria para redução do tempo de fluxo de pacientes em uma unidade de emergência com um recurso restrição de capacidade. Para investigar possíveis formas de atingir esse objetivo, foram utilizados dados de um hospital público localizado no estado de São Paulo, os quais foram utilizados para construir uma modelagem e simulação utilizando o modelo híbrido System Dynamics-Factory Physics no software Vensim. Os principais resultados foram sumarizados em um algoritmo de decisão com o intuito de auxiliar na escolha da estratégia de alocação de melhoria de forma a reduzir o tempo de filas e o lead time do sistema hospitalar com base na análise do recurso restrição. Tais melhorias, por consequência, são responsáveis por promover um aumento da capacidade hospitalar e agilidade de atendimento, que, aliados, garantem o acesso à saúde a um número maior de pacientes, bem como possibilitam a prestação de cuidados de emergência em tempo hábil para que os pacientes não adquiram sequelas ou até mesmo percam suas vidas em função da demora no atendimento. A ideia da utilização combinada do modelo híbrido System Dynamics-Factory Physics (SD-FP) e da Teoria das Restrições ao contexto da saúde é uma contribuição desse trabalho, pois traz consideráveis benefícios para a redução do lead time e das filas entre os processos, além de promover aumento da capacidade de atendimento. Adicionalmente, a adaptação do modelo System Dynamics-Factory Physics foi feita de forma a considerar suposições de taxa de chegadas e de partidas diferentes em uma das estações e número diferente de funcionários e de recursos em cada uma das estações, as quais constituem contribuições ao modelo original SD-FP.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo da influência de sistemas gerenciais na sustentabilidade em uma empresa do ramo de cosméticos(2021-06-30) Santos, Dunia Duarte Caetano; Chateaubriand, Julia Gripp; Zils, Mariana MacitoO estudo propõe relacionar inovações tecnológicas, que hoje são utilizadas em abundância nas corporações pelo mundo todo nas mais diversas áreas, para auxiliá-las na sua gestão da sustentabilidade, cuja relevância do tema atualmente para toda sociedade e o mundo está em alta e intrincar o tema dentro das áreas internas da organização, para que assim o tema ganhe espaço e notoriedade, e faça com que os objetivos sustentáveis sejam alcançados homogeneamente. O trabalho tem como finalidade o estudo de interações entre softwares e sustentabilidade, analisando seu impacto e a influência sobre os objetivos sustentáveis de uma empresa do ramo de cosméticos, com o auxílio de uma empresa de sistemas de gestão, que promovem tais sistemas e serviços de gerenciamento. Por meio de pesquisas em relatórios públicos para analisar as metas de sustentabilidade, o estudo examina formas sobre as quais softwares de gestão contribuem para o cumprimento dessas metas, por exemplo da Agenda 2030, e seus benefícios como maior facilidade em gestão de fornecedores, o manejo da cadeia de suprimentos, a gestão de recursos humanos e do ambiente de trabalho, bem como a gestão de seus indicadores financeiros. Pode-se constatar com este trabalho que os softwares podem trazer diversos benefícios também para esta finalidade, como autonomia, confiabilidade e automatização, além de destaque no mercado, apreço e fidelidade do consumidor, assim como melhora em seus processos diários.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo de capacidade de atendimento e dimensionamento de recursos em um laboratório de análises clínicas por meio da simulação de sistemas(2021-06-15) Levy, Daniella; Oliveira, Helena Herdeiro de; Charanek, Nadyma Abou Nimri; Hernandes, Vitor da SilvaO objetivo deste trabalho acadêmico é entender os processos de um laboratório de análises clínicas e desenvolver um modelo de simulação no ProModel, buscando identificar os gargalos e testar soluções para mitigá-los a fim de melhorar o nível de serviço mensurado pela fila de atendimento no balcão e realização dos exames clínicos. Além disso, o modelo foi usado para testar a capacidade máxima de atendimento deste laboratório. Dessa forma, consegue-se oferecer uma visão das ações requeridas para o laboratório atuar em prol da melhoria da qualidade de atendimento (nível de serviço) aos seus pacientes, ao menor custo possível. O tempo de fila será o fator direcional para a construção dos modelos experimentais, pois está atrelado a fatores fundamentais para o laboratório como, por exemplo, captação e fidelização de consumidores; velocidade de atendimento; precaução de confusões no laboratório; superação da concorrência e sentimentos e exposições gerados aos clientes. O comportamento do fluxo de clientes nas filas, em diferentes configurações operacionais foi o fator-chave para que a diretoria pudesse tomar decisões e aperfeiçoar a fluência de clientes na unidade estudada.Trabalho de Conclusão de Curso Ferramenta de manufatura digital aplicada em uma pequena empresa produtora de escovas industriais(2020-12-07) Silva, Bruno Tadeu Kahil; Zuccato, Giulia Heiffig; Valle, Leonardo Hespanhole; Cendón, Pedro Duque EstradaA partir da quarta revolução industrial, ferramentas como computação em nuvem e internet das coisas fomentam a integração das máquinas, viabilizando uma nova era produtiva. Nesse âmbito, surgem as fábricas inteligentes, apoiadas pelas ferramentas da manufatura digital. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da Abrasfer, uma pequena empresa, frente à aplicação da simulação computacional, além de reforçar a importância do uso dessas ferramentas, a fim de apoiar micro e pequenas empresas em situações similares. O objeto de estudo da pesquisa, localizada em Arujá, atua no segmento de escovas industriais. O propósito desta pesquisa é exploratório, com natureza quantitativa. A partir da realização do trabalho de campo, definiu-se por estudar, somente, a linha de escovas circulares onduladas. Para modelar um cenário base que retrate com precisão a realidade atual da empresa, fez-se imperativo a criação de um fluxograma, que embasa a cronometragem de tempos. Outros dados de entrada também foram apurados, uma vez que a companhia não possuía uma documentação formal dos mesmos. Assim, a simulação computacional pôde ser materializada. O uso do software Plant Simulation foi desafiador, por não ser uma tecnologia tão amigável. Os resultados obtidos foram satisfatórios e endossam os objetivos propostos, apontando para uma configuração em lotes dimensionados, visando obter os melhores indicadores de produção.