Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/3180
Navegar
Trabalho de Conclusão de Curso Análise da viabilidade econômica da utilização de uma frota própria de caminhões do tipo VUC em uma distribuidora de metais(2023-12-04) Soares, Igor Gonçalves Norci Ambrósio; Angeli, Julio Cesar; Bracci, Lincoln; Romanciuc, Marco Vinícius Andreoli; Borges, Rodrigo DominguesO presente estudo trata-se de uma análise da viabilidade econômica sobre a utilização de uma frota própria de caminhões para entrega de produtos por uma empresa de pequeno porte, que atua na distribuição e forja de metais, localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, caso haja necessidade de entrega, a empresa cobra pelo frete uma taxa fixa de 5% do valor bruto da venda. O objetivo principal deste trabalho é verificar se este método de cobrança é ou não viável economicamente. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo junto a empresa foco do estudo para uma melhor compreensão da sua demanda, e perfil de clientes que utilizam o serviço de frete, além da identificação de todas as variáveis que permeiam o transporte de cargas, tais como: combustível, seguro, manutenção etc. Foram então realizadas previsões para a modelagem de um fluxo de caixa para um período de 18 meses e, com auxílio do software Crystal Ball®, foi possível realizar uma simulação de Monte Carlo para análise de viabilidade econômica do cenário atual, dentro de um contexto de risco e incertezas. Concluiu-se que o método de precificação não é viável economicamente pois utiliza o valor total do pedido como base de cálculo e não a distância percorrida. Foram apresentadas duas novas soluções economicamente viáveis. A primeira delas foi manter o método de precificação, mas indicando quanto seria a porcentagem mínima a ser cobrada e, a segunda, foi propor um novo método de precificação, a partir da distância percorrida utilizando um valor fixo por quilômetro rodado.