Trabalhos de Conclusão de Curso
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Trabalho de Conclusão de Curso Análise da estratégia de operações de serviços(2020-06-17) Nunes, Bárbara; Pereira, Daniela Magalhães; Pereira, Juliane Gonçalves; Santos, Taís de Paiva dosA administração estratégica de serviços aborda conceitos como a estruturação de uma estratégia de operações de serviços, procura entender o comportamento do consumidor e o coloca no centro do negócio em prol da experiência e satisfação do mesmo, avalia a qualidade do serviço na percepção do cliente e tem como uma de suas prioridades a gestão de pessoas. Quando esta estratégia é bem estruturada, priorizando estes pilares, é possível otimizar e melhorar os resultados, gerar maior competitividade e estreitar a relação da empresa com o cliente, trazendo assim maior prosperidade e sucesso para os negócios. A pesquisa em questão tem como objetivo avaliar e identificar eventuais oportunidades que uma empresa de serviços de TI possa ter em sua estratégia com relação a literatura estudada e, assim, proporcionar uma visão diferenciada para os executivos da empresa, propondo a incorporação de uma ferramenta de gestão e controle utilizando o Balanced Scorecard (BSC), com o objetivo de maximizar seus resultados e expandir seus negócios.Trabalho de Conclusão de Curso Economia Circular(2020-06-17) Ambrózio, Caroline Godoy; Lima, Gustavo Cesário; Brito, Julia Costa de Magalhães; Pinto, Karla Campaneruti de Carvalho; Porta, MarianaA cultura do uso e descarte de produtos, antes mesmo de sua vida útil se esgotar, é decorrente do modelo econômico linear presente no mundo desde a Revolução Industrial. No entanto, ainda que a sociedade majoritariamente siga este modelo, ela vem se conscientizando da necessidade de mudança para um sustentável. Apoiado nesse fato, o conceito da Economia Circular está se tornando cada vez mais presente nas empresas que adotam estratégias de sustentabilidade operando em conformidade com as regulamentações já em vigor. Com o objetivo de compreender como as práticas da Economia Circular são implementadas em uma companhia do ramo elétrico, este trabalho irá estudar os princípios deste modelo e a sua relação com as condutas já implementadas em uma empresa. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Schneider Electric, propondo como resultado, novas estratégias de implementação como oportunidade de melhoria focada na circularidade.Trabalho de Conclusão de Curso Previsão de demanda através da utilização de ferramentas de inteligência artificial(2020-06-17) Faccin, Gabriel Lucas; Citta, Ignacio; Antonio, Leonardo Formenti; da Silva, Marcella MonteiroCom o intuito de buscar cada vez mais vantagens competitivas frente ao mercado, as organizações vêm buscando ferramentas gerenciais, e até mesmo mudanças em seus processos, para otimizar suas produções. A projeção de demanda, por exemplo, é uma das ferramentas utilizadas para diminuir o estoque excessivo e, consequentemente, diminuir o capital de giro imobilizado. No entanto, as previsões estão sujeitas a erros e é de extrema importância escolher o método mais adequado de acordo com as características dos dados da organização. Para a realização do presente trabalho, será utilizada uma base de dados com variados SKUs (Stock Keeping Units) de uma empresa paulista de componentes eletrônicos. Diversos métodos são tradicionalmente utilizados para a projeção como por exemplo: Séries temporais, ARIMA, SARIMA, Suavização Exponencial Simples, Holt Winter, Croston, etc e, recentemente, métodos baseados em aprendizagem de máquina têm ganhado força também através da utilização das redes neurais. Este trabalho utiliza as técnicas mencionadas acima com o intuito de verificar qual modelo mais adequado para a projeção de demanda dos componentes eletrônicos da empresa estudada.Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação de sustentabilidade sob a perspectiva do triple bottom line(2020-06-17) Ortiz, Fernanda Viana; Zacharias, Leonardo Poltronieri; Kodama, Lucas EduardoA sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, vem tomando cada vez mais valor frente ao desenvolvimento das organizações e da sociedade em geral, pois estão diretamente ligadas as questões ambientais. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo geral efetuar a avaliação de sustentabilidade, a partir do conceito do Triple Bottom Line, de um sistema de captação e utilização da água da chuva em uma empresa de médio porte. O estudo foi realizado com o levantamento de alguns indicadores relevantes ao projeto em estudo que avaliam o nível de sustentabilidade nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para a dimensão econômica foi proposto a análise de viabilidade econômica na implementação do projeto. Para a dimensão ambiental foi proposto a análise do descarte de impurezas filtradas, qualidade da água coletada para o consumo humano e para o consumo fabril. Para a dimensão social foi proposto a análise de geração de empregos, beneficiamento da população local e avalição de riscos e acidentes. Os resultados indicam que nem todos os indicadores propostos eram atendidos e que o projeto em estudo é mais voltado a atender as especificações econômicas.Trabalho de Conclusão de Curso Análise do impacto na velocidade de programação de produção com implementação de um software APS(2020-06-17) Santos, Daiane de Souza; Dierchx, Giordano da Silva; Palermo, João Paulo Padilha; Feijó, Júlio CésarCom as grandes transformações e facilitações carregadas junto ao processo de globalização, as empresas precisam lidar com mercados cada vez mais exigentes em relação a competitividade, somado a existência de processos produtivos muitos complexos e catálogos de produtos cada vez mais extensos, levaram ao desenvolvimento de soluções digitais que são capazes de tratar simultaneamente os diversos recursos, processos e operações. O papel dos softwares de programação e planejamento avançados APS, é fornecer apoio e agilidade na gestão dos recursos e tomada de decisões. Este trabalho apresenta aspectos conceituais de planejamento e controle da produção, capacidade finita e sistemas APS, objetivando aprofundar o conhecimento acerca da implementação de softwares APS e analisar o ganho de tempo na programação de produção. O trabalho conta com uma pesquisa aplicada em uma empresa produtora de vidros do ramo automotivo, que dada a necessidade de diminuir o tempo requerido para programação da produção realizou a implementação do software Drummer APS como ferramenta para programação de uma linha de produção. O software se mostrou apto a resolver os problemas impostos pelos processos de uma produção complexa e com o mix variado. A utilização do software APS para realizar a programação de produção, trouxe uma redução de 51% do tempo em comparação ao método manual, com potencial aumento com a implementação das outras linhas da empresa.- Proposta de implementação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma empresa de arquitetura e marcenaria(2020-06-17) Gabelini, Cauê Dombrady; Mizumoto, Eduardo Tadao; Oliveira, Letícia Fernandez de; Camargo, Luiza Cordioli; Ramos, Matheus VendraminA fim de diminuir os impactos ambientais causados pelos meios de produção e consumo vigentes na sociedade atual, cada vez mais faz-se necessário a imersão no conceito de responsabilidade ambiental e economia circular. Este estudo evidencia a necessidade crescente de atentar-se aos resíduos gerados em todas as etapas dos processos produtivos, assim como à disposição final dos resíduos da forma mais adequada possível. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma empresa de marcenaria e arquitetura, onde foram feitas análises qualitativas e quantitativas. Tópicos imprescindíveis são abordados, como a importância do gerenciamento de resíduos e da tentativa de minimização da geração dos resíduos. Foi feita uma breve análise financeira dos materiais e resíduos gerados, com o objetivo de encontrar oportunidades de redução de custos envolvidos. Por fim, é elaborado um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o intuito de analisar todo o processo de produção, identificando e classificando os resíduos de acordo com as normas vigentes.
- Previsão de desocupação de leitos hospitalares por meio de modelos de machine learning(2020-06-17) Luis, André de Carvalho Madureira; Pelosi, João Victor dos Santos; Correia, Natalia Cerri; Yamaura, Tiago Yuiti; Kawano, William ToshihiroA busca pela melhoria da utilização dos recursos hospitalares tem sido motivada por um conjunto de fatores, como por exemplo o aumento na demanda de procedimentos cirúrgicos ou o número limitado de leitos hospitalares. Neste sentido, os pacientes que necessitam de tratamentos especiais ou de um procedimento cirúrgico, acabam submetidos a uma grande fila de espera, que infelizmente podem levar ao óbito. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo propor modelos de machine learning para a previsão de desocupação de leitos de enfermarias e de unidades de terapia intensiva para portadores de doenças cardiovasculares congênitas, facilitando o planejamento da utilização dos leitos e o esquema de agendamento de cirurgias. Os dados levantados foram coletados por intermédio do mapeamento de processos, referentes a variáveis qualitativas e quantitativas, de modo a possibilitar a otimização da gestão dos leitos hospitalares e a aumentar o número de atendimentos com os mesmos recursos.
- Análise da logística reversa da biomassa para produção de energia a partir da queima do biogás(2020-12-07) Silva, Eric Pereira da; Parra, Jorge; Celandroni, Lucas Correia; Vertamatti, Pedro Romão; Akaki, Yan EikiA exploração indiscriminada que o homem vem fazendo do ambiente natural, além dos efeitos de práticas empresariais e do comportamento de consumo tem prejudicado o meio ambiente no qual habitamos. Para tentar atenuar os impactos negativos dessas atividades, tem ocorrido um crescente interesse sobre o tema consciência ambiental, logística reversa e sustentabilidade. Baseado nesses assuntos, este trabalho busca analisar a participação e responsabilidades dos indivíduos geradores de resíduos alimentares, no descarte apropriado e de forma sustentável, bem como sua interdependência, além de analisar como os stakeholders envolvidos no processo de recolhimento e transporte dos resíduos estão seguindo as diretrizes apropriadas. Para tal, foram analisadas as atuações das empresas LOGA e Essencis, sendo a primeira atuante no setor de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde urbanos gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo e a segunda promovendo a destinação adequada de tais resíduos a partir da geração de energia renovável. Dessa forma foi realizado um estudo sobre a logística reversa da biomassa a qual ambas as empresas empregam esforços e concluído que tal atuação gera um impacto ambiental positivo, especialmente pela redução significativa de gás metano (CH4) emitido graças às suas atividades.
- Avaliação de cenários de verticalização no agronegócio(2020-12-07) Salomé, Catharina Antunes; Colombo, Igor de Carvalho; Faria, Lucas Henrique Christianini; Dutra, ViníciusDe acordo com a CNA (2020), 21,4% do PIB brasileiro de 2019 resultou de atividades do agronegócio. No Brasil são produzidas mais de 1,4 milhões de toneladas de limão por ano, segundo o IBGE (2020). Tendo em vista esse panorama, este trabalho acadêmico tem como objetivo, por meio de conceitos de verticalização, analisar dois diferentes cenários de viabilidade econômica para a implantação de um packing house em uma propriedade produtora de lima ácida Tahiti. O estudo foi desenvolvido através de uma modelagem econômica baseada em técnicas de simulação de Monte Carlo. O trabalho expõe que, no caso específico desta fazenda, a verticalização não se mostrou vantajosa frente a custos, riscos e incertezas.
- Processos de negócio em empresas baseadas em plataformas digitais(2020-12-07) Marcolino, Carinne Namba; Silva, Gabriela Alves da; Scorvo, Mariana Generoso; Ferreira, Matheus Rampazzo BragançaEm constante ascensão e, por serem relativamente novas no mercado, as startups de delivery exigem novos estudos acerca de gestão e mapeamento de processos de negócios. Através de uma visão ampla de todos os processos, as ferramentas de gestão permitem monitorar o andamento deles com rapidez e maior clareza, além de facilitar sua compreensão, permitindo identificar gargalos e retrabalhos, e, por conseguinte, gerar melhorias. O trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão de processos em uma empresa baseada em plataformas digitais em suas dimensões (restaurante, entregador e consumidor final) e propor melhorias. Inicialmente, identificou-se a relação entre a empresa e seus três pilares, fornecendo a base de conhecimento para mapear os processos de negócio através de duas ferramentas, o Service Blueprint e a Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN). O estudo promoveu a visão dos processos da empresa e, quando comparada à teoria, permitiu a análise da situação atual, identificação de gargalos e proposição de ações de melhoria. Por fim, pôde-se concluir que a organização estudada avança em melhoria contínua para se ajustar a um modelo de gestão eficaz.
- Aplicação da realidade aumentada em uma etapa no processo de desenvolvimento de produto no setor automobilístico(2020-12-07) Esteves, Aline; Sakamoto, André Yuuki; Santos, Keilla da Silva; Nascimento, Nathália de OliveiraO referido estudo visa avaliar os impactos da implementação da realidade aumentada (RA) como parte do processo de desenvolvimento de novos produtos. Primeiramente, foi feita a contextualização do setor industrial através das revoluções industriais, que tiveram início no século XV e hoje, com a quarta revolução, tem-se discutido bastante sobre a Industria 4.0 e suas aplicações. Nesse ponto, foi introduzida a RA pois esse é um dos pilares que suportam os avanços da Industria 4.0. Dessa forma, os conceitos referentes a essa tecnologia, incluindo seus requerimentos e funcionamento foram apresentados. A seguir, detalhou-se a aplicação da RA com maior destaque no processo de desenvolvimento de produto, evidenciando o que hoje já se tem aplicado no ramo automobilístico em âmbito global, e as ferramentas que estão sendo aplicadas especificamente na engenharia de produtos. Para finalizar, também foram apresentados os principais ganhos e desafios frente a implementação das transformações digitais e o que pode ser feito para evitar armadilhas na aplicação da tecnologia.
- Ferramenta de manufatura digital aplicada em uma pequena empresa produtora de escovas industriais(2020-12-07) Silva, Bruno Tadeu Kahil; Zuccato, Giulia Heiffig; Valle, Leonardo Hespanhole; Cendón, Pedro Duque EstradaA partir da quarta revolução industrial, ferramentas como computação em nuvem e internet das coisas fomentam a integração das máquinas, viabilizando uma nova era produtiva. Nesse âmbito, surgem as fábricas inteligentes, apoiadas pelas ferramentas da manufatura digital. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho da Abrasfer, uma pequena empresa, frente à aplicação da simulação computacional, além de reforçar a importância do uso dessas ferramentas, a fim de apoiar micro e pequenas empresas em situações similares. O objeto de estudo da pesquisa, localizada em Arujá, atua no segmento de escovas industriais. O propósito desta pesquisa é exploratório, com natureza quantitativa. A partir da realização do trabalho de campo, definiu-se por estudar, somente, a linha de escovas circulares onduladas. Para modelar um cenário base que retrate com precisão a realidade atual da empresa, fez-se imperativo a criação de um fluxograma, que embasa a cronometragem de tempos. Outros dados de entrada também foram apurados, uma vez que a companhia não possuía uma documentação formal dos mesmos. Assim, a simulação computacional pôde ser materializada. O uso do software Plant Simulation foi desafiador, por não ser uma tecnologia tão amigável. Os resultados obtidos foram satisfatórios e endossam os objetivos propostos, apontando para uma configuração em lotes dimensionados, visando obter os melhores indicadores de produção.
- Proposta de integração da análise de risco em gestão de desenvolvimento de produto(2020-12-07) Grillo, André Flesch; Bollini, Giovanni Silva; Garbim, Renan RussoO desenvolvimento de novos produtos tem adquirido crescente importância nas empresas devido à acirrada concorrência e a crescente demanda dos clientes dentro do mercado, exigindo melhores padrões de excelência e níveis de qualidade, preço e prazo de desenvolvimento. O objetivo geral do estudo consiste em uma modelagem econômica integrada à análise de riscos, com foco no desenvolvimento de novos produtos. O estudo ocorre em uma empresa multinacional do ramo nutricional, através da aplicação do método de Monte Carlo, onde serão realizadas análises probabilísticas com o auxílio da ferramenta Crystal Ball. Após a análise de diferentes cenários probabilísticos, o trabalho obtém resultados que suportam o processo de tomada de decisão referente ao projeto de um novo produto.
- Aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing no processo de produção de cilindros de gases(2021-06-15) Carvalho, Giovanna Príncipe; Evangelista, Ingrid Bulgarelli; Rocha, Mayhara Fernandes; Santos, Valentina CamachoO cenário atual de pandemia acarretou em um aumento repentino no consumo de cilindros de gás oxigênio para o tratamento do COVID-19, surgindo assim uma necessidade das empresas do ramo químico de produção de cilindros de gases de melhorarem sua eficiência para atenderem à crescente demanda. O Lean Manufacturing, sendo uma filosofia que propõe a redução de desperdícios com um dos intuitos de aumentar a produtividade e eficiência de um processo produtivo, se enquadrou no contexto citado acima. A partir disto, este estudo de caso apresenta uma análise do processo de fabricação de cilindros de gás oxigênio da empresa “Alfa”, utilizando o conceito do Lean Manufacturing e suas ferramentas, como por exemplo o Mapa de Fluxo de Valor, que demonstrou os principais desperdícios do processo, possibilitando o estudo de melhorias para estes. Desta maneira, o trabalho se resume na análise da situação atual da empresa, na identificação de desperdícios e na recomendação de melhorias para os problemas, apresentando um cenário futuro considerando os reparos sugeridos.
- Estudo de capacidade de atendimento e dimensionamento de recursos em um laboratório de análises clínicas por meio da simulação de sistemas(2021-06-15) Levy, Daniella; Oliveira, Helena Herdeiro de; Charanek, Nadyma Abou Nimri; Hernandes, Vitor da SilvaO objetivo deste trabalho acadêmico é entender os processos de um laboratório de análises clínicas e desenvolver um modelo de simulação no ProModel, buscando identificar os gargalos e testar soluções para mitigá-los a fim de melhorar o nível de serviço mensurado pela fila de atendimento no balcão e realização dos exames clínicos. Além disso, o modelo foi usado para testar a capacidade máxima de atendimento deste laboratório. Dessa forma, consegue-se oferecer uma visão das ações requeridas para o laboratório atuar em prol da melhoria da qualidade de atendimento (nível de serviço) aos seus pacientes, ao menor custo possível. O tempo de fila será o fator direcional para a construção dos modelos experimentais, pois está atrelado a fatores fundamentais para o laboratório como, por exemplo, captação e fidelização de consumidores; velocidade de atendimento; precaução de confusões no laboratório; superação da concorrência e sentimentos e exposições gerados aos clientes. O comportamento do fluxo de clientes nas filas, em diferentes configurações operacionais foi o fator-chave para que a diretoria pudesse tomar decisões e aperfeiçoar a fluência de clientes na unidade estudada.
- Potencial da manufatura híbrida nos processos de produção(2021-06-16) Oliveira, Giovanni Ferreira de; Segantini, Lucas Uehara; Gonçalves, Vanessa de SousaDiante do avanço tecnológico que o mundo está passando, novas metodologias e aplicações são estudadas e desenvolvidas em busca de obter maior automação, dinâmica e flexibilidade em todas os setores. Os processos produtivos estão sendo influenciados diretamente por essas mudanças e é possível identificar que a busca é sobre potencializar os métodos produtivos com relação em obter alta produtividade, grande flexibilidade, redução de danos causados ao meio ambiente e também redução de custos de fabricação. Uma nova modalidade de manufatura está sendo desenvolvida, a manufatura híbrida, que é identificada como uma forma de combinar a excelência de dois tipos distintos de manufatura resultando em um processo eficiente. A combinação de manufatura aditiva de metais (impressão 3D) com a manufatura subtrativa (processos de usinagem) pode trazer um resultado muito positivo, mesmo sendo processos de manufatura contrários, se completam unindo suas características positivas em fabricação. Com o objetivo de compreender o quanto essa nova modalidade de manufatura pode ser um diferencial nos processos produtivos convencionais, esse trabalho apresentará quais são as vantagens e deficiências do processo de usinagem em conjunto à manufatura aditiva em relação a esses processos analisados de forma individual.
- A manufatura aditiva e a sua utilização para produção de peças plásticas no ambiente hospitalar(2021-06-16) Reiche, Ana Carolina Lugani; Lima, Ludmila Lemos de Oliveira; Pons, Nathalia SilvaDesde o surgimento do Covid-19, houve uma grande preocupação diante de uma doença que se disseminou rapidamente em todo o mundo, com diversos impactos, e entre eles, grande aumento no consumo de insumos hospitalares. Levando isso em consideração, o presente trabalho tem como objetivo estudar o processo da Manufatura Aditiva no modelo de impressão 3D, as tecnologias e materiais envolvidos na fabricação de peças plásticas descartáveis em hospitais que sofrem eventuais insuficiências em seu abastecimento devido os impactos na cadeia de suprimentos mundial, causada pela pandemia do Covid-19, comprometendo a saúde de profissionais e pacientes envolvidos. Para tanto, a metodologia abordada consiste em um trabalho de campo, iniciando-se pela identificação de todos itens plásticos e descartáveis utilizados em hospitais, no tratamento de pacientes com Covid-19, com respaldo em evidências sobre a situação de falta de suprimentos hospitalares. Em seguida, seleção de apenas itens de baixa complexidade com capacidade de serem fabricados utilizando a tecnologia de impressão 3D, escolha de equipamentos de diferentes fabricantes, que tivessem capacidade técnica para impressão destas peças plásticas, simulação das impressões a partir dos desenhos das peças com uso de softwares, impressão real em material plástico dos modelos para escolha do melhor equipamento a ser utilizado, e então, apresentação de estudo para produção de cinco itens hospitalares confeccionados por uma impressora 3D, com definições de quantidades diárias de produção de cada item, calculadas a partir da necessidade real de utilização, com base em informações coletadas em um hospital de referência no tratamento do Covid-19. Os resultados mostram que é possível a utilização da Manufatura Aditiva para a fabricação das peças no ambiente hospitalar, sem a necessidade de interrupção das atividades deste ambiente durante tratamento de um paciente como Covid-19 por falta dos suprimentos plásticos deste estudo. Com isso, conclui-se que o uso da Manufatura Aditiva contribui para o contínuo atendimento às diferentes necessidades de peças que surgem diante dos diversos cenários da crise pandêmica.
- É possível aplicar o indicador de eficiência OEE no setor de serviços?(2021-06-16) Barreto, Bárbara Roubian Prieto; Souza, Bianca Campos Lemos de; Souza, Cinthia Gonçalves de; Joares, Fernanda SoaresEsse trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: é possível aplicar o OEE no setor de serviços? Esse estudo é importante para aprimorar a gestão da eficiência no setor de serviços, uma vez que não há um indicador de eficiência feito para esse setor que englobe os três pilares do OEE (Eficiência, Qualidade, Disponibilidade). Para tal fim, foi feito um estudo de caso em uma empresa de serviços de transporte. Após o levantamento da fundamentação teórica, foi determinado o OTE, uma adaptação do OEE que calcula a eficiência dos funcionários. Assim, foi possível observar que o OTE não é suficiente para analisar a eficiência de uma empresa de serviços, é necessário calcular o PCE, que investiga os processos. Destaca-se que o estudo de caso teve as seguintes limitações: realização em uma única empresa, companhia de pequeno porte, falta de uma referência de performance ideal e falta de registros que contribuem para análise dos indicadores. Conclui-se, então, que o OTE e o PCE são complementares, e desta forma, é necessário calcular ambos os indicadores para determinar a eficiência de uma empresa de serviços; tendo em vista que não é relevante para a empresa ter um funcionário competente realizando processos ineficientes.
- Utilização das tecnologias da indústria 4.0 na manutenção preditiva através do monitoramento de equipamentos e instalações(2021-06-30) Marchi, Carolina de Souza; Bueno, Nathália Vera; Faustino, Taís Silva; Barreiro, Thays AmbrogiEste trabalho foi realizado através da revisão de obras literárias e de artigos que possuem grande relevância na comunidade acadêmica e através da análise das informações e dados obtidos durante as duas fases de campo. Portanto, foi realizado um estudo multiplo, a primeira parte do estudo consiste na verificação e análise do funcionamento da manutenção preditiva em uma empresa de tratamento de água, onde através da tecnologia da empresa Semeq foi possível validar alguns dos benefícios da utilização de sensores e sistema IoT, além de dados e informações referentes à investimentos e ao processo de manutenção. A segunda parte consiste em um estudo aplicado para a instalação deste sistema de monitoramento preditivo na FEI para mapear todo o procedimento necessário desde a instalação até a análise dos relatórios. Como resultado, foi possível verificar a melhora na qualidade de vida dos funcionários, a otimização das atividades de manutenção e aumento da confiabilidade do sistema.
- Gestão da manutenção preventiva de empilhadeiras em uma empresa de pequeno porte utilizando uma ferramenta IoT integrada a um software(2021-06-30) Menezes, Natália Barroso; Silva, Tamara Kraus da; Sousa, Victoria Maturano Rodrigues deEste trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de implantação da gestão da manutenção preventiva por meio de uma ferramenta IoT integrada a um software, na VKR, uma empresa de pequeno porte que tem como atividade principal a locação de empilhadeiras. Para isso, foi necessário a definição dos conceitos teóricos relacionados com o tema; o estudo dos processos e coleta de dados da empresa; e o levantamento de vantagens e limitações de possíveis dispositivos IoT e de softwares. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa. O desenvolvimento foi baseado em cálculos de regressão linear simples, para a programação dos serviços de manutenção, e planilhas de avaliação de dispositivos IoT e de sistemas de manutenção para a definição de um horímetro e software ideais. Como resultado foi feita uma simulação da alimentação da plataforma ideal integrada ao dispositivo IoT, e dos impactos da implantação do projeto na empresa. O documento mostra os impactos positivos do uso de recursos da Indústria 4.0 em uma empresa de pequeno porte.