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Resultados da Pesquisa

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  • Dissertação
    Descarbonização da indústria química: empresas que aderem a iniciativa Science Based Targets (SBTI) e análise de um caso brasileiro
    (2024) Marinho, K. O.
    Este estudo aborda a redução da pegada de carbono na indústria química da América Latina, com ênfase nos compromissos assumidos por empresas que fazem parte da iniciativa Science Based Targets (SBTi). A pesquisa adota como perguntas de pesquisa: Quais são os compromissos das empresas químicas na América Latina que aderem à SBTi para reduzir suas emissões de GEE? Como as empresas químicas da América Latina atuam para reduzir suas emissões de escopo 1, 2 e 3? O trabalho investiga as estratégias adotadas por essas empresas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3, com destaque para um caso ilustrativo de uma empresa química brasileira. O estudo é motivado pela grande influência da indústria química nas emissões globais de GEE, sendo um setor desafiador para a redução das emissões devido à sua complexidade e alto nível de carbono. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e análises dos relatórios de sustentabilidade como fontes principais. A análise se baseia em uma comparação dos quatro casos investigados, considerando as categorias de análise: Facilitadores da entrada na SBTi, Desafios enfrentados, Pressões envolvidas e Benefícios provenientes da participação na SBTi. O caso ilustrativo da empresa brasileira exemplifica as estratégias adotadas, como a mudança para fontes renováveis de energia e a melhoria dos processos. Os resultados destacam a variabilidade das práticas adotadas pelas empresas, que vão desde a transição para energia limpa até a dificuldade na implementação de metas complexas, como as de escopo 3. Entre os facilitadores, a liderança e o suporte da alta administração despontam como essenciais para a implementação das metas, enquanto os principais desafios incluem a complexidade na coleta de dados e os altos custos de inovação. As contribuições da pesquisa incluem uma visão sobre as barreiras e facilitadores na implementação de práticas de descarbonização, reforçando a importância de políticas de inovação e liderança comprometida. No entanto, limitações como a disponibilidade restrita de dados e a acesso limitado as empresas fizeram-se presentes. A análise aponta que seguir a SBTi é um passo significativo rumo à diminuição das emissões na indústria química latino-americana, porém ressalta que são necessários esforços contínuos para superar os desafios existentes. O estudo fornece perspectivas para empresas, formuladores de políticas e pesquisadores interessados na redução das emissões da indústria química
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    Dissertação
    O licenciamento ambiental e a efetividade dos sistemas de logística reversa: estudo de caso nos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagem em geral no estado de São Paulo
    (2024) Colona, Sueli Ferreira
    Apesar dos avanços de políticas de responsabilização pós-consumo como a Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) no cenário internacional e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no cenário nacional, diversos desafios permanecem para sua maior efetividade, tais como: implementação de ecodesign, ampliação de infraestrutura de coleta e destinação, desenvolvimento indicadores de gestão e tecnologias para lidar com a complexidade crescente dos resíduos. Frente a este cenário, o Estado de São Paulo de forma pioneira no país estabeleceu a obrigatoriedade das empresas implementarem seus Sistemas de Logística Reversa (SLR) como condicionante para o licenciamento ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). No entanto, até esse momento pouco se sabe como essa regulamentação tem contribuído efetivamente para a estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a efetividade dos SLR dos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagens em geral, integrantes do processo de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e exploratória e as técnicas de coleta privilegiaram entrevistas semiestruturadas com múltiplos stakeholders dos dois setores pesquisados, análise documental e observações do pesquisador. A estratégia de análise de dados foi a de análise de conteúdo com apoio do software NVivo. Os resultados mostram que os stakeholders entrevistados dos dois setores analisados reconhecem aspectos positivos da nova legislação como seu caráter indutor para ampliar a adesão das empresas e promover o avanço na estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo, como por exemplo, a integração gradativa das cooperativas de catadores nos SLR. No entanto, permanece um número muito maior de barreiras para a ampliação dos SLR que a regulamentação pouco tem contribuído para superá-las. Destaca-se a pouca efetividade do processo de fiscalização por parte do poder público para garantir o comprometimento das empresas na implementação de seus SLR. Além disso, esta pesquisa mostrou que a nova legislação possibilitou que o Varejo se eximisse de sua responsabilidade na gestão compartilhada dos resíduos pós-consumo. Os resultados desta pesquisa possibilitam o avanço de estudos futuros em demais setores que enfrentam desafios na gestão de resíduos pós-consumo e trazem insights valiosos para profissionais e gestores envolvidos na implementação e melhoria de práticas de LR
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    Dissertação
    A influência de informação sobre o desenvolvimento do produto na intenção de compra: fatores moderadores e mediadores na avaliação de produtos criados por IA vs Humanos
    (2024) Brito, Robson Marinho de
    O avanço das Inteligências Artificiais (IAs) tem gerado um impacto significativo em várias áreas, especialmente no Comportamento do Consumidor. Com a capacidade das IAs de criar produtos inovadores, surge a questão: como os consumidores reagem a produtos hedonicos criados por Inteligência Artificial? Assim, o objetivo desta investigação é explicar as respostas do consumidor a produtos desenvolvidos por Inteligência Artificial e Humanos, testando a mediação do Transporte Narrativo e da Atitude sobre o produto, e as moderações pela Confiança no Algoritmo, Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica. Para este estudo, foi empregado o método experimental entre sujeitos, onde o estudo final envolveu 177 participantes (n=177), divididos em grupos de controle e experimental. Eles foram expostos a dois produtos idênticos, sendo que em um havia a informação de que foi criado por uma IA e no outro por um humano. O foco foi na relação entre a criação de produtos por IA (Variável Independente) e a Intenção de Compra (Variável Dependente). Teorias como o Viés de Automação e Especismo forneceram a base conceitual para o estudo. Os resultados revelaram que a Intenção de Compra para um produto criado por IA é maior quando essa relação é mediada pela Atitude e moderada pela Confiança no Algorítmo. Porém, quando a Confiança no Algorímo é menor, há menor Atitude e Intenção de Compra. A mediação pelo Transporte Narrativo e a moderação pela Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica não foram confirmadas. Os resultados encontram suporte nas Teorias do Viés de Automação e Especismo. Com isso, é possivel concluir que o consumidor que confia no algoritmo da IA tende a acreditar que o produto criado por ela é mais confiável do que o produto criado por um Humano (Viés de Automação). Porém, quando a confiança no algoritmo é menor, o consumidor tende a rejeitar o produto criado pela IA, confiando mais no produto criado por um Humano (Especismo). Este trabalho contribui para o entendimento acadêmico e empresarial sobre a aceitação de produtos de IA. Entretanto, a pesquisa limitou-se a um produto específico (curta-metragem) e um público diversificado, sugerindo a necessidade de investigações futuras em outros tipos de produtos criados por IA e públicos. Esta pesquisa destaca a importância da confiança dos consumidores nos algoritmos de IA, abrindo caminho para futuros estudos que podem ampliar nosso entendimento sobre a interação entre humanos e tecnologias inteligentes
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    Dissertação
    O licenciamento ambiental e a efetividade dos sistemas de logística reversa: estudo de caso nos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagem em geral no estado de São Paulo
    (2024) Colona, Sueli Ferreira
    Apesar dos avanços de políticas de responsabilização pós-consumo como a Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) no cenário internacional e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no cenário nacional, diversos desafios permanecem para sua maior efetividade, tais como: implementação de ecodesign, ampliação de infraestrutura de coleta e destinação, desenvolvimento indicadores de gestão e tecnologias para lidar com a complexidade crescente dos resíduos. Frente a este cenário, o Estado de São Paulo de forma pioneira no país estabeleceu a obrigatoriedade das empresas implementarem seus Sistemas de Logística Reversa (SLR) como condicionante para o licenciamento ambiental junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). No entanto, até esse momento pouco se sabe como essa regulamentação tem contribuído efetivamente para a estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a efetividade dos SLR dos setores de eletroeletrônicos de uso doméstico e de embalagens em geral, integrantes do processo de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e exploratória e as técnicas de coleta privilegiaram entrevistas semiestruturadas com múltiplos stakeholders dos dois setores pesquisados, análise documental e observações do pesquisador. A estratégia de análise de dados foi a de análise de conteúdo com apoio do software NVivo. Os resultados mostram que os stakeholders entrevistados dos dois setores analisados reconhecem aspectos positivos da nova legislação como seu caráter indutor para ampliar a adesão das empresas e promover o avanço na estruturação e implementação dos SLR no Estado de São Paulo, como por exemplo, a integração gradativa das cooperativas de catadores nos SLR. No entanto, permanece um número muito maior de barreiras para a ampliação dos SLR que a regulamentação pouco tem contribuído para superá-las. Destaca-se a pouca efetividade do processo de fiscalização por parte do poder público para garantir o comprometimento das empresas na implementação de seus SLR. Além disso, esta pesquisa mostrou que a nova legislação possibilitou que o Varejo se eximisse de sua responsabilidade na gestão compartilhada dos resíduos pós-consumo. Os resultados desta pesquisa possibilitam o avanço de estudos futuros em demais setores que enfrentam desafios na gestão de resíduos pós-consumo e trazem insights valiosos para profissionais e gestores envolvidos na implementação e melhoria de práticas de LR
  • Dissertação
    Sustentabilidade da cadeia de suprimentos: aprendizado do setor hoteleiro com a pandemia Covid-19
    (2024) Oliveira, C. T. P. de
    A pandemia da COVID -19 foi um evento sem precedente, as restrições impostas com o objetivo de prevenir e controlar a propagação da contaminação pelo novo vírus modificou aspectos sociais, políticos e impactou diretamente todos os setores da economia. A Cadeia de Suprimentos engloba todas as atividades associadas ao fluxo e transformação de recursos, da extração da matéria-prima até a entrega ao consumidor, às restrições de deslocamento prejudicaram tanto a consumidores como fornecedores, independente de seu porte, localização ou setor. Desse modo, a pandemia do COVID-19 exigiu mudanças e de adaptação em todo o contexto empresarial, aumentando a necessidade de um processo de Aprendizagem Organizacional em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável. Este trabalho analisa o impacto da pandemia da COVID-19 na Aprendizagem Organizacional (AO) em uma Cadeia de Suprimentos Sustentável (CSS) no setor de hotelaria, especificamente no meio de hospedagem do tipo Resorts. Foi efetuada a análise de cenários divididos em ciclos, onde o primeiro ciclo demonstra o antes da pandemia, o segundo e terceiro durante a pandemia e o quarto ciclo o fim da pandemia. O trabalho identifica em cada ciclo a estrutura de aprendizagem, as capacidades desenvolvidas e em qual fase de aprendizagem de sustentabilidade de CSS o ciclo se encontra. No auge da pandemia da COVID-19 que corresponde aos ciclos 3 e 4, o ambiente nos resorts era propenso a mudanças e com alto comprometimento de seus colaboradores. Este ambiente diferenciado permitiu acelerar e aprimorar os processos da AO em uma CSS de forma mais ágil e dinâmica. Apesar da diminuição das ações de Sustentabilidade, as ações que foram mantidas em sua grande maioria foram no aspecto ambiental. Com o retorno a normalidade, ciclo 4, criou também um ambiente que pode desenvolver a autogestão dos procedimentos de aprendizagem nas CSS, se for mantida o comportamento proativo de seus stakeholders com a volta da normalidade das operações no setor hoteleiro
  • Dissertação
    Uma análise da gestão da cadeia de suprimentos de fertilizantes na agricultura brasileira de soja
    (2024) Kuroki, A. Y.
    A agricultura possui o grande desafio de garantir a segurança alimentar para uma população que pode chegar a 9,15 bilhões de pessoas nas próximas décadas. O Brasil assume protagonismo diante deste desafio, como sendo um dos principais países fornecedores de alimentos para o mundo. A disponibilidade de recursos naturais, adoção de políticas públicas, concessão de crédito rural, investimentos em P&D, desenvolvimento da mão de obra, financiamento de máquinas e equipamentos, e aplicação de tecnologias provenienetes da indústria 4.0, contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio nacional, fazendo com que o Brasil se destacasse, principalmente, na produção e fornecimento de soja. Contudo, o aumento da produtividade fez com que o consumo de fertilizantes aumentasse significativamente. A indústria nacional está muito aquém de atender a demanda local, obrigando o país a ser um grande dependente de insumos importados. A pandemia de COVID-19, em conjunto com o conflito entre Rússia e Ucrânia, causou impactos na cadeia global de suprimentos de fertilizantes, expondo o Brasil a volatidade de preços e restrições de abastecimento, representando um risco ao agronegócio brasileiro. Diante deste contexto, o governo brasileiro instituiu o Novo Plano Nacional de Fertilizantes, com objetivos de médio e longo prazo para reduzir a dependência por insumos importados. Planos semelhantes já foram criados no passado e fracassaram devido a falta de estímulos financeiros e políticas públicas, desestatização da indústria nacional de fertilizantes e facilitação da entrada de insumos importados. A gestão eficaz da cadeia de suprimentos é fundamental para garantir o abastacimento de insumos assegurando a produtividade e competitividade do produto agrícola brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa, sob a ótica das Teorias de SCM e Contingência, este estudo se propõe a apresentar uma análise demonstrando como os elementos e dimensões relacionados a gestão da cadeia de suprimentos pode influenciar no desenvolvimento da índustria brasileira de fertilizantes. Os resultados obtidos por meio da revisão sistemática da literatura e entrevista com especialistas contribuíram para a identificação e validação dos elementos e dimensões, gerando uma rica discussão e elaboração de uma análise sobre a influência da gestão da cadeia de suprimentos no desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantes
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    Dissertação
    Qual a voz e o tipo de discurso que os assistentes digitais precisam ter para influenciar mais?
    (2021) Martins, J. V D.
    A Alexa, da Amazon e a Siri, da Apple são alguns exemplos de como algoritmos matemáticos são colocados em produtos e serviços de fácil acesso à população. As vozes dessas IAs presentes no mercado são, predominantemente, femininas e com caráter assertivo. Esse trabalho investiga o gênero das vozes e dos tipos de discursos das IAs através de um experimento em um cenário de recomendação financeira e em um cenário de viagens. Os resultados sobre recomendações financeiras sugerem que o discurso tentativo é sempre mais mal avaliado em comparação ao assertivo. Além disso, o gênero feminino parece ser ponto-chave para entendimento dos resultados encontrados, pois as IAs femininas tentativas são avaliadas mais negativamente do que as IAs masculinas tentativas, tanto por homens, quanto por mulheres. Nota-se que as próprias mulheres são quem mais avaliam de maneira negativa as IAs femininas tentativas, em comparação aos homens. No cenário de viagens, as mulheres não veem diferença entre o gênero das IAs, nem entre o tipo de discurso das IAs. Os homens, no entanto, seguiram os esterótipos de gênero. Portanto, esse trabalho contribui para a literatura de computadores como atores sociais
  • Dissertação
    The model-viewer body size gap effect on behavior and the moderation of viewer's body satisfaction
    (2021) Doro, P. R.
    Uma extensa literatura demonstra os efeitos dos meios de comunicação de massa sobre a imagem corporal. Especialmente a influência da imagem corporal em anúncios que tiveram sua discussão proliferada através do movimento de positividade corporal e a aceitação do próprio corpo. Este cenário tornou ativo o debate sobre o uso de modelos maiores ou obesas nos anúncios. Estudos recentes indicam que é mais provável que as pessoas sejam mais favoráveis quando a modelo do anúncio for mais pesada do que o observador, uma estratégia controversa. O principal objetivo deste estudo foi examinar a influência moderadora da satisfação corporal na relação entre a diferença de tamanho corporal entre observador-modelo sobre a atitude em relação à marca e consequentemente na intenção comportamental. Foram realizadas duas experiências as quais, na primeira investigação, 410 mulheres foram selecionadas aleatoriamente e, na segunda etapa, 729 participantes do sexo feminino. Os resultados confirmaram que quando há média e alta satisfação corporal há uma preferência por mulheres mais magras nos anúncios e, portanto, têm uma atitude positiva em relação à marca quando expostas a essas modelos. Tendência essa que está suportada no estudo da Teoria da Comparação Social. Essa pesquisa também fornece aos anunciantes razões para continuar usando a diversidade nos anúncios, incluindo manter modelos magras nos anúncios
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    Dissertação
    O efeito do uso de filtros de beleza na intenção de compra: a mediação da autenticidade e o papel do ceticismo
    (2023) Gonçalves, A. de O.
    O estudo investigou o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores na intenção de compra dos consumidores. Na literatura de marketing, a autenticidade na propaganda é valorizada pelos consumidores, pois cria uma conexão genuína e confiável com os influenciadores. Do outro, o ceticismo do consumidor sobre a propaganda é cada vez maior e pode variar dependendo do tipo de produto. Filtro de beleza é uma ferramenta utilizada pelos usuários de redes sociais a fim de melhorar a sua aparência. Esses filtros são utilizados por influenciadores digitais para recomendar produtos. Da falta de explicações sobre as relações entre o uso de filtros de beleza, autenticidade do influenciador, ceticismo do consumidor e comportamento de compra surge o problema de pesquisa desta dissertação: falta de entendimento sobre como o uso de filtros de beleza por influenciadores, quando recomendam um produto de beleza, afeta o comportamento do consumidor. O objetivo é entender o efeito do uso de filtro de beleza por influenciadores quando recomendam produtos na intenção de compra do consumidor. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa por meio de levantamento. A amostragem foi por conveniência e os dados analisados por equações estruturais. Nossos achados revelam que o uso de filtros de beleza por um influenciador, quando percebido pelo consumidor, influencia a autenticidade percebida no influenciador e a intenção de compra do produto recomendado pelo influenciador. O ceticismo influenciou a autenticidade percebida, porém não houve interação com o uso do filtro de beleza. Concluiu-se que os influenciadores, ao recomendarem produtos, devem refletir sobre o uso dos filtros de beleza, buscando equilíbrio entre aprimoramento visual e autenticidade
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    Dissertação
    Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa
    (2021) Rebelo, M. G.
    O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campo