Práticas de gestão e cultura intraempreendedora:um estudo sobre as práticas de gestão que contribuem para um cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos

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Tipo de produção
Dissertação
Data
2013
Autores
Festa, M. P.
Orientador
Vasconcelos, I. F. F. G.
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Citação
FESTA, M. P. Práticas de gestão e cultura intraempreendedora: um estudo sobre as práticas de gestão que contribuem para um cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2018.
Texto completo (DOI)
Palavras-chave
Cultura organizacional,Administração,Intraempreendedorismo
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar quais as práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar ações empreendedoras eficientes. O método utilizado foi o de estudo de caso, em empresa do setor de tecnologia da informação e serviços de internet, reconhecidamente inovadora, com operação no Brasil, neste trabalho denominada como Empresa G. A questão de pesquisa respondida foi: De acordo com a visão dos colaboradores da Empresa G, quais as práticas de gestão que contribuem para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados almejados pela empresa em termos de criação e lançamento de novos produtos, criação e/ou adesão de novos processos, criação e/ou adesão de novos modelos de gestão, ou ainda, o ingresso em novos negócios? A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental de fontes primária e secundárias; entrevistas semiestruturadas; e realização de observações direta e participante. As práticas de gestão encontradas foram classificadas em dez categorias (características), são elas: sistema de recompensas, incentivos e reconhecimento; tolerância a riscos, erros e/ou fracassos; patrocínio/apoio de níveis hierárquicos superiores; atuação em equipes multifuncionais; disponibilidade de recursos (tempo e dinheiro); liberdade e autonomia; estrutura organizacional com baixo territorialismo; compartilhamento de informações e objetivos organizacionais; foco no longo prazo; e propensão à mudança. Os resultados da pesquisa evidenciam que determinadas práticas de gestão possuem a capacidade de contribuir para uma cultura organizacional capaz de gerar intraempreendimentos, proporcionando assim, os resultados pretendidos pela companhia em termos de inovação.
The research aimed to identify management practices that contribute to an organizational culture capable to generate efficient entrepreneurial actions. The utilized method was case study, in a company of the information technology sector and internet services, admittedly innovative, with operations in Brazil, in this paper referred as "Company G". The research question answered was: According to the Company G employees point of view, which management practices contribute to an organizational culture capable to generate internal enterprises, providing the desired results for the company, in terms of creation and release of new products, creation and/or accession of new processes, creation and/or accession of new business models, or also, the entry into new business? The data collection was structured by primary and secondary documentary analysis sources; semi-structured interviews; and direct and participant observations. The found management practices were classified into ten categories (features), they are: rewards, incentives and recognition systems; tolerance to risks, errors and/or failures; sponsorship/support of higher hierarchical levels; performance in cross-functional teams; resources availability (time and money); freedom and autonomy; organizational structure with poor "territorialism"; sharing of information and organizational goals; focus in the future; and propensity to change. The survey results show that certain management practices have the capability to contribute to an organizational culture capable to generate internal enterprises, providing the desired results for the company in terms of innovation.