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Navegando Administração por Orientador "Mascarenhas, A. O."
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Dissertação Análise da evolução e vertentes na literatura acadêmica nacional e internacional sobre universidade corporativa(2013) Silva, J. A. P.Este estudo apresenta uma análise dos estudos publicados sobre Universidades Corporativas entre 1997 e 2011 em bases de dados nacionais e internacionais. Através desta revisão o autor identifica os objetivos iniciais da criação de uma Universidade Corporativa, a sua aderência ou distanciamento com as Universidades Acadêmicas durante o período pesquisado, a sua importância como vantagem competitiva para as empresas que adotaram este modelo, e as críticas para esta estruturaDissertação Análise qualitativa da contribuição da produção científica em gestão de pessoas no Brasil (2000-2009) (Rege, RAUSP, RAM)(2010) Mora, R.A análise da produção científica em administração constitui um tema relevante na academia, assim, distanciando-se dos critérios qualitativos adotados em pesquisas anteriores, faz-se relevante, dado o momento atual do debate, mapear e analisar os artigos em Gestão de Pessoas de tal forma que seja possível qualificar a contribuição dos mesmos para o debate acadêmico e a sociedade em geral. Nesse sentido, nesta pesquisa descritiva foi utilizada uma investigação ampla, de avaliação qualitativa e quantitativa da produção científica em Gestão de Pessoas e, para se alcançar o objetivo proposto nesta investigação, foi utilizado o método de coleta documental na área de Administração com base nos artigos publicados nos principais periódicos acadêmicos da área (Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da USP e Revista de Gestão da USP) entre os anos de 2000 e 2009. Tomando como fio condutor de nossas análises as conceitualizações de Van de Vem, sugerimos uma propositura numa operacionalização de algumas premissas à análise de contribuições dos artigos, para tanto, a pesquisa norteou análises que esbarrassem em formulação de problemas, construção do referencial teórico, planejamento de estratégia de pesquisas, contribuição futura para a problemáticaDissertação Análise qualitativa da contribuição da produção científica em gestão de pessoas no Brasil (2000-2010) (RAP, RAE, RAC)(2010) Soares, V. C.Este trabalho contribui para o debate sobre a produção científica em Gestão de Pessoas, para isso foi identificada e analisada a contribuição das publicações sobre a temética em questão, esta apurada através da pesquisa qualitativa dentre os principais periódicos nacionais. Este estudo permitiu visualizar a contribuição dos artigos para debates acadêmicos e práticos em Gestão de Pessoas, o panorama deste estudo mostra um grande número de publicações com alguns pontos de fragilidade em termos de contribuição para a construção do conhecimento em Gestão de PessoasDissertação Como o Brasil vem enfrentando o trabalho escravo contemporâneo? :análise da política nacional de erradicação do trabalho escravo(2012) Baptista, R. M.O conceito moderno de trabalho escravo assume formas como servidão por dívidas, trabalho forçado, posse e contrato de escravidão escondendo elementos que atingem a dignidade humana como o cerceamento da liberdade, degradância e jornada exaustiva SCHAWARZ, 2008; BALES, 2004). Centenas de milhares de pessoas estão vulneráveis às formas da escravidão. Frente à problemática globalizada, o Brasil foi selecionado como objeto referencial para o estudo das ações de erradicação ao trabalho escravo por combater a prática e obter resultados efetivos, sendo apresentado pela Organização Internacional do Trabalho OIT como o país exemplo na adoção de boas práticas no combate ao problema (OIT, 2005). A pergunta de pesquisa que norteia esta dissertação é como se tem dado o processo de construção e consolidação da Política Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil? Assim, esta análise exploratória e descritiva aborda como os atores institucionais se articulam e operacionalizam o ciclo da Política Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, abrangendo a análise das motivações e dos conflitos entre os atores sociais envolvidos com a problemática. De 1957 a 1995 o Brasil foi alvo de pressões internacionais e nacionais para identificação e reconhecimento do problema, mesmo tendo ratificado as Convenções 29 e 105 da OIT. Em 1995 inicia-se um ciclo de identificação e reconhecimento, e 2003 é marcado com a alteração do Artigo 149 do Código Penal Brasileiro CPB para entendimento do problema. De 2003 a 2008, dois planos lançados pelo governo junto com Organizações Não Governamentais ONGs, entidades civis e a OIT têm resultados positivos, mas revelaram tentativas de deslegitimação por empresas, fazendas e políticos da bancada ruralista (BRAZIL REPORTER, 2011; CPT, 2011). Os planos tornaram-se prioridade na agenda política brasileira formando uma Política Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo que possui mecanismos informativos, repressivos e punitivos. Conclui-se o trabalho apontando-se uma série de desafios à ação e reflexão, no campo da administração, que seriam desdobramentos deste processo de transformaçãoDissertação Comunicar, gerir e liderar em culturas diferentes:a experiência de gestores brasileiros em Angola(2011) Delgado, M. P.Esta pesquisa teve como objetivo de entender quais são as barreiras e os facilitadores culturais no processo de gestão e na comunicação em culturas diferentes, através da experiência de expatriados brasileiros em Angola. As referências teóricas foram formadas de maneira a explorar o que é cultura e como ocorre a interação e a comunicação intercultural; entender o termo e por fim explorar o conceito "global mindset" e sua comparação com inteligência intercultural. Ao todo foram realizadas nove entrevistas com gestores brasileiros expatriados em Angola - seis hoemens e três mulheres. Conclui-se que as principais barreiras culturais no processo de gestão e na comunicação em Angola foram: a) conceitos e métodos de gestão antigos; b) crenças e valores culturais muito diferentes; c) comunicação não verbal e d) má qualidade dos serviços e infra-estrutura do país. Para os facilitadores culturais foram destacados: a) sinergia por falar o mesmo idioma; b) conhecer previamente a cultura do país; c) adaptar os comportamentos de liderança à realidade cultural e d) predisposição para o aprendizado. Fica evidenciado também com este trabalho, que as situações do dia a dia relatadas pelos expatriados, o modo como dos seus fizeram com que o aprendizado, da flexibilidade, da paciência e da curiosidade para aprender, fosse reforçado.Dissertação De dentro para fora:análise da literatura e proposta para ampliação do conceito de Marketing Interno(2014) Natrieli, Fábio MartinsEmbora discordem na forma e nas definições, autores consideram o Marketing Interno como uma eficaz ferramenta estratégica para apoiar organizações a obterem Vantagem Competitiva Sustentável. De modo geral, é consenso entre os autores que o Marketing Interno deve preceder as ações de Marketing Externo. Apesar de sua crescente popularidade, o Marketing Interno é aliado aos benefícios sugeridos pelos autores; e a implantação de estratégias mostrou-se complexa, sendo a diversidade de definições e conceitos barreiras para o desenvolvimento conceitual e a aplicação prática. Com base na revisão da literatura abrangente sobre o temado estudo, esta dissertação dá sustentação empírica a Rafiq e Ahmed (2000), que descreveram sua evolução em três fases: 1) satisfação e motivação de colaboradores; 2) orientação para o cliente; e 3) gestão da mudança e implantação da estratégia. Também propôs avaliar a necessidade de atualização do conceito de Marketing Interno quanto aos pilares que o fundamentamDissertação Desenvolvimento como liberdade:uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos(2009) Roque, A.Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em desenvolvimento como liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento proposto por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chagando-se a conclusão de que os estudos tranformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como recursos humanos, por meio de educação corporativa, bem como responsabilidade social.Dissertação e-HRM-in-practice:um estudo sobre o uso da tecnologia em RH pelas lentes da prática(2009) Luvizan, S. S.A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vem transformando drasticamente o modo como as Organizações operam e fazem negócios. Na área de Recursos Humanos (RH) as ferramentas de TIC vêm ampliando suas aplicações e oferecendo funcionalidades que facilitam a operacionalização de novos modelos de gestão. O termo e-HRM (electronic Human Resources Management) surge para expressar uma nova forma de operacionalizar as estratégias e políticas de RH baseadas nestes novos modelos de gestão de pessoas e apoiadas nas possibilidades das ferramentas de TIC. A presente pesquisa aplicou o modelo Multilevel Framework (POZZEBON, DINIZ e JAYO, 2007) para mapear a estrutura que emerge do uso de um sistema de RH, o contexto em que tal estrutura se forma através da ação dos grupos sociais relevantes, que interagem em um processo de negociação contínuo, que influencia e é influenciado pela própria estrutura emergente e pelas demais estruturas existentes na organização. A partir destes dados, aplicou-se o modelo e-HRM (RUEL, BONDAROUK E LOOISE, 2004), aqui chamado de e-HRM-in-Practice para evidenciar sua composição através dos dados da prática encontrada no RH e nas diversas áreas da Souza Cruz, empresa onde o trabalho foi realizado. A combinação destes dois modelos visa não apenas possibilitar contribuições para as áreas de RH e TIC na mesma pesquisa, mas também evidenciar o potencial de expansão dos entendimentoDissertação Estudo exploratório de metodologias de análise dos desafios de gestão de empreendimentos sociais no esporte(2013) Velasques, G. D.No Brasil, os empreendimentos sociais que utilizam o esporte como principal meio buscam soluções para problemas sociais que dificilmente seriam resolvidos por outros setores, visto que o déficit educacional público no país é muito alto e o esporte, utilizado como um meio dentro da educação física escolar, não é uma prioridade. Este trabalho parte da premissa de que no empreendedorismo social, assim como no convencional, existem riscos inerentes à atividade empreendedora. A partir disso, este levantamento exploratório tem como objetivo delinear, de forma preliminar, metodologias que analisem os principais desafios de gestão deste tipo de negócio, com ênfase para os empreendimentos sociais ligados ao esporte dentro do contexto brasileiro. Para esta análise adota-se como principais métodos a análise de plano de negócio para empreendimentos sociais, desenvolvida pela Ashoka e McKinsey (2001) e o PCDO (People, Context, Deal, Opportunity) (SAHLMAN, 1996), um quadro conceitual, que se baseia no estudo de centenas de empresas de sucesso e insucesso, este método foi adaptado ao empreendedorismo social por Austin, Stevenson e Wei-Skillern (2006). Esta dissertação busca recuperar o debate sobre gestão em empreendimentos sociais, e articulá-lo em torno de metodologias que se prestem como ferramenta analítica aos empreendedores e outros atores em seu contexto institucionalDissertação Gestão de pessoas com deficiência: o caso do modelo de gestão da diversidade em uma empresa do setor financeiro(2014) Oliveira, J. E. P.A pesquisa investiga a gestão das pessoas com deficiência na filial brasileira de uma empresa multinacional do setor financeiro, com 2.600 funcionários e aproximadamente 100 funcionários com deficiência. No Brasil, 45 milhões de pessoas possuem pelo menos algum tipo de deficiência e tanto essas quanto a sociedade considera o trabalho como uma das principais ferramentas de inclusão social. A metodologia utilizada foi o estudo de caso único, coleta de dados por meio de entrevistas semi-estruturadas presenciais. Foram identificados os tópicos específicos: concepção de deficiência predominante na empresa, o sistema de adaptações existente, as políticas, processos e programas de seleção e recrutamento, desenvolvimento da carreira e a sua cultura organizacional associada ao tema e analisados por meio de análise de conteúdo das entrevistas. O resultado da análise sugere que a empresa se concentra na inclusão desse grupo e não no mero cumprimento da cota. Possuem no programa de empregabilidade, bem como no conjunto de práticas e políticas de gestão, seus pontos fortes para a inclusão dessas pessoas na empresa. O estudo destaca a existência de a uma cultura organizacional de inclusão capitaneada pela alta direção e absorvida pelos demais funcionáriosDissertação Gestão do conhecimento acadêmico em ambientes virtuais: estudo exploratório das características de sistemas colaborativos(2014) Silva, J. da C. eOs sistemas colaborativos utilizados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são ferramentas importantes para o compartilhamento do conhecimento acadêmico. Este estudo exploratório busca entender as características de um sistema colaborativo para a aprendizagem e a gestão do conhecimento acadêmico em ensino e pesquisa, e aborda como os sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem auxiliam nos mecanismos de conversão do conhecimento acadêmico. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a coleta e análise das concepções de pesquisadores e gestores de IES reconhecidas por sua proposta inovadora e pioneirismo em tecnologia educacional. Foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo em torno das categorias: compartilhamento de informação e conhecimento, funcionalidades, interações sociais e relação tempo-espaçoDissertação Grupos de melhoria:um vetor de aprendizagem nas organizações - o caso da Scania Latin America Ltda(2009) Nobrega, R. B.Esta pesquisa buscou identificar quais os motivos que levam um grupo de melhorias a trabalhar em torno da resolução de problemas em detrimento de esforços mais amplos de desenvolvimento de pessoas e processos. Por meio de entrevistas em profundidade com os componentes de dois frupos de melhoria foi possível evicendicar atuação típica da aprendizagem de circuito simples, onde o foco principal é a solução de desvios do cotidiano, trabalhando dentro de padrões e rotinas estabelecidas com muito pouco questionamento, inviabilizando a aplicação da aprendizagem de circuito duplo. Nossa pesquisa identificou uma organização com alto índice de padronização de processos e comportamento limitado em sua zona de conforto. Uma organização composta por pessoas que traçam riscos calculados e que tem no seguimento dos padrões, a confiança da qualidade assegurada. Uma marca muito bem aceita no mercado, inserida num contexto de baixo índice de mudanças e que a melhoria contínua é estimulada através de pequenas ações. Contudo, entrevistamos também representantes da alta direção que demonstraram enxergar esse cenário e de quem esperamos em futuras pesquisas, poder comprovar a aplicação da aprendizagem de circuito duplo onde o diferencial humano romperá as barreiras do cotidiano para transformarem-se em pessoas que desenvolvem suas habilidades através do questionamento dos padrões e da real capacidade de ação no mundo.Dissertação Licença médica no trabalho:direito e castigo?(2011) Tavares, G. R. M.Por meio da análise interpretativa fenomenológica revelamos a experiência vivida por indivíduos na situação de licença médica no trabalho. Diferentes histórias de vida, de sofrimento e de doença foram relatadas, trazendo-nos a discutir as angústias, expectativa e medos vividos por cada um deles diante da situação. A análise das entrevistas nos permitiu discutir a licença no trabalho enquanto uma dupla caracterização: a licença como direito e como castigo. A discussão da licença médica enquanto direito referiu-se à legalidade do afastamento e à sua natureza como momento de transição de volta à normalidade; porém esta transição, garantida por lei, traz em seu bojo uma série de questões que lhe rendem também o caráter de castigo. O indivíduo afastado não estaria isento de preocupações relacionadas ao retorno, às expectativas de colegas e da organização, assim como a possibilidade da perda do cargo ou mesmo do empregoDissertação Paradoxos na gestão de pessoas: discurso versus prática no desenvolvimento de pessoas numa empresa de economia mista do setor bancário(2014) Garcia Filho, M. A.A pesquisa fez uma interpretação dos paradoxos na gestão de pessoas construídos e percebidos pelos indivíduos na Organização. O método utilizado foi o de estudo de caso em uma empresa do setor bancário brasileiro, com ênfase nas práticas de promoção e desenvolvimento de seus colaboradores. A coleta de dados estruturou-se por meio de análise documental, de fontes primárias e secundárias, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Apesar de o discurso da Organização por uma política de ascensão com base em critérios transparentes, valorização de mérito, desempenho e formação, identificou-se na percepção de seus funcionários algumas contradições. Os resultados da pesquisa evidenciam a existência de realidades inconciliáveis, e não obstante o esforço da Organização por um processo de ascensão profissional ético, transparente, com valorização de mérito, desempenho e formação, podem ocorrer, na percepção de seus colaboradores situações de favorecimento, processos questionáveis e pressão por qualificação profissional em um ambiente negocial