Gestão da Inovação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Gestão da Inovação por Orientador "Huertas, Melby K. Z."
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Abstrair ganhos e concretizar perdas: quando a representação mental pode alterar o comportamento dos indivíduos(2021) Penof, N. R.A preferência pelo status quo por parte de um indivíduo é uma questão central para entender o processo de tomada de decisão pelos consumidores. Quanto mais sutis e simétricas as probabilidades de um resultado (não importa se são positivas ou negativas), mais difícil é modelar tais fenômenos. Pesquisas anteriores demonstraram que o foco regulatório (motivação) de um indivíduo afeta sua preferência pelo status quo e demonstraram também como o nível de interpretação de uma decisão, por si só, pode mudar a percepção do sujeito sobre a própria decisão. Esta pesquisa, com base na metodologia experimental, demonstra como o nível de construção afeta a motivação do indivíduo (foco regulatório) a fim de determinar em quais condições o comportamento do indivíduo se desvia do comportamento esperado considerando apenas a sua motivação. Um total de três experimentos foram conduzidos para expor os participantes a um contexto de loteria com uma opção de jogo: arriscar para melhorar as probabilidades da loteria ou uma condição de não escolha para manter chances menores (sem risco) de ganhar na loteria. Antes dessa decisão, os indivíduos foram solicitados a pensar sobre o prêmio em dinheiro em níveis de interpretação superiores e inferiores (incluindo também enquadramentos de mensagens positivas e negativas) e seu foco regulatório foi medido como uma variável independente. O primeiro e o segundo estudos demonstraram que indivíduos com representação abstrata e enquadramento de ganho, bem como indivíduos com representação concreta e enquadramentos negativos, são predispostos a se comportar contra suas tendências naturais e optam pela mudança do status quo (assumindo riscos no processo). Um terceiro estudo demonstrou os efeitos de algumas mudanças no desenho experimental na manipulação do nível de construção, propondo um método eficaz de colocar indivíduos em níveis de construção específicos no contexto deste estudo. Contribuições, limitações e sugestões para pesquisas futuras são descritas ao final desta pesquisaDissertação Atitude do consumidor diante das práticas de marketing:um estudo comparativo entre jovens e idosos(2009) Corassari, W. D. R.Muitos são os trabalhos sobre a atitude do consumidor diante das práticas de marketing publicados em língua inglesa, entre eles, destacam-se os de (GASKI; ETZEL, 1986 ; ROBERTS; MANOLIS, 2000). Avaliam a atitude do consumidor diante das práticas de marketing das empresas em geral e em determinados contextos geográficos. A abundância de estudos sobre o assunto no estrangeiro não se observa no Brasil, onde nenhum trabalho foi localizado a esse respeito. Por isso, o objetivo geral desta dissertação foi estudar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Daí se desdobram os dois primeiros objetivos específicos desta dissertação: a) validar uma escala utilizada para avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) avaliar a atitude do consumidor diante das práticas de marketing. Mas, argumenta-se que a atitude do consumidor idoso seria diferente, se comparada à de gerações mais novas (ROBERTS; MANOLIS, 2000). Por tanto, outros objetivos específicos foram: c) avaliar a atitude do consumidor jovem diante das práticas de marketing; d) avaliar a atitude do consumidor idoso diante das práticas de marketing; d) comparar a atitude de consumidores jovens e idosos diante das práticas de marketing. Realizou-se um levantamento com a escala desenvolvida por Gaski e Etzel (1986), os principais estudiosos do assunto. Os resultados mostraram que: a) a escala utilizada é confiável para a avaliação da atitude do consumidor diante das práticas de marketing; b) a atitude do consumidor diante das práticas de marketing é favorável; c) a atitude do consumidor jovem é favorável com exceção do "P" praça; d) a atitude do consumidor idoso foi favorável, com exceção dos "Ps" preço e propaganda; e e) a comparação da atitude de consumidores jovens e idosos mostrou que a atitude do primeiro grupo se mostra mais favorável. tais resultados levam a concluir que a atitude dom consumidor diante das práticas de marketing se mostram favoráveis, entretanto, devido a alguns resultados desfavoráveis para os "P" praça na avaliação da atitude do consumidor jovem e do composto preço e propaganda para o idoso, se faz necessário que as empresas revejam suas estratégias para as ações voltadas aos consumidores, a fim de influenciar na atitude desses consumidores para a aquisição e consumo de seus produtos e/ou serviços.Dissertação Co-criação em redes sociais:um estudo na indústria de jogos eletrônicos(2013) Weirich Junior, A.Dissertação Cocriação virtual de valor: um estudo em comunidades virtuais de marcas brasileiras(2012) Del Fiori Junior, E. R.O consumidor ganhou força no relacionamento com as organizações no decorrer dos anos, principalmente depois do surgimento e consolidação da internet quando, então, ele se tornou cada vez mais conectado, informado e virtual, razão por que as empresas passaram a enxergá-lo de maneira diferente da tradicional, não mais podendo simplesmente impor produtos prontos e acabados para que ele apenas compre. O consumidor começou a participar dos processos de desenvolvimento de novos produtos e a internet trouxe à tona um assunto que ganhou muita importância no ambiente virtual que é a cocriação de valor, em que o cliente e a empresa são parceiros. A literatura aponta que o consumidor é engajado e ativo e que as suas interações nas comunidades virtuais podem gerar ideias e, assim, contribuir para o processo da cocriação de valor. Este trabalho investigou se as comunidades virtuais das principais marcas brasileiras são um ambiente propício para o processo de cocriação de valor e confirmou o que a literatura, em grande parte prescritiva, afirma: as comunidades virtuais se constituem em ambientes propícios; entretanto observa-se que elas devem ser bem trabalhadas e acompanhadas pela gerência de marketing.Dissertação Comportamento sustentável: efeitos da visibilidade da ação e da conformidade com o grupo(2019) Ortega, C. A. C.O comportamento sustentável se modifica, de acordo com diferentes configurações, geralmente relacionadas ao contexto social a que o indivíduo pertence. Este indivíduo, vive em sociedade, criando laços como influente-influenciado, com o grupo. Sendo assim, existe uma demanda por estudos sobre comportamento humano (psicossocial), para que seja compreendido como ocorrem os fenômenos capazes de aumentar o engajamento em comportamento sustentável. O objetivo principal deste estudo é verificar de que forma a influência do grupo sobre um único membro, interfere em ações individuais relacionadas ao comportamento sustentável. Para testar como ocorre este fenômeno, foram realizados dois experimentos. No primeiro, é estudado o efeito que a infração de Normas Sociais exerce sobre o estado afetivo do indivíduo transgressor. Sendo que, o estudo do comportamento sustentável, sob a ótica das possíveis consequências do não engajamento (Estados Afetivos) dentro da Psicologia Social, ainda é iniciante. Foram utilizados cenários com combinações das variáveis: visibilidade de ação por parte do grupo de referência do indivíduo, e conformidade de ações com este grupo, como variáveis independentes; e um conjunto de Estados Afetivos, como variável dependente. Este primeiro experimento reforçou a teoria sobre Influência Social, já que foram associados Estados Afetivos à conformidade com o grupo e alta visibilidade por este, de forma significante. Em um segundo experimento, é estudado o efeito que a visibilidade de ações praticadas pelo indivíduo dentro de um grupo e a conformidade de ações com este grupo, exercem sobre a probabilidade deste indivíduo se engajar em um ato social. Sendo que, foram utilizados estímulos reais de visibilidade de ação por parte do grupo de referência do indivíduo, e de conformidade de ações com este grupo, como variáveis independentes; e a doação (ou não) de um brinde, como variável dependente. Este segundo experimento, trouxe significância para o resultado de visibilidade e reforçou a teoria sobre sustentabilidade dentro da educação, já que indivíduos com maior acesso a estudos e a ferramentas pedagógicas modernas, demonstraram maior grau de comportamento sustentável. Estes dois experimentos, ajudam a reforçar, de forma empírica, a influência que o grupo exerce sobre a tomada de decisão de um único indivíduo e o quanto o acesso à informação contribui para o desenvolvimento de um comportamento sustentável. Com relação à contribuição teórica, o presente estudo reforça a teoria da Influência Social e a importância que o acesso a informações tem, para que haja um maior engajamento ao comportamento sustentável. Esta contribuição está relacionada às áreas de Psicologia Social, Comportamento de Consumo, Sustentabilidade e Comunicação. No âmbito das contribuições gerenciais, pretende-se auxiliar executivos de marketing a trabalharem com a comunicação de marca, de modo que resulte em melhores resultados de vendas e em imagens organizacionais mais sustentáveisDissertação Comunicação em websites:um estudo sobre as características que fomentaram o diálogo empresa-cliente(2011) Belico, A. A.O objetivo deste estudo foi avaliar websites de empresas corporativas quanto à presença de ferramentas que fomentam o diálogo com o cliente pela internet. Com o avanço da internet, as empresas buscam cada vez mais e de diferentes formas, tornar seus websites atrativos para consumidores porém, será que essas empresas buscam construir relacionamentos pela internet? O relacionamento pela internet pode ser influenciado pelas características de seu website. Estudos revelam que internautas criam uma imagem mais favorável e permite que a empresa seja percebida com maior confiança quando o website oferece troca de informação de forma facilitada e com conteúdo útil. Uma variedade de ferramentas presentes em um website pode fomentar a criação e manutenção de relacionamentos na internet. Assim, planejou-se uma pesquisa descritiva utilizando a técnica de observação. Foram avaliados 112 websites de empresas consideradas as melhores do Brasil no ano de 2009 em seu ramo de atividade. Os websites selecionados foram avaliados quanto à presença de ferramentas que fomentam a comunicação obedecendo a quatro dimensões, são elas: perguntas/respostas, utilidade da informação, retorno de visitantes e facilidade de interface. Os resultados mostram baixo uso de ferramentas que fomentam o diálogo nos websites pesquisados e que há espaço para empregar ferramentas que contribuem para construção e manutenção de relacionamentos pela web.Dissertação A dádiva na dívida:um olhar antropológico do endividamento doméstico(2012) Pereira, C. R.Este estudo propõe uma nova compreensão sobre o endividamento do consumidor no campo da Cultura de Consumo. O objetivo da pesquisa é explicar o endividamento contínuo pelo Princípio da Dádiva. Esta teoria diz respeito às relações baseadas em dar, receber e retribuir, na qual se estabelece um forte vínculo social entre as pessoas. Para isso foram feitas entrevistas em profundidade utilizando-se as histórias de vida, no intuito de resgatar os momentos de dívida, as pessoas envolvidas, os fatos marcantes etc. Nos resultados surgiu uma tipologia Dádiva-Dívida composta por: Dádiva Positiva, Dádiva Negativa, Dádiva Veneno e Dádiva Vampira. A Dádiva Positiva é aquela em que o ciclo dar-receber-retribuir acontece plenamente e os sujeitos estão envolvidos na relação dadivosa. Na Dádiva Negativa o ciclo dadivoso é desfeito, pois há uma quebra de vínculos. Na Dádiva Veneno não acontece o ciclo, pois o que se observa é uma relação neurótica em que o oferente dá muito e exige que o outro retribua da mesma forma ou mais. E a Dádiva Vampira é aquela em que o sujeito endivida para si, no intuito de criar vínculos num grupo social. Os resultados ajudam a compreender o endividamento por uma perspectiva cultural, e elucida um ponto até então não pesquisado, a presença da Dádiva na dívida. Esta dissertação pode contribuir para o lançamento de políticas públicas que orientem os consumidores em relação ao endividamento contínuo, uma vez que não é a dívida monetário que mantém as relações , e sim a própria Dádiva.Dissertação O efeito da antropomorfização no comportamento pró-ambiental:o papel moderador da autoeficácia(2017) Ambrosio, R. de A.Tese O Efeito da discrepância das alegações promocionais ambíguas nas respostas do consumidor:a moderação da justificativa(2018) Lepre, Thais Rubia FerreiraTese O efeito da imagem do endossante na intenção de compra: via mediação da congruência e moderação do produto(2024) Antunes, D. das G. A.Esta pesquisa analisa a influência da linguagem da imagem do endossante em anúncios de propaganda de produtos na intenção de compra. Por meio de método experimental, foi realizada a manipulação de uma fotografia do endossante, de uma abordagem com linguagem de retrato para uma linguagem de realidade aumentada, utilizando inteligência artificial MidJourney e o software Photoshop. Uma pesquisa online com 379 respondentes foi feita via a plataforma Survey Monkey. A análise dos dados foi conduzida no software SPSS com Hayes Process Macro Model 7, que incorpora o conceito de mediação-moderada. Os resultados destacam que a relação entre a linguagem do endossante e a intenção de compra é mediada pela congruência entre o produto e o endossante do anúncio de propaganda. Adicionalmente, essa relação é moderada pela natureza tecnológica do produto. Constatamos que o efeito do uso do endossante com linguagem de retrato influencia a intenção de compra de produtos não tecnológicos, enquanto, para os produtos tecnológicos, não há significância estatística quando se utiliza um endossante com linguagem de retrato ou com linguagem de realidade aumentadaDissertação O efeito das reviews on-line na intenção de compra(2022) Oliveira, C. T.A internet transformou a maneira como os consumidores buscam informações sobre produtos e serviços. Além disso, nos sites de networking o espaço para a interação do consumidor passou a ter fronteiras infinitas, já que não há mais a necessidade de se conhecer pessoalmente o revisor de um produto para se obter a opinião dele. A interação do boca a boca (word-of-mouth) presencial migrou para o ambiente on-line, onde revisões (online consumer reviews) são publicadas com informações relevantes para formar opinião e apoiar uma decisão ou procrastinação de compra. O objetivo desta pesquisa é estudar as valências positivas e negativas dessas reviews e seus efeitos na intenção de compra do consumidor, além de analisar como o conteúdo hedônico percebido na mensagem e a similaridade linguística entre revisorleitor moderam esse efeito principal. Os achados sugerem que quanto maior a percepção de similaridade do leitor com o revisor, maior é a intenção de compra, e que o conteúdo hedônico percebido na mensagem também altera a intenção de compra, tanto para a valência positiva quanto negativaTese O efeito de mensagens bilaterais: a moderação da autoconfiança e da percepção de risco(2016) Hanna, E. K.As mensagens bilaterais proporcionam maior credibilidade e consequentemente melhoram a atitude sobre o respectivo anúncio e, geralmente, fazem aumentar a intenção de compra. Entretanto, já foram identificadas situações em que os efeitos das mensagens bilaterais com relação às unilaterais não aumentaram ou até mesmo diminuíram a intenção de compra, quando foi analisada a moderação de fatores como o gênero do indivíduo, seu nível de autoestima e a pressão do tempo a que ele foi submetido para decidir. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa consiste em estudar outros possíveis moderadores (autoconfiança e percepção de risco) nos efeitos que as mensagens bilaterais causam no comportamento do consumidor. Optou-se pela autoconfiança, pois como ela pode ser manipulada ou induzida, os anunciantes podem fazer uso dessa manipulação ou indução para maximizar os efeitos positivos das mensagens bilaterais, aumentando a intenção de compra dos consumidores e optou-se pela percepção de risco, pois nas situações em que for alta, apesar da credibilidade proporcionada pelas mensagens bilaterais, a intenção de compra pode não apresentar diferenças significativas com relação às mensagens unilaterais, neutralizando-se assim o efeito positivo citado. Foram realizados dois experimentos, no primeiro o respondente foi submetido aleatoriamente a uma mensagem unilateral ou bilateral, mensurando-se o nível de autoconfiança e a intenção de compra, não se considerando o efeito da percepção de risco. No segundo, o respondente também foi submetido aleatoriamente a uma mensagem unilateral ou bilateral e foi manipulada a autoconfiança nos níveis alto e baixo, e mensurou-se a percepção de risco e a intenção de compra. Concluiu-se que nas situações de baixa percepção de risco, os indivíduos mais autoconfiantes, por fazerem uso do modelo compensatório do processo cognitivo de decisão, apresentam uma intenção de compra maior para as mensagens bilaterais do que para as unilaterais e os indivíduos menos autoconfiantes, por fazerem uso do modelo não compensatório do processo cognitivo de decisão, apresentam maior intenção de compra para as mensagens unilaterais. O aumento na percepção de risco faz diminuir a intenção de compra quando são apresentadas mensagens bilaterais aos indivíduos com alto nível de autoconfiança e quando são apresentadas mensagens unilaterais para indivíduos com baixo nível de autoconfiança. Nas situações de alta percepção de risco, não há diferenças significativas na intenção de compra entre mensagens unilaterais e bilaterais, independentemente do nível de autoconfiança do indivíduo.Dissertação Dissertação O efeito do uso de filtros de beleza na intenção de compra: a mediação da autenticidade e o papel do ceticismo(2023) Gonçalves, A. de O.O estudo investigou o efeito do uso de filtros de beleza por influenciadores na intenção de compra dos consumidores. Na literatura de marketing, a autenticidade na propaganda é valorizada pelos consumidores, pois cria uma conexão genuína e confiável com os influenciadores. Do outro, o ceticismo do consumidor sobre a propaganda é cada vez maior e pode variar dependendo do tipo de produto. Filtro de beleza é uma ferramenta utilizada pelos usuários de redes sociais a fim de melhorar a sua aparência. Esses filtros são utilizados por influenciadores digitais para recomendar produtos. Da falta de explicações sobre as relações entre o uso de filtros de beleza, autenticidade do influenciador, ceticismo do consumidor e comportamento de compra surge o problema de pesquisa desta dissertação: falta de entendimento sobre como o uso de filtros de beleza por influenciadores, quando recomendam um produto de beleza, afeta o comportamento do consumidor. O objetivo é entender o efeito do uso de filtro de beleza por influenciadores quando recomendam produtos na intenção de compra do consumidor. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa por meio de levantamento. A amostragem foi por conveniência e os dados analisados por equações estruturais. Nossos achados revelam que o uso de filtros de beleza por um influenciador, quando percebido pelo consumidor, influencia a autenticidade percebida no influenciador e a intenção de compra do produto recomendado pelo influenciador. O ceticismo influenciou a autenticidade percebida, porém não houve interação com o uso do filtro de beleza. Concluiu-se que os influenciadores, ao recomendarem produtos, devem refletir sobre o uso dos filtros de beleza, buscando equilíbrio entre aprimoramento visual e autenticidadeDissertação O efeito moderador da insatisfação com a categoria de serviço na cocriação com consumidores(2016) Fonseca, I. P. C.A cocriação é a construção conjunta de experiências personalizadas, por meio do diálogo contínuo entre o cliente e a empresa, seja no desenvolvimento de produtos e serviços, na definição ou na resolução de problemas. Estudos avaliam a participação do consumidor como cocriador de produtos e serviços, seus efeitos para empresas e consumidores participantes do processo. A perspectiva do consumidor que observa a cocriação empresa-consumidor ainda é pouco explorada na literatura. Por outro lado, a satisfação do consumidor com relação ao produto/serviço cocriado é considerada como mais uma medida de avaliação do resultado da cocriação. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como o consumidor observador da cocriação avalia um novo serviço cocriado com outros consumidores, quando há insatisfação prévia com a categoria de serviço. Por meio de dois estudos experimentais encontrou-se que para uma categoria de serviço em que há insatisfação do consumidor, anunciar um novo serviço cocriado leva o consumidor observador a atitude mais positiva e maior intenção de compra.Dissertação Os efeitos de ordem de valência de comentários online sobre as atitudes e intenções de compra do consumidor(2022) Mendes, T. dos S.O boca a boca online influencia a tomada de decisão do consumidor e, nesse sentido, o viés negativo - o maior impacto que a informação negativa tem em comparação com a informação positiva de mesma intensidade - pode distorcer o julgamento do leitor sobre produtos a partir de avaliações de comentários online em plataformas de webcommerce . Esta pesquisa busca entender se a ordem em que os comentários são apresentados (negativos primeiro e positivos depois ou vice-versa) influencia o julgamento e a tomada de decisão, bem como se a formação intermediária de uma atitude durante a leitura de avaliações podem impactar as intenções de compra, atitudes e certeza de atitude dos consumidores. Para isso, foram realizados dois experimentos. No primeiro, a ordem de apresentação dos comentários foi manipulada e os resultados sugerem que os comentários negativos têm um impacto maior no consumidor do que os comentários positivos e que a ordem em que as valências dos comentários são apresentados altera a atitude e intenção de compra final do consumidor, e que na ordem negativo-positivo, além de atitudes e intenções mais elevadas, a certeza de atitude também aumenta. No segundo estudo, a ordem de apresentação dos comentários foi novamente manipulada, e os participantes foram expostos a uma formação intermediária de atitudevs sem formação intermediária de atitude. Descobrimos que em condições com formação intermediária de atitude, um efeito de recencia está presente, e em condições sem formação intermediária de atitude, o que vigora é um efeito de primazia. Os resultados contribuem para a literatura sobre formação de atitude e certeza de atitude, e mostramos que as avaliações apresentadas na ordem negativa-positiva com formação intermediária de atitude são mais positivas do que quando as avaliações são apresentadas na ordem positivo-negativoDissertação A influência de informação sobre o desenvolvimento do produto na intenção de compra: fatores moderadores e mediadores na avaliação de produtos criados por IA vs Humanos(2024) Brito, Robson Marinho deO avanço das Inteligências Artificiais (IAs) tem gerado um impacto significativo em várias áreas, especialmente no Comportamento do Consumidor. Com a capacidade das IAs de criar produtos inovadores, surge a questão: como os consumidores reagem a produtos hedonicos criados por Inteligência Artificial? Assim, o objetivo desta investigação é explicar as respostas do consumidor a produtos desenvolvidos por Inteligência Artificial e Humanos, testando a mediação do Transporte Narrativo e da Atitude sobre o produto, e as moderações pela Confiança no Algoritmo, Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica. Para este estudo, foi empregado o método experimental entre sujeitos, onde o estudo final envolveu 177 participantes (n=177), divididos em grupos de controle e experimental. Eles foram expostos a dois produtos idênticos, sendo que em um havia a informação de que foi criado por uma IA e no outro por um humano. O foco foi na relação entre a criação de produtos por IA (Variável Independente) e a Intenção de Compra (Variável Dependente). Teorias como o Viés de Automação e Especismo forneceram a base conceitual para o estudo. Os resultados revelaram que a Intenção de Compra para um produto criado por IA é maior quando essa relação é mediada pela Atitude e moderada pela Confiança no Algorítmo. Porém, quando a Confiança no Algorímo é menor, há menor Atitude e Intenção de Compra. A mediação pelo Transporte Narrativo e a moderação pela Necessidade de Cognição e Prontidão Tecnológica não foram confirmadas. Os resultados encontram suporte nas Teorias do Viés de Automação e Especismo. Com isso, é possivel concluir que o consumidor que confia no algoritmo da IA tende a acreditar que o produto criado por ela é mais confiável do que o produto criado por um Humano (Viés de Automação). Porém, quando a confiança no algoritmo é menor, o consumidor tende a rejeitar o produto criado pela IA, confiando mais no produto criado por um Humano (Especismo). Este trabalho contribui para o entendimento acadêmico e empresarial sobre a aceitação de produtos de IA. Entretanto, a pesquisa limitou-se a um produto específico (curta-metragem) e um público diversificado, sugerindo a necessidade de investigações futuras em outros tipos de produtos criados por IA e públicos. Esta pesquisa destaca a importância da confiança dos consumidores nos algoritmos de IA, abrindo caminho para futuros estudos que podem ampliar nosso entendimento sobre a interação entre humanos e tecnologias inteligentesDissertação Inovação no luxo: investigar a relação entre o uso de ferramentas dialógicas e o desempenho dos websites de empresas de luxo(2011) Lignos, A.A internet é uma mídia que oferece grandes oportunidades de comunicação, marketing e vendas e tem sido usada com sucesso sozinha ou em conjunto com outras mídias. O mercado de luxo que tem a necessidade de manter os atributos desejo e exclusividade não utiliza todo potencial da internet com receio de descaracterizar seu produto associando-o a uma comunicação de massa. O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre o uso de ferramentas dialógicas e o desempenho dos websites de empresas de luxo. É uma pesquisa descritiva usando observação disfarçada não participante online com amostra de 307 sites de empresas de luxo. O instrumento de coleta de dados foi o codificador elaborado com base nos estudos de Berhow (2006) e Kent e Taylor (1998) sobre ferramentas que propiciam o diálogo na internet. Os resultados indicaram que os poucos sites de luxo que usam ferramentas dialógicas obtiveram melhor desempenho e audiência acima da média. A grande maioria foca vender a notoriedade da marca deixando de explorar seu potencial dialógico. Também websites de marcas de luxo usam linguagens de programação que privilegiar a aparência visual e sonora, deixando o site lento, pesado e a comunicação confusa. A categoria de luxo "Hotelaria e Turismo" usa muito mais as ferramentas dialógicas com melhor desempenho do que as outras categorias. Concluiu-se que uso da internet pode ser compatível com o mercado de luxo e há um grande potencial não trabalhado. As redes sociais mostram-se um canal de comunicação aceito pelo luxoTese As motivações da intenção de uso de redes sociais no Brasil: teste e ampliação do modelo de ação social intencional(2015) Oliveira, M. J. deDiversas pesquisas têm investigado uma variedade de fatores responsáveis por afetar o uso de sites de redes sociais (SRSs), mas a investigação desses fatores ainda está em desenvolvimento. Neste estudo, pretende-se contribuir para a literatura, replicando, ampliando e testando um modelo conceitual existente para um contexto mais recente, tendo "We-Intention" como variável dependente e Satisfação com a Vida, Norma Subjetiva, Normas de Grupo, Identidade Social, Valor Intencional, Autodescoberta, Manutenção da Interconectividade Interpessoal, Valorização Social, Valor de Entretenimento e Presença Social como as variáveis independentes. O objetivo foi estudar fatores psicológicos e sociológicos que influenciam a intenção de uso (We-Intention) de redes sociais entre usuários no Brasil. Para isso, uma pesquisa em duas fases foi desenvolvida. A primeira teve como objetivo testar o modelo de pesquisa sobre Ação Social Intencional de Uso de Redes Sociais On-line, proposto por Dholakia, Bagozzi e Pearo (2004) e ampliado por Cheung, Chiu e Lee (2011), no contexto brasileiro. A revisão de literatura trouxe os principais elementos da intenção de uso de redes sociais, motivações, Influência Social, teoria de Usos e Gratificações, Presença Social, Satisfação com a Vida, Internet e redes sociais. A amostra do primeiro levantamento contou com 1125 participantes. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais e pela técnica de mínimos quadrados parciais (PLS) com Software SmartPLS. O Facebook foi analisado por sua popularidade, facilidade de interação e níveis mais elevados de conectividade social. Os resultados foram diferentes do modelo original, com Norma Subjetiva, Identidade Social, Manutenção da Interconectividade Interpessoal, Valor de Entretenimento e Valor Intencional significativos para We-Intention. O modelo explicou 42% da variável dependente, superior à pesquisa original (R² = 0,28). Em busca de mais evidências sobre a intenção de uso, foi incluída a variável Satisfação com Vida ao modelo de Ação Social Intencional em Redes Sociais on-line, como variável explicativa. Assim, uma nova pesquisa foi desenvolvida dois anos depois (n = 1111). Os resultados da modelagem de equações estruturais revelaram os fatores de grupo com os quais se tem maior interação e a influência de Satisfação de Vida sobre We-Intention, impactando diretamente Norma Subjetiva, Normas de Grupo e Identidade Social. Valor de Entretenimento e Manutenção da Interconectividade Interpessoal também forma novamente significativos. O R² do modelo foi de 0,36. Os resultados são consistentes com a literatura existente, com base na teoria, e revelam diferentes arranjos entre os fatores influenciadores do comportamento dos consumidores brasileirosDissertação Participação em projetos sociais de grupos dissociativos:o efeito moderador da identidade moral(2019) Cavalcanti, Paula Fernandes dos Santos