Teses e Dissertações
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Navegando Teses e Dissertações por Orientador "Mattos, Cláudia Aparecida de"
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Dissertação Análise da relação entre tecnologia da informação, práticas da manufatura enxuta e desempenho operacional(2016) Testa Filho, N.O cenário dos negócios mudou de forma significativa nos últimos anos e, diante da competitividade global, a tecnologia da informação (TI) e a manufatura enxuta (Lean Manufacturing) são recursos que permitem contribuições para o desempenho da empresa. Os princípios e as práticas da manufatura enxuta são reconhecidos no mundo inteiro como a maneira mais eficaz de construir e sustentar a melhoria contínua das empresas. Melhorar a produtividade, reduzir custos e oferecer produtos de qualidade são fatores vitais para as empresas em qualquer parte do mundo. Com a evolução da informática através dos equipamentos e programas tornou-se possível a existência de uma tecnologia de informação (TI), sendo desenvolvidas muitas funcionalidades, ao longo do tempo, para auxiliar na organização dos processos produtivos das empresas e atender às necessidades de informação de vários departamentos de forma integrada. Embora seja reconhecida a importância destes recursos, a aplicação da TI bem como os princípios da manufatura enxuta têm sido vistos por alguns autores como mutuamente exclusivos, mas ambas as abordagens são cada vez mais interdependentes, pois as informações de produção em tempo real são fundamentais para o processo decisório nas organizações. Tomando, então, como base esta discussão sobre a TI e a manufatura enxuta, o objetivo deste estudo consiste em analisar como as empresas estão aplicando as práticas da manufatura enxuta aliadas aos recursos da tecnologia da informação, discutir o seu relacionamento nas organizações e comparar os resultados em termos de desempenho. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi aplicada a abordagem qualitativa por meio do método estudo de caso.Dissertação Análise dos custos e externalidades no contexto da economia circular(2018) Albuquerque, T. L. M.O conceito de Economia Circular (EC) ganha cada vez mais destaque no meio acadêmico, corporativo e governo, porém a sua real disseminação ainda é limitada. Observa-se uma carência de estudos que abordem estratégias e práticas norteadas pelos princípios de desenvolvimento de processos e produtos para um uso mais racional dos recursos naturais, reduzindo o consumo ou promovendo sua recuperação. A transição das empresas de uma economia linear para uma Economia Circular (EC) traz uma série de desafios, sendo essencial compreender o impacto das mudanças em seus modelos de negócio sob a perspectiva da gestão de negócios. Estudos apontam lacunas em relação aos métodos de avaliação dos custos que abordem o problema como um todo e não apenas como uma soma de partes para selecionar a opção mais adequada e confiável no contexto da EC. Assim, um dos aspectos que é importante ser analisado está relacionado aos custos, benefícios e às externalidades e respectivas ferramentas que permitam capturar as variáveis envolvidas em todo o ciclo de vida de um produto ou material. Neste contexto, o objetivo principal da pesquisa consiste em analisar os custos, benefícios e externalidades associados a um produto/material através de ferramentas de apoio à decisão no contexto da economia circular, considerando o seu valor agregado para a sociedade e meio ambiente. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma análise dos custos combinada com as externalidades, através do conceito LCC (Life Cycle Costing), em modelos de negócio circular em diferentes atuações: (1) embalagens alimentícias; (2) eletrônicos; e (3) linha branca. Os custos relacionados às embalagens alimentícias apresentaram viabilidades; aqueles referentes aos eletrônicos e à linha branca não apresentaram atratividade, porém se constatou necessária sua implementação devido à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O estudo desenvolvido contribuiu para a evolução dos conceitos e métodos ajudando a integrar e otimizar as considerações econômicas, para oferecer cenários mais sustentáveis no futuro.Dissertação Identificando e priorizando os fatores críticos de sucesso na rastreabilidade da cadeia de suprimentos de medicamentos(2018) Silva, R. B.A rastreabilidade de produtos de consumo, como alimentos e medicamentos é uma tendência mundial. Embora a rastreabilidade seja um assunto rico e com conceitos conhecidos por diversas indústrias, como na indústria automobilística e alimentícia, o tema da rastreabilidade de medicamentos é um discurso recente que merece atenção. O desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade (SR) possui alto grau de complexidade onde são necessários investimentos para a sua implantação por todos os atores da cadeia de suprimentos. Esses atores esperam, que além de atender a legislação, exista alguma captura de valor nesta implantação dos pontos de vista econômico e operacional. Neste cenário, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar a contribuição dos SR para criação de valor para os atores da rede de suprimentos de medicamentos (laboratórios, distribuidores e hospitais) assim como os fatores críticos de sucesso (FCS) para que a adoção deste sistema crie valor tanto para as organizações como para a rede de suprimentos na totalidade. Para desenvolvimento desta pesquisa inicialmente identificou-se na literatura os possíveis valores e FCS e em uma segunda fase confrontando e priorizando esses resultados utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP) com profissionais envolvidos em projeto-pilotos de rastreabilidade. Os resultados indicaram os FCS destacando: envolvimento da alta direção, qualidade da informação e do sistema rastreabilidade, governança dos dados, revisão das tarefas e operações internas, transparência, autenticidade e acesso, interoperabilidade e suporte de fornecedores.Dissertação O papel da internet das coisas (IoT) nas práticas da manufatura agil: uma análise da interação do modelo conceitual de manufatura ágil com as categorias de aplicativos da IoT(2021) Bego, Lalesca LopesA dinâmica dos negócios tem passado por constantes mudanças nas últimas décadas, devido alterações nas condições de mercado, mudança nas exigências dos clientes e transformação da competição de mercado local para mercado global. Com isto, fez-se necessário remodelar os paradigmas de produção, procurando por práticas que permitam um ambiente de fabricação mais flexível e ágil. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da tecnologia IoT para o viabilizar as práticas da Manufatura Ágil e entender como as empresas estão integrando os conceitos da manufatura ágil e Internet das Coisas. De forma a atingir este objetivo, foi realizado um estudo de multicasos em cinco empresas que estão aplicando a tecnologia Internet of Things em seu chão de fábrica. O resultado desta pesquisa mostra que empresas de diferentes portes estão buscando na tecnologia uma forma remodelar seus negócios e garantir a competitividade, e este processo de transformação digital parte da tecnologia base, que é a Internet das Coisas. Há casos de aplicação da IoT a nível de processo, aplicando esta tecnologia apenas em um ou alguns estágios do chão de fábrica, mas também há exemplos de aplicações em toda a planta, e em ambas estratégias foi possível observar benefícios no tempo de resposta ao mercado, capacidade de personalização, custos de fabricação, flexibilidade, performance operacional, dentre outros, que são aspectos importantes para melhorar os níveis de agilidade de uma companhia, viabilizando as práticas da Manufatura Ágil.Dissertação O papel do uso das tecnologias digitais na execução de práticas de economia circular(2022) Carlos, Ricardo LuizO planeta caminha em direção crescente para a escassez de seus recursos naturais, assim a economia circular vem recebendo cada vez mais atenção por parte das empresas, sociedades e seus governantes, que buscam novas formas de produção e consumo visando modelos mais sustentáveis e um menor impacto ambiental. Neste contexto as tecnologias digitais como IoT, Big Data e Blockchain buscam atuar como habilitadoras nesta transição de modelos de economia linear para modelos que utilizem práticas de economia circular, possibilitando o monitoramento, otimização, segurança e rastreabilidade dos processos, produtos e serviços, proporcionando assim uma resposta mais rápida a possíveis barreiras a serem encontradas durante o percurso e para a visualização de oportunidades que possam proporcionar vantagens competitivas. Sendo que neste cenário de transição, os estudos enfatizam que as tecnologias digitais oferecem diversas barreiras e oportunidades no processo de melhoria no desempenho de práticas circulares, assim, ainda existe a lacuna sobre como as tecnologias digitais afetam as práticas circulares e sobre o potencial de mudança que essas tecnologias juntamente a modelos de economia circular podem oferecer para as empresas. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar o papel do uso das tecnologias digitais como IoT, Big Data e Blockchain na execução das práticas de economia circular e quais mecanismos as empresas estão adotando para integrar as tecnologias digitais no contexto circular. O método de pesquisa consiste em um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as tecnologias digitais tem relevância na execução de práticas no contexto de economia circular, onde as tecnologias tiveram relativa importância para o êxito da implementação de práticas circulares nas empresas que fazem parte do estudo. Ocorreram barreiras durante os processos de implementação, onde a grande maioria pode ser contornada através de ações das tecnologias digitais. As oportunidades salientadas pelas empresas, contemplam que a análise de Big Data melhorou o desempenho no processamento e gerenciamento dos dados, a IoT adicionou a otimização das práticas e rastreabilidade para as embalagens das empresas, assim, trazendo eficiência para as práticas de reciclagem, recuperação, reutilização e descarte, e o Blockchain fornece rastreabilidade, segurança e confiabilidade para a prática implementada. A contribuição teórica da pesquisa está relacionada a inclusão de um construto de tecnologia digital como viabilizador para a implementação de práticas de economia circular, pois, a integração das tecnologias digitais juntamente as práticas circulares apresentou um diferencial para as organizações que buscavam sua implementação, assim, o desenvolvimento e inclusão de um construto de tecnologias digitais dentro de uma estrutura de economia circular, demonstra-se relevante para apoiar a execução de operações que envolvam práticas circulares. Como contribuição prática, as empresas do estudo compreenderam que a integração com startups proporciona benefícios para o desenvolvimento dos projetos, onde além de propostas inovadoras, apresentam as tecnologias digitais como soluções gerenciais para a implementação das práticas de economia circular, visto que a integração com as startups teve papel de destaque para o desenvolvimento das áreas de tecnologia, gestão de dados e execução de práticas sustentáveisDissertação Transformação digital aplicada no planejamento de demanda baseado em inteligência artificial(2022) Correia, Caveiro FernandaA partir de mudanças no cenário atual, as empresas precisam, cada vez mais, se envolver no processo de transformação digital, com o objetivo de se manterem competitivas no mercado e criarem valor aos seus clientes. Neste cenário, a implementação de tecnologias digitais em diferentes áreas vem sendo utilizada para obter melhorias em todos os níveis organizacionais. A Cadeia de Suprimentos não é diferente e vem se beneficiando deste processo. Esta apresenta relação direta com os custos e níveis de serviço das empresas e, por esse motivo, é considerada de extrema importância pelas organizações. Sendo a demanda a principal responsável por movimentar todos os processos envolvendo a Cadeia de Suprimentos, surge a necessidade de realizar um planejamento de demanda, a fim de que decisões operacionais sejam tomadas muito antes da mesma ser conhecida. Neste contexto, a utilização de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), pode ser de grande auxílio no processo de planejamento de demanda. Desta forma, o presente estudo tem, como objetivo principal, analisar como a IA está sendo aplicada pelas empresas no Planejamento de Demanda, com foco na identificação dos recursos necessários para essa implantação e, consequentemente, no desenvolvimento da capacidade desta por essas organizações. Para atingir o objetivo proposto, esse estudo utiliza uma abordagem qualitativa, tomando como método o estudo de caso múltiplos. Aqui estão sendo analisadas três empresas de grande porte, sendo duas delas do segmento de cosméticos e uma do setor alimentício. A partir da análise dos resultados obtidos, esse estudo identificou cinco recursos utilizados pelas organizações para a implementação da Inteligência Artificial. Estes estão divididos nas seguintes dimensões: tangíveis, humano e intangíveis. Na dimensão tangível, os recursos citados são os de dados e os da arquitetura do modelo. Na dimensão humano, o principal recurso identificado foi o das habilidades técnicas. E, na dimensão intangível, foram levantados os pontos da necessidade de redesenho do processo atual e o da importância de apoio da liderança. A identificação dos recursos é relevante para gestores e profissionais, que podem desenvolver critérios de benchmark específicos e podem quantificar prontidão em relação a cada umas das dimensões avaliadasDissertação Transformação digital e as mudanças na criação de valor(2022) Novais Filho, Marivaldo José deA Transformação Digital vem influenciando pessoas, empresas e sistemas, e essa revolução está mudando a maneira como as empresas administram seus negócios, desenvolvem relacionamentos dentro e entre ecossistemas (por exemplo, com consumidores e fornecedores), oferecendo novas oportunidades e desafios de gerenciamento. A influência das tecnologias emergentes na inovação de produtos e serviços faz crescer significativamente as pesquisas e práticas de gerenciamento voltadas à transformação digital, que representam um problema em constante evolução e, portanto, ainda há lacunas que necessitam serem estudadas – dentre elas, o entendimento de como a transformação digital pode mudar as práticas na criação de valor. Neste contexto, o objetivo geral do estudo consiste em entender como as empresas estão implantando a Transformação Digital, as tecnologias aplicadas, as práticas utilizadas no processo de Transformação Digital, e como podem criar valor para as empresas. O método de pesquisa foi estudo de múltiplos casos, realizado com empresas do segmento do varejo. Como contribuição deste trabalho, destacam-se as práticas utilizadas pelas empresas, evidenciando formas de conduzir funções organizacionais que evoluem em função da dinâmica do ambiente dos negócios, destacando a transformação digital