Trabalhos de Conclusão de Curso
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Trabalho de Conclusão de Curso Calçada drenante como técnica de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais em residências(2020-04-04) Rocha, Aryane Raposo; Isidro, Cecília de Almeida; Clemonte, Natasha Baruffaldi; Nascimento, Rafael Gomes doSistemas de drenagem eficientes e aproveitamento da água pluvial são alternativas que podem contribuir para a redução de enchentes, por amortecer o escoamento superficial devido a possibilidade de armazenamento, impedindo que toda vazão chegue até seu destino final ao mesmo tempo, saturando a drenagem urbana. A captação e aproveitamento da água da chuva auxilia na diminuição do consumo de água tratada e preserva o meio ambiente, reduzindo a escassez dos recursos hídricos. Desta forma, o trabalho consistiu em desenvolver um sistema que contribuísse para amenizar os problemas de enchente, captando, armazenando e aproveitando as águas pluviais. O projeto consiste em uma calçada drenante que possui um reservatório inferior e, através de tubulações, leva a água escoada até uma cisterna, e com o devido tratamento pode ser utilizada na residência para fins não potáveis como irrigação de jardim, descargas sanitárias, lavagem de roupa, veículos, pisos, entre outros. O local escolhido para estudo foi o bairro Rudge Ramos, localizado em São Bernardo do Campo, com o intuito de amenizar os problemas causados por frequentes enchentes na região. A implantação das calçadas drenantes contribuirá para contenção do rápido escoamento superficial, aliviando o sistema de abastecimento público além disso, reduzirá o consumo de água potável, portanto, evitará que a casa seja alagada, e a água pluvial captada poderá ainda ser aproveitada. Diante disso, o sistema foi dimensionado considerando as precipitações da região em um período de 20 anos (1995 a 2015), para atender em média três moradores por residência, realizando o estudo dos materiais que compõem o sistema para analisar a viabilidade de construção, eficiência no alívio de enchentes e economia para o proprietário.Trabalho de Conclusão de Curso Diretrizes de projeto para abrigo de animais(2020-12-03) Bradfield, Betina Reimer; Corsi, Bruno Henrique; Kuboyama, Carolina Tami; Cavalcante, Isadora Loiola; Aburaya, Sarah HarumiO presente Trabalho Final de Curso em Engenharia Civil do Centro Universitário FEI aborda a problemática referente a animais em condição de abandono. A presença de animais abandonados em espaços públicos é considerada ameaça em potencial para as áreas de saúde pública, social, ecológica, econômica e de segurança de transporte. O intuito do trabalho é trazer essa problemática não apenas com o enfoque na saúde pública, como também considerando o bem-estar físico, emocional e natural dos animais. Para isso o objetivo principal é propor as diretrizes de projeto para abrigo de animais. A metodologia adotada consiste na análise de um referencial teórico abordando as legislações existentes com relação aos animais no universo jurídico federal, às unidades existentes de controle animal e sua relação com abrigos de animais e o viés de sustentabilidade e como ele pode ser adotado nesse projeto, culminando em um estudo das soluções sustentáveis que podem ser executadas na construção do abrigo, dos materiais necessários na construção e das áreas que devem estar presentes em abrigos de animais. O desenvolvimento aborda as diretrizes para o projeto de abrigos de animais, as recomendações necessárias com relação às etapas construtivas, levando em consideração os materiais que resultam no melhor desempenho técnico e as áreas essenciais que devem estar presentes no projeto. Relata também como aplicar as propostas de soluções sustentáveis em abrigos de animais. O trabalho resultou em um projeto de manual técnico, que contém todas as etapas trabalhadas no desenvolvimento.Trabalho de Conclusão de Curso Viabilidade técnica e econômica para a implantação de fazendas verticais em centros urbanos(2020-12-03) Pinto, Felipe Eduardo Oliveira; Vaz, Isabela Gimenes; Leal, Natália ColbertO estudo propõe viabilizar Fazendas Verticas em centros urbanos, especificamente na região metropolitana de São Paulo, por meio da discussão de conceitos, características, aperfeiçoamentos e comparações de métodos de implantação. Gerouse indicadores técnicos e econômicos para que o incorporador possa decidir o melhor método de implantação da fazenda, com base em dois tipos de aplicações deste empreendimento. Para a definição dos parâmetros que estruturaram o estudo foi feita uma análise comparativa, com base em pesquisa exploratória, que permite a identificação e compreensão das alternativas de implantação de Vertical Farm em âmbito mundial e as categorias de análises de modelos de negócios e os conceitos que embasaram a definição de locais com mercado potencial em centros urbanos. Primeiramente o estudo é dividido em dois tipos de aplicações de Fazendas Urbanas, a primeira é a de forma marginal, representando um valor agregado a um empreendimento, e outra de forma integral, em que a fazenda ocupe 100% de um local. Cada uma nos proporciona algumas opções de implantação, como a marginal, podendo ser fazendas em telhados de shoppings, restaurantes ou até mesmo um espaço dentro de uma empresa para a plantação de alimentos para consumo dos funcionários. A aplicação integral já é necessário um investimento maior, pois precisase de uma análise de um local, para implantar um espaço para cultivo, ou até mesmo a utilização de um local abandonado. Foi indispensável um estudo de aperfeiçoamento do local, independente de qual aplicação, visto que para cultivar alimentos em um ambiente fechado, sem acesso a luz solar e fatores climático, será preciso a utilização de equipamentos específicos que não agridam a plantação. Quanto ao método de produção foi visto que pode ser aplicado para todos os tipos de empreendimentos analisados para esse estudo. Por fim, foi realizada uma avaliação de cada opção de implantação, sendo analisada separadamente para marginal e integral, nos resultando na melhor alternativa de investimento para cada aplicação.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo e análise prévia de modelagem da despoluição e revitalização do rio Pinheiros com participação da iniciativa privada(2020-12-03) Meneghini, Leandro Bartolozzi; Silva, Rebeca Vilela Gimenes da; Martin, Victor BruschiniUma breve análise do contexto político econômico brasileiro mostra uma alternativa de financiamento de um projeto completo para além da despoluição a revitalização do Pinheiros e seus entornos, levantando a oportunidades para o investidor privado e para o setor público. Visto que o estado deve interferir no bemestar da população, e já existem programas de parcerias bem sucedidas em outros setores, como de aviação e portuário, uma opção é a iniciativa privada, dona de capital e em busca de novos projetos para investir visando possível rentabilidade. Para atrair esses novos formatos de relação público-privada é necessário levantar formas de retorno aos investidores, sob esse aspecto será pensado em uso da via para navegação comercial ou mesmo como alternativa de transporte público, juntamente com comercialização das áreas do entorno para comércio e serviços, ou mesmo na criação de parques elevados. Em grupo, a despoluição do rio e a reutilização da área de forma ativa espera-se melhorar o aspecto da região, melhorar a qualidade do ar e de uma forma geral trazer qualidade de vida a população. Serão usados exemplos e modelos internacionais estudados dentro do contexto da cidade de São Paulo, e então apresentado um modelo de EAP do projeto juntamente com o detalhamento com uma das soluções apresentada.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo para implantação do conceito de cidades simbióticas sobre resíduos sólidos urbanos(2020-12-03) de Oliveira, Bruno Magalhães; Muniz, Emilly Coelho; de Lima, Priscila Cristina CastilhoO objetivo deste trabalho foi elaborar o projeto de um sistema de reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos residenciais provenientes de quatro distritos da zona leste de São Paulo: Belém, Brás, Mooca e Tatuapé, para fins de geração de energia limpa e renovável gerada pela gaseificação destes resíduos e verificando a sua viabilidade econômica, baseandose no conceito de Symbio City, visando as novas práticas sustentáveis que tem se tornado um foco importante de pesquisa por tecnologias que utilizem recursos renováveis e que diminuam ou eliminem a produção de contaminantes e poluentes ambientais em processo de obtenção de energia. O aumento de lixo está diretamente ligado ao aumento desordenado da população e do crescimento sem planejamento de grandes núcleos urbanos, com isso as ações e o manejo acerca dos resíduos se tornaram complexos e devido ao não reaproveitamento é possível verificar que os sistemas de descarga destes detritos se encontram em seu maior momento de saturação, os quais demandam aterros sanitários cada vez mais afastados dos centros urbanos, além do fato de ainda existirem quantidades significativas sendo despejadas em aterros controlados e lixões. Diante disto, este projeto visa elaborar um cenário de coleta para os resíduos sólidos urbanos, transportando-os para uma usina inserida na própria área de estudo. A partir da coleta de dados da geração de lixo por habitante da região noroeste na cidade de São Paulo, foi possível calcular a quantidade aproximada de 240 toneladas/dia de material orgânico e seco para a geração de energia, o que poderia abastecer uma população com cerca de 70.000 habitantes ou resultar em 4 MWh de energia elétrica para exportação.Trabalho de Conclusão de Curso Construção modular(2020-12-03) Ferreira, Beatriz Galdino dos Santos; Ávila, Bruna Gabrielle Sena; Shinohara, Letícia Miyuki; Takahashi, Milena SayuriNas últimas décadas, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010 e um estudo do grupo CEM em 2016, pode-se observar um crescimento acentuado no déficit habitacional de São Paulo, estimando que 1.675.221 paulistanos residem em setores de precariedade, já que o modelo de construção atual não supre a demanda necessária de habitação, principalmente das pessoas mais carentes. De acordo com Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado pelo IBGE, o custo da construção por metro quadrado subiu 0,25% de janeiro a fevereiro de 2020, alcançando R$1.165,13, com isso, dificultando a moradia digna. Portanto, desenvolveu-se um modelo de conjunto habitacional para pessoas de baixa renda utilizando um método construtivo inovador capaz de construir de forma mais rápida, barata e eficiente em relação ao método convencional (alvenaria, viga, laje e pilar), tendo em vista o conforto e o bem-estar do usuário. O contêiner marítimo, utilizado para o transporte de cargas pelo mundo, tornou-se útil dentro da construção civil, sendo possível construir por meio de sua estrutura uma forma de habitação. Com isso, a partir da revisão bibliográfica levantou-se parâmetros construtivos e técnicos de forma a realizar um projeto que atenda às necessidades de interesse social utilizando contêineres. Desta forma, desenvolveu-se um complexo com 36 unidades habitacionais com dois tipos de layouts diferentes para assim atender famílias com diferentes necessidades. Foi feito o estudo da metodologia completa para aplicação nesse modelo, desde sua fundação aos seus acabamentos, demonstrando soluções eficientes para os principais problemas de sua aplicação na construção civil, como o seu desconforto térmico e acústico. Para a entrega do projeto, foi demonstrado que é possível utilizar fundação com sapatas isoladas, que a estrutura do contêiner é autoportante, mostrando a possível forma de empilhamento, montagem das habitações e as instalações mais relevantes para edifício para transformá-los em edifício de 4 pavimentos, incluindo o térreo. Por fim, foi apresentado a viabilidade econômica com a implantação completa do projeto desenvolvido ao longo deste trabalho.Trabalho de Conclusão de Curso Aplicação do BIM a anteprojetos de obras portuárias(2020-12-03) Oltramari, Guilherme; Carvalho, Matheus Ferreira de; Gomes, Stefanie CorreaA dissertação a seguir aborda a incorporação do BIM às obras portuárias. O foco foi especificamente o estudo de berço portuário (componente fundamental para a logística de um empreendimento deste tipo), mais especificamente um modelo de píer de contêiner para navios de porte “Panamax”. A partir destas considerações, foi feita uma automatização para a confecção de modelagens computacionais 3D (que combinou o uso dos softwares “Dynamo”, “Revit” e “Excel”), baseando-se no porte de 11 navios distintos contidos na tipologia “Panamax”, previamente citada. O usuário hipotético do produto gerado por este estudo se comunica com o sistema de automatização por meio de uma interface, onde, para este, serão apresentadas as informações de porte de cada um dos navios (cabendo ao usuário escolher entre uma das 11 opções). Feita a escolha, o sistema retornará ao usuário, além da modelagem em 3D, uma estimativa de custo para a confecção do empreendimento (píer) em questão. Por se tratar de um “primeiro passo” no que tange à utilização do “Dynamo” em um projeto de automatização de modelagem de estruturas deste tipo, muitas considerações de simplificação foram feitas no que se refere ao estudo de dimensionamento estrutural (todas embasadas em conceitos teóricos, normas técnicas e arquivos do acervo pessoal do professor orientador deste estudo). Obtiveram-se resultados satisfatórios. O “Dynamo” apresenta uma excelente alternativa para automatizar a modelagem em 3D de anteprojetos de estruturas deste gênero. Há, portanto, grande potencial para este tema no tocante a pesquisas futuras quanto à padronização de rotinas computacionais para estruturas portuárias.Trabalho de Conclusão de Curso Índice de confiabilidade estrutural para marquises de concreto armado(2020-12-04) Tomita, Fernando Kanamura; Luz, Gustavo Rocha; Donato, WilliamAs Normas para o dimensionamento estrutural do concreto armado NBR 8681:2003 e NBR 6118:2014, recomendam os valores dos fatores que ponderaram as resistências e solicitações. No entanto, as normas brasileiras supracitadas não apresentam estudos que comprovem a confiabilidade da estrutura, através dos coeficientes de ponderação. Há diversos casos noticiados pelas mídias de comunicação sobre desastres relacionados ao colapso de estruturas do tipo marquise, sendo assim, a pesquisa baseia-se no comportamento de uma marquise, uma laje em balanço, que está submetida a flexão simples para o Estado Limite Último (ELU). Todos os parâmetros, de resistência e solicitação, são considerados variáveis aleatórias, enquanto a geometria da laje é modificada dentro de uma distribuição estatística normal, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a confiabilidade assegurada pelas normas de concreto armado. Para obter o Índice de Confiabilidade Estrutural, será utilizado o Método de Monte Carlo, um método que consiste em realizar simulações de acordo com a probabilidade de cada variável, e assim, resulta em marquises com diferentes configurações. Estudos sobre esse tema, mostram que os Índices de Confiabilidade e a geometria da peça, estão diretamente ligados, pois quanto maior a seção menor seu valor. Notou-se que para avaliação de marquises, o índice de confiabilidade não bastava, por isso criou-se o índice de aproximação. Para larguras de marquises maiores do que 1,0m, os dados foram insatisfatórios, por apresentar dados negativos ou fora do intervalo aceitável. Para larguras de 0,5m, os dados foram os mais satisfatórios encontrados, pois apresentaram os maiores Índices de Aproximação.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo da utilização de piezômetros para a geração de energia elétrica através de pavimentos(2020-12-04) Costa, Giovanna Delecroide da; Sartori, Guilherme Henrique; Santos, Thaís Portugal dos; Campos, Thayna PerrottaAtualmente, o petróleo é a maior e mais utilizada fonte de energia em todo o mundo, sabendo que este possui uma data fim, a elaboração de uma solução para uma geração de energia mais limpa, sustentável e renovável se faz necessário. Esta dissertação, irá propor uma alternativa de geração de energia limpa através de uma fonte até então inexplorada, a energia mecânica que é transmitida ao pavimento quando se dá a passagem de um fluxo de veículos. Para isso, foi proposto a utilização de materiais piezoelétricos, que possuem a capacidade de transformar a energia mecânica em elétrica, que serão instalados ao pavimento através de uma adaptação do atual método construtivo. Para a elaboração desta proposta, será primeiramente realizada uma análise do impacto da instalação do sistema no atual método construtivo, observando suas etapas de execução atuais e futuras com a inclusão do sistema proposto e também será utilizado o Método dos Elementos Finitos (MEF) para ser avaliado o comportamento estrutural do sistema dado os esforços que este estará exposto. Quanto ao comportamento do material piezoelétrico, através de uma aplicação de caso utilizando dados de tráfego do corredor de ônibus da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini em São Paulo, local onde foi possível mensurar uma circulação de veículos de forma mais precisa e constante, será possível observar como estes podem ter uma grande capacidade elétrica quando submetidos a esta utilização, bastando avanços tecnológicos para tornar sua aplicação mais comum e economicamente viável, embora a presente proposta não traga fatores econômicos em sua análise.Trabalho de Conclusão de Curso Protótipo de sistema de monitoramento remoto de tensões e deformações utilizando strain gauges(2020-12-04) Galhardo, Anderson de Oliveira; Freitas, Bianca Botelho de; Campos, Camila Montesanti Atallah; Leite, Fernanda Medeiros; Dutra, Guilherme MelaniFazer a previsão dos impactos que ocorrem em estruturas é um trabalho difícil devido à complexidade das reais interações entre a estrutura e o meio ambiente. Neste contexto, o monitoramento de estruturas é de extrema importância para a Engenharia Civil, auxiliando na prevenção de deformações excessivas e até mesmo no colapso de estruturas. As formas de monitoramento estão se tornando cada vez mais modernas e automatizadas, no entanto, os sistemas encontrados no mercado contam com equipamentos de aquisição de dados de alto custo. Diante disso, este trabalho objetiva desenvolver um protótipo de sistema de monitoramento estrutural remoto através do microprocessador Arduino. A plataforma permite conexão com diversos tipos de sensores, os quais têm sido amplamente utilizados no monitoramento em geral. De forma específica, foi utilizado um strain gauge para medir a deformação de uma chapa metálica. Os dados coletados foram tratados e monitorados pelo aplicativo Safe Structure, desenvolvido pelos autores, que disponibiliza os resultados de tensão e deformação em uma interface remota. A eficácia do sistema foi validada através da Teoria da Elasticidade Linear em comparação com modelagens realizadas no software ANSYS. A análise entre os métodos não apresentou erro maior do que 6%, resultado satisfatório dentro da percepção que se foi construída na faculdade de engenharia.Trabalho de Conclusão de Curso Transporte urbano de cargas(2020-12-04) Tomé, Aline Alves de Souza; Lena, Geovani Lelli; Rocha, Rafaela da Silva; Silva, Yan CauêO adensamento populacional nas cidades é um fenômeno social que gera problemas urbanos de infraestutura, sendo a movimentação de cargas essencial para a manutenção dos serviços, atividades comerciais e industriais, o obejtivo deste trabalho é propor a possibilidade de integração mais equilibrada entre os sistemas de transporte da cidade de São Paulo, reduzindo a dependencia da movimentação de carga pelo modal rodoviário, proporcionando a otimização dos deslocamentos, gerando uma reação em cadeia que pode beneficiar não somente empresas mas a qualidade de vida da sociedade. Portanto, a proposta deste trabalho é, justamente, buscar alternativas com ações inovadoras para criar uma estrutura harmônica que possibilite o maior desenvolvimento e eficiência da logística urbana praticada hoje, e que ao mesmo tempo, atendam as diretrizes definidas pelos órgãos públicos para o progresso da cidade analisada. A metodologia empregada consiste na identificação dos motivos da adesão majoritária pelo transporte rodoviário, com o intuito de trazer alguns destes fatores, os mais interessantes, para a nova opção, para que desta forma, este seja um modal atrativo tanto para o setor público, quanto o privado. Foram definidos três meios de transporte: por hidrovias, ferrovias e uma adaptação do veiculo leve sobre trilhos, o modal será escolhido de acordo com a análise multicriterial de tomada de decisão, a relevância destes critérios será analisada por uma equipe de profissinais que colaboram com a área de transportes de alguma forma, seja academicamente, atuando com projetos ou planejamento urbano. O diagnóstico do trajeto, origem e destino dos bens faz-se essencial para que seja possivel a criação do traçado e determinação de terminais do novo modelo apontado, e por fim, a apresentar um anteprojeto com esquemas e números para a verificação da viabilidade econômica do empreendimento.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da implementação de um monotrilho de cargas para o aumento do escoamento de mercadorias do Porto de Santos(2020-12-04) Silva, Felipe Soares da; Magnani, Guilherme Fabretti; Cardoso, Leonardo da Silva; Vicente, Pedro Rogério Themoteo; Paschoal Junior, Rodrigo Umburanas; Rodrigues, Anderson Samuel Araujo CoelhoCom a grande demanda de importação e exportação de cargas no Porto de Santos, podese ver uma grande necessidade de escoamento dessas cargas que chegam no retroporto, é explícito a necessidade de um meio de transporte que auxilie em conjunto com o sistema atual de transporte de cargas. Referente a esse problema o trabalho terá o foco em quatro pontos, o primeiro é de contemplar o cenário antecedente do porto, através da história, dificuldades e seu crescimento. No segundo ponto, ver o contexto atual, analisar os dados, desempenhar a quantificação dessas cargas que atualmente chegam e o quanto sai do nosso país através do porto. No terceiro ponto verificar as soluções que atualmente existem no mercado, analisando possíveis inovações no sistema de transporte de cargas mundiais e qual será o que melhor se adequa ao porto de santos. Com tudo isso definido, no quarto e último ponto, traremos o estudo desse sistema implantado. Analisando qual seria o melhor lugar e como seria implantado, assim como o quanto tempo demandaria para a construção e o quanto seria necessário investir, para ver esse projeto trazer um retorno positivo para nosso país.Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de projeto de requalificação da área central do Centro Universitário FEI - Campus SBC(2021-06-16) Almeida, Felipe Borges Vasco de; Murgia, Marcela; Ichikawa, Thor Pasqueto; Paulino, Rodolfo Luiz MarquesO planejamento urbano é fundamental para o bem-estar das pessoas que vivem no espaço urbano, seja ele logradouros públicos, como vias, calçadas e praças, como por exemplo, áreas externas de escolas. Espaços qualitativos envolvem uma série de elementos, por exemplo, a acessibilidade, seja para pessoas com ou sem deficiência relacionada à mobilidade, para acessarem ou utilizarem o espaço em sua integralidade. NoBrasil, segundo o censo do IBGEde2010, há aproximadamente 46 milhões de pessoas que declaram possuir algum tipo de deficiência, sendo destes 800 mil residentesda capital paulista, a qual investiu, nos últimos três anos, o total de 131milhões de reais no Plano Emergencial de Calçadas(PEC), com o objetivo dereadequar as vias para pedestres.Dentro deste contexto e olhar sistêmico, a adoção da requalificação da área para modernizar os espaços e torná-los mais confortáveis e seguros,de modo que é fundamental para um projeto que atenda a necessidade das pessoas. A proposta é de inovação da área central do centro universitário, utilizando a Engenharia Civil / Arquitetura e Urbanismo em uma ação integrada, para que as pessoas,que convivem na instituição,ocupem estes espaços seja para lazer, contemplação, socialização, descanso e inclusive como extensão das salas de aula para atividades ao ar livre. Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitas pesquisa documentais e teóricas sobre os conceitos a serem aplicados como urbanismo tático, requalificação, acessibilidade, mobilidade urbana, pocket parks, fachada ativa e desenho universal, além de consulta à legislação vigente e as normas brasileiras aplicáveis. Aelaboração do projeto foi feita por meio de soluções com os softwares AutoCAD e Revit, aplicando e adequando todos as teorias analisadas e avaliadas durante o trabalho.Sob essa ótica, após conclusão do projeto de requalificação da área central da FEI –SBC, é possível avaliar que a proposta atende a todas as necessidades propostas pelo público-alvo do projeto, levantadas na pesquisa com a comunidade universitária. Como resultado, verifica-se a concretização do trabalho por meio da entrega do anteprojeto com detalhamento básico e estudos técnicos,em conjunto de uma proposta de realocação do estacionamento dos funcionários e docentes.Trabalho de Conclusão de Curso Ecoeficiência de sistema construtivo(2021-06-16) Silva, Bruno Lima; Garcia, Felipe Andreoli; Vive, Lucas Pereira; Barbosa, Luiz Henrique PastoreO presente trabalho tem como principal objeto de estudo o desenvolvimento inicial de um sistema construtivo que se sustenta em recursos essenciais para o cenário atual da construção civil. Além de uma matéria prima sustentavel e ecoeficiente, o bambu é completamente utilizado por diversos setores industriais, sendo assim um insumo que não possui resíduos, ou que seja danoso ao ambiente no seu processo de cultivo. A evolução dos estudos e pesquisas sobre as milhares de espécies da planta, acompanhado de ensaios que garantem o conhecimento de suas melhores aplicações, permitem uma abordagem criteriosa na seleção de uma ou mais espécies na construção do sistema tratado neste estudo. Através de um projeto modular de 1,92m² baseado em drywall não-estrutural, adaptado com elementos de bambu substituíndo elementos metálicos, entitulado bamboo frame, foi possível realizar ensaios para verificação de resistência aos impactos e consequentemente ao desempenho, adequados da norma de drywall para a execução e utilização do mesmo no mercado da construção civil. O trabalho dividiu-se em etapas, constituído por fundamentação teórica sobre o bambu e suas características, além de um aprofundamento das principais técnicas, ferramentas e formas de utilização do bambu no desenvolvimento de um sistema construtivo, que possibilita a construção dos desenhos deste sistema e consequentemente a tomada de decisões e justificativas mais fundamentadas. A união de todos esses conceitos teóricos juntamente com a execução do projeto e desenhos, ou seja, a concepção de um protótipo para realização dos testes e ensaios, finaliza a elaboração do produto.Trabalho de Conclusão de Curso Análise estrutural do contraventamento do steel frame(2021-06-17) Muniz, Clarice Farias; Afonso, Fernando Cirilo Teruel; Cazac, Guilherme Cassimiro Schunck; Silva, Talles Martins daO sistema Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo industrializado de concepção racional e rápida execução. O mesmo é composto por perfis leves formados a frio, o fechamento pode ser realizado com placas cimentícias, gesso acartonado ou tiras de madeira orientadas. Com a industrialização do Light Steel Framing vem as vantagens de uma obra racional com o mínimo de erros possíveis, o que reduz a quantidade de entulho e sujeira. Com o crescimento do sistema LSF no Brasil é necessário estudos analitos da estrutura, o que vai proporcionar mais segurança e eficácia. Considerando esse contexto, o trabalho teve como objetivo a análise de um edifício de 5 pavimentos, contendo em cada pavimento 2 apartamentos. Nessa análise foi feito o estudo dos efeitos de primeira ordem dos deslocamentos laterais conforme cada tipo de contraventamento e de sua posição. Com o auxílio do software mCalcLSF, foram formuladas diferentes modelos estruturais com diferentes arranjos dos contraventamentos (X, V e K) visando encontrar um sistema que apresente melhor desempenho estrutural, ou seja menor deslocamento horizontal.Trabalho de Conclusão de Curso Modelo de negócios(2021-06-23) Oliveira, Pablo Lima de; Fantine, Lucas Kerr; Rocha, Lucas Viana da; Gomes, Nathalia Mourão; Jesus, Yasmin Santana deEste presente trabalho aborda a dificuldade que o concreto enfrenta quando é exposto a meios muito agressivos e fica sujeito a ataques químicos de cloretos, nitratos, sulfatos e ácidos. Esses ataques podem acontecer em diferentes ambientes, como por exemplo: ao ar livre com a presença de gás carbônico e humidade, próximo ou sob a água do mar e em ambientes industriais. E, especificamente em tubos de esgoto, onde ocorre o ataque por ácido sulfúrico. Baseado nessas informações e na ideia de inibir ou diminuir a degradação de concreto nesse ambiente específico, notou-se que outro problema que tem ficado cada vez maior é a geração e o descarte inadequado de resíduos sólidos gerados pela produção industrial. Então alinhando os dois problemas, a deterioração do concreto e o impacto ambiental gerado pelos resíduos sólidos industriais, a proposta é dar um destino útil para os resíduos de aciaria e bauxita (lama vermelha) que por ficarem estocados em aterros ou bota-foras, e seu inadequado cuidado e manuseio pode causar a contaminação do meio ambiente. Esta pesquisa tem como finalidade avaliar a viabilidade de utilizar escória de aciaria e lama vermelha para os tubos de concreto armado em esgotos, já que estudos mostram que as propriedades químicas de material mineral com produtos cimentícios podem melhorar o desempenho do concreto, tanto na passividade da armadura metálica, devido ao seu pH elevado, quanto na melhora da absorção por capilaridade do elemento devido ao reduzido tamanho das partículas do resíduo (promove o empacotamento de partículas).Trabalho de Conclusão de Curso Implantação de EMAS em aeroportos sujeitos à excursão de pista por meio de análise de risco(2022-06-14) Almeida, Abner Yzumi Maciel; Rissardi, Daniele Garcez; Carvalho, Felipe Santos; Okuma, Patrícia Tieko LopesCom o avanço da aviação, foram criados modelos de aeronaves cada vez maiores e mais pesados, levando ao aumento necessário da área de RESA (Runway End Safety Area), que é uma área no final da pista destinada à redução de danos em caso de overrun e/ou undershoot. Entretanto, o aumento dessa área não era possível em alguns aeroportos, devido à falta de espaço da estrutura do local, seja por conta de construções civis ao redor ou da topografia. Contudo, em 1990, foi lançado um sistema de segurança extra para as pistas, o chamado Engineered Material Arresting System (EMAS), feito, principalmente, para esses aeroportos, cujos espaços são limitados. O EMAS deve ser instalado no final da pista, mantendo uma distância segura da mesma para que não sofra nenhum dano devido ao jet blast. Para a construção do EMAS, atualmente, tem-se apenas um fabricante e dois tipos de materiais, o bloco de concreto celular e a espuma de sílica de vidro, apesar de existirem vários estudos para outros tipos de materiais. O dimensionamento do leito supressor é muito importante, pois deve-se levar em consideração parâmetros como o mix de aeronaves do aeroporto, o tamanho e peso das aeronaves e a pressão de enchimento dos pneus dos trens de pouso, já que a profundidade das ranhuras do sistema variará de acordo com esses fatores descritos. Ao entrar no leito supressor, a aeronave esmagará sua superfície, gerando a força de arrasto que fará com que a aeronave seja parada em segurança, sem danos aos passageiros e à própria aeronave. No presente trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o sistema em análise quanto à eficácia, apresentando exemplos de paradas bem sucedidas realizadas pelo EMAS; foram mencionados alguns acidentes aeroportuários, bem como a possíveis causas e consequências; foram estudadas metodologias para análise de risco, incluindo o ACRP Report 50 que, posteriormente, foi aplicado em estudos, com o auxílio do software RSARA2, para aeroportos brasileiros definidos no decorrer deste trabalho, os quais apresentaram resultados satisfatórios, por exemplo, com a implantação do EMAS, a probabilidade de ocorrência dos Aeroportos Santos Dumont e Jorge Amado – Ilhéus, teve uma queda de 38,44% e 68,17%, respectivamente, mostrando-se uma opção, tecnicamente, viável e eficaz e; para finalizar, foi realizada a análise econômica para o Aeroporto Santos Dumont, o qual se mostrou mais viável a implantação do EMAS para velocidade de saída de pista igual a 50 nós que, quando comparados os gastos atuais com os gastos caso fosse implantado o EMAS, obteve-se 13,99% de redução nos custos anuais.Trabalho de Conclusão de Curso Uso de plástico como agregado para confecção de blocos de concreto(2022-06-16) Kuroiwa, Barbara Touron; Silva, Dayane Martins; Nascimento, Fernanda WIlanoski Garcia; Gonçalves, Kenji YamazakiO Brasil atualmente está sendo destacado por sua alta demanda na produção de resíduos plásticos. Considerando o aumento na produção destes resíduos ainda maior durante a pandemia de COVID-19 devido ao maior uso de embalagens para entregas em casa, resultado do isolamento social, encontrar uma alternativa para o reaproveitamento de um dos maiores tipos de resíduos produzidos – o PET – caracteriza uma importante medida de descarte correto e alternativo. Com isso, o presente trabalho possui como objetivo analisar a viabilidade da substituição parcial dos agregados que fazem parte da composição do traço de fabricação de blocos de concreto. Para tal objetivo, utilizou-se flakes de PET, os quais foram obtidos diretamente de uma empresa fornecedora de plástico reciclado em forma de flakes. Após confecção dos blocos com diferentes porcentagens de flakes, sendo elas 0%, 8%, 12% e 16%, realizou-se os ensaios de análise dimensional, resistência à compressão e resistência térmica. O presente estudo proporciona resultados satisfatórios, destacando-se a sua resistência térmica, obtendo-se novas opções de materiais que contribuem com a reciclagem em larga escala, se adotado por grandes indústrias que consomem tal material, e empregar tecnologias que favoreçam o desenvolvimento sustentável.Trabalho de Conclusão de Curso Análise da utilização de polímeros para estabilização de camadas de base em pavimentos semirrígidos(2022-06-21) Silva, Anderson Rolemberg da; Liu, Daniel Maicon; Rodrigues, Gustavo Larios; Nakagawa, Kevin RyuO cimento é um dos materiais mais utilizados no mundo, porém seu processo produtivo é muito nocivo para o meio ambiente, operários da fábrica e pessoas que vivem nos arredores. Os respectivos impactos são a geração de particulados suspensos com óxidos químicos, contaminação dos solos durante a extração de matéria prima, emissão de CO2 durante a fase de clinquerização do cimento e alto índice de consumo energético para operação de maquinário. Atualmente o uso do cimento é muito comum para estabilização de camadas granulares, como a brita graduada tratada com cimento para bases e sub-bases de pavimentos. Apesar do aumento de rigidez da camada, o baixo consumo de cimento resulta em retração e leva ao aparecimento de trincas. As trincas de retração podem refletir para o revestimento asfáltico em casos do emprego da BGTC como material de base. No presente trabalho foi analisada a substituição do cimento por polímero liquido à base de éster acrílico para estabilização de camadas granulares de pavimentos semirrígidos. Foi definido um projeto de mistura e teor de umidade ótima para esta e, a partir desses parâmetros, realizada uma análise comparativa entre o desempenho da BGTC convencional e do material estabilizado com polímero líquido por meio de ensaios laboratoriais, como resistência à tração por compressão diametral, resistência à compressão axial, ensaio de retração e ensaio de flexão a 4 pontos. Com os resultados foi possível observar o comportamento das misturas com diferentes ligantes em concentrações variadas. Apesar do bom desempenho do polímero em relação à resistência mecânica, houve acentuada retração e foi possível identificar os efeitos gerados pela exposição ao calor bem como a diferença de resistência à compressão axial para dois diferentes métodos de compactaçãoTrabalho de Conclusão de Curso Solos moles(2022-12-08) Gallera, Caroline Freitas; Modesto, Nicholas Casconi Melari; Araujo, Willian Meneses deSolos moles são frequentemente encontrados nas regiões litorâneas brasileiras e, quando não compreendido seu comportamento com base em estudos e ensaios de caracterização, podem ser um problema à obra, principalmente em obras de infraestrutura, e um problema muito comum que ocorre devido a esse tipo de solo é o recalque. Costumeiramente, a solução de substituição total ou parcial dos solos moles fora praticada ao longo do tempo, contudo, novas metodologias foram surgindo e a engenharia foi se atualizando, exemplos dessas novas soluções são os aterros leves, aterros de sobrecarga temporária, aterros sobre geodrenos, entre outros, com especial atenção a solução de aterros de pré-carga que fora objeto de análise no estudo de caso. Visou-se analisar as diferentes metodologias em comparação com as soluções empregadas em obra, seus dados de solo e resultados analíticos, apresentando uma revisão bibliográfica baseados em artigos e um estudo de caso com dados reais de obra. Dos resultados colhidos e analisados dos documentos de obra, viu-se que o recalque de 10,2mm não será problema na fase de obras, mas na fase operacional, eles podem prejudicar de maneira significativa a operação do empreendimento, no caso de uma obra de infraestrutura. Considerando que a fase operacional pode ser prejudicada, por vezes opta – se por acelerar os recalques que acontecem posteriormente à construção do empreendimento (os chamados recalques secundários) com o tipo de aterro que seja mais adequado para acelerar o recalque secundário. Com a intenção de acelerar todos os recalques presentes na obra, este estudo sugeriu um aterro de pré-carga a ser alocado no ponto de interesse (na região onde há presença de solo mole). Por vezes, para prever melhor os recalques que surgirão, é comum o uso de softwares que a partir da modelagem do terreno possibilita essa análise. A modelagem realizada por este estudo estimou que a obra sofreria 10,2mm de recalque imediato sendo 232,7mm o recalque total. Em contrapartida, o recalque imediato causado pelo aterro de pré-carga resultou em 351mm de recalque total, sendo 11,8mm recalque imediato.