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Navegando Gestão da Inovação por Orientador "Iizuka, Edson Sadao"
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Dissertação Tese Análises empírica e conceitual sobre negócios inclusivos: contribuições para avanços teóricos e práticos(2021) Gentil, D.A partir da revisão da literatura nacional e internacional sobre negócio inclusivo, foram identificadas duas definições teóricas: base de pirâmide (BPO), na qual a pessoa de baixa renda não é vista apenas como um ser menos afortunado da sociedade e, sim, como um consumidor (PRAHALAD; HART, 2008; SHYAM, 2017; BECKWITH, 2016) e cadeia de valor, que inclui pessoas ou grupos excluídos na sua cadeia, como fornecedores, revendedores e demais públicos (TEODÓSIO; COMINI, 2012; PETRINI; SCHERER; BACK, 2016; GOLJA; POZEGA, 2012). Uma outra constatação é que a literatura acadêmica da Administração, raramente se ocupa em compreender a pobreza, exclusão/inclusão social, o que, ao contrário, ocorre nas ciências sociais (LARSEN; ANDERSEN; BAK, 2012; SAWAIA, 1999; ROOM, 2002; SAUNDERS; NAIDOO; GRIFFITHS, 2008; BAK, 2018; SPOSATI, 1998). Diante disso, percebem-se oportunidades para a análise crítica das definições atuais e a proposição de uma definição inédita. Para isso, buscou-se responder: a) Quais são as definições teóricas sobre negócios inclusivos? b) Quais são as perspectivas e as abordagens ainda não debatidas pela literatura científica? c) De que forma a compreensão teórica sobre a exclusão/inclusão social das Ciências Sociais podem contribuir para o entendimento do que sejam os negócios inclusivos de gênero? d) De que modo as empresas que se autodenominam ou são consideradas negócios inclusivos de gênero lidam com a pobreza, a exclusão e a inclusão social? A metodologia incluiu pesquisa exploratória e estudos de casos de gênero. Como resposta à primeira pergunta, identificou-se duas definições teóricas: base da pirâmide e cadeia de valor e outras parcialmente debatidas: De Direitos (advocacy) e Autoinclusão (COSTA, 2019); Reconhecimento, Autorrespeito e Inclusão (HAHN, 2012) e Recursos Estendidos (desperdiçados), empregam mais excluídos (RANJATOELINA, 2018). Quanto à segunda, nos estudos de casos de gênero, apurou-se cadeia de valor, base da pirâmide e duas definições parcialmente debatidas: indícios de inclusão de voz e pela linguagem. Na terceira, é preciso reconhecer a inclusão de pessoas de baixa renda nos negócios, mas entender de pobreza e exclusão social. Já na quarta, define-se negócio inclusivo como um tipo de empresa com fins lucrativos que se caracteriza por tornar visíveis indivíduos ou grupos que, em geral, se diferenciam dos padrões estabelecidos pela sociedade, quase sempre num contexto de pobreza e, principalmente, de exclusão social, ou seja, expostos a situações de vulnerabilidade social, de preconceito e de estigma social, atuando no sentido de promover atividades que buscam beneficiar pessoas que se encontram em uma ou mais situações, tais como: base da pirâmide, atuando em determinadas cadeias de valor, que procuram por direitos (advocacy), autoinclusão, reconhecimento e autorrespeitoDissertação Características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico(2019) Souza, Melissa Galdino deEssa pesquisa trata das características empreendedoras e o ambiente escolar na intenção empreendedora de alunos do ensino médio/técnico. Os alunos das Etecs Lauro Gomes e Juscelino Kubitschek de Oliveira foram selecionados para essa pesquisa. A investigação parte do seguinte questionamento: em que medida as características empreendedoras e o ambiente escolar podem influenciar na intenção empreendedora dos alunos do ensino médio/técnico das Etecs? Para responder tal pergunta, adotou-se o método quantitativo e utilizou-se a técnica de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 384 estudantes de cursos técnicos, tais como Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Secretariado, entre outros. O modelo proposto, inicialmente aplicado no ensino superior, foi validado e se mostrou adequado aos alunos do ensino médio/técnico. As hipóteses confirmadas evidenciaram que a autoeficácia é influenciada positivamente pelas características empreendedoras; a intenção empreendedora influenciada positivamente pela autoeficácia e pelo ambiente escolar. Na análise de multigrupos houve confirmação em relação a existência de diferença entre o relacionamento da liderança e autoeficácia e sociabilidade e autoeficácia no que diz respeito ao curso. Os resultados da pesquisa contribuem no avanço do conhecimento acerca do interesse pela atividade empreendedora dos estudantes do ensino médio/técnico, algo incipiente na literatura nacional e internacionalDissertação Effectuation: um estudo sobre as redes no processo de criação e desenvolvimento de negócios sociais(2019) Oliveira, J. H. dos A.A presente pesquisa busca analisar as relações em redes de empreendedores sociais no momento de criação e desenvolvimento de seus negócios sob o olhar teórico da lógica effectuation. A pesquisa utilizou a metodologia de estudo de caso múltiplo para a análise de dois negócios sociais localizados na cidade de São Paulo, com o intuito de realizar um mapeamento dos elos e laços desses empreendedores no período de criação do seu negócio. O estudo traz inicialmente uma revisão da literatura internacional e nacional que aborda o tema effectuation, trazendo a discussão sobre os princípios da teoria, os principais debates e proposições teóricas e perguntas de pesquisa e resultados obtidos em pesquisas anteriores. O segundo momento do referencial teórico aborda o campo de estudo das redes com atenção especial ao conceito de redes, considerando os principais estudos sobre redes e com ênfase no mapeamento de laços fortes e fracos. A análise dos casos resulta em contribuições para o campo de estudo do empreendedorismo, especialmente aos estudos de effectuation com ênfase em redes. Foi possível encontrar relações entre os principais teóricos de effectuation e as relações em redes em fases iniciais de um negócio social, identificando a existência de uma busca dos empreendedores pelos relacionamentos em rede e a busca por laços fortes. A pesquisa proporcionou uma compreensão sobre as tendências de relacionamento em redes no que se refere aos empreendedores de negócios sociais, levando à identificação de possíveis pesquisas futuras que relacionem o tema de redes a questões como gênero e etnia, além de relacionar a lente teórica de effectuation com o processo decisório analisando empreendedores sociais, caminhos que podem dar continuidade à presente pesquisa e aprimorar, tanto em termos teóricos quanto empíricos, a teoria de effectuation e do campo de estudo de redesDissertação Empreendedores negros em negócios sociais: um estudo exploratório(2019) Tomé, M. M.Esta dissertação trata da diversidade racial no mundo empresarial, trazendo os resultados de uma pesquisa sobre empreendedores negros cujos empreendimentos podem ser classificados como negócios sociais. O fenômeno tem dado sinais de crescimento no Brasil e vem sendo abordado por institutos de pesquisa e pelo jornalismo de negócios. Todavia, identificou-se uma lacuna teórica, da qual essa dissertação buscou realizar uma primeira aproximação. Ainda são escassos os estudos no campo da Administração no Brasil sobre a questão racial, notadamente no que se refere ao afro-empreendedorismo. O único artigo levantado sobre esse tema abordou a experiência dos chamados salões étnicos a partir da teoria pós-colonial, realçando sua participação no combate a uma identidade negra estigmatizada. Não foi privilegiado um enfoque voltado para as complexidades envolvidas na gestão desse tipo de negócio. Tal enfoque levaria a investigação ao encontro das discussões sobre negócios sociais, aqueles que apresentam uma tensão entre os objetivos econômicos e os objetivos sociais da organização. Considerou-se essa uma via interessante para a reflexão. O problema de pesquisa foi estruturado então a partir da seguinte pergunta de investigação: Como empreendedores negros que criaram negócios sociais vivenciam as tensões entre o caráter sociopolítico de suas iniciativas, expresso no ativismo antirracista, e sua estruturação como empresa que precisa gerar resultado econômico? A fim de respondê-la, foi realizada uma investigação exploratória de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com três empreendedores negros que estão à frente de negócios sociais dedicados à questão da diversidade racial. Os resultados evidenciaram que os três entrevistados/as têm consciência dessa tensão entre o social/político e o econômico/negócio que marca os seus empreendimentos. Por um lado, todos/as se identificaram como ativistas, ressaltando que se trata de um ativismo direcionado ao mundo dos negócios. Por outro lado, eles/as também relataram dificuldades de inserção numa lógica econômica, a dos negócios, dominada pela população brancaDissertação Ensino e aprendizagem em empreendedorismo: revisão sistemática e agenda de pesquisa(2021) Rebelo, M. G.O estudo identifica, organiza e analisa a produção científica internacional sobre ensino e aprendizado empreendedor (AE) disponível no Web of Science. Por meio de uma revisão sistemática da literatura são analisados os conteúdos de 71 artigos de forma qualitativa. Como resultado encontra-se um crescimento recente no campo, principalmente empiricamente na análise do fenômeno. Além disso, esse estudo apresenta os principais trabalhos, países, instituições, metodologia/métodos e resultados encontrados na literatura e seu panorama. Reunidas as pesquisas por temas pesquisados, agrupou-se as pesquisas conforme sua dimensão de estudo, se dando foco nos artigos sobre instituições de ensino, professor e aluno, sendo através do aluno que a AE ocorre. Por fim, listou-se as possíveis pesquisas futuras que englobam: o papel do aluno e professor; educação para o empreendedorismo; modelo de gestão universitária; stakeholders de instituições de ensino e de organizações; e características do processo de AE - incluindo o desenvolvimento de capacidade, experiências e fracassos organizacionais. Tais possíveis pesquisas podem auxiliar pesquisadores a continuarem a investigação do campoTese Garbage Can Model sob a perspectiva do Sensemaking: proposição do “Can” dos docentes que atuam nas plataformas MOOCs(2023) Correa, R. M. P.A literatura Garbage Can Model foi escolhida nesse estudo porque, dentre os diversos modelos não lineares de processo de decisão, é uma das proposições teóricas existentes que contribui na compreensão e no sentido de acúmulo de experiências e incidentes que foram ocorridos e que dão guarida para explicar as atitudes futuras. A metáfora “lata” apresenta-se neste estudo, como recurso metafórico, para ilustrar que as soluções acumuladas ao longo do tempo e que antecedem os problemas e desafios e, em geral, relacionadas às experiências marcantes ao longo da vida, ficam acumuladas na nossa “lata”, isto é, na memória de cada pessoa. No momento de decisão, a solução é retirada da “lata” e utilizada mesmo antes de existir o problema; portanto, é um processo de decisão não linear. E, sobretudo, em situações em que a decisão geralmente acontece quando a pessoa está diante de experiências inusitadas, complexas e dinâmicas. O objetivo desse estudo é avançar na metáfora “can” ou “lata” como nova proposição para a literatura Garbage Can Model, sob a perspectiva da teoria do Sensemaking. A proposta é compreender os tipos de “latas” em volume e consistência dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs, de cursos online abertos e massivos, massive open online courses. Para isso, refletir sobre o sentido que as suas experiências significativas nos âmbitos pessoal, profissional e acadêmico contribuem para a decisão de atuar nas MOOCs. Como contribuição teórica, após cinco décadas do artigo seminal (1972), esse estudo indica que a "lata" não pode ser vista de forma homogênea para diferentes indivíduos e distintos contextos organizacionais. Portanto, não houve proposição para a compreensão da metáfora “lata”, sendo que o "can" pode ser distinto para cada pessoa. A partir dessa descoberta, a lacuna teórica foi identificada na revisão teórica e nas entrevistas com 18 pesquisadores prolíficos que investigam a teoria Garbage Can Model. Além disso, mesclou-se as bases teóricas dos campos das organizações e gestão sobre o uso das metáforas. Esse estudo qualitativo e descritivo foi realizado utilizando a Técnica de Incidentes Críticos (TIC), juntamente com o Método Dialógico. Ambos se constituíram como recursos metodológicos indutivos e interativos de investigação. Optou-se por entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica (TIC) na perspectiva do processo de sensemaking, a fim de compreender o sentido que as experiências significativas revelaram como solução para a decisão de atuar nas MOOCs, bem como apoiar as análises retrospectivas. Escolheu-se o Método Dialógico para refletir sobre as perspectivas de importantes pesquisadores que foram além do estado da arte. Esses caminhos permitiram tornar mais clara a compreensão dos tipos de “latas” dos docentes que decidem atuar nas plataformas MOOCs. Os resultados encontrados fundamentam nova proposição teórica do uso do modelo “Garbage Can” e, assim, se avança na metáfora “can”, isto é, a “lata”, para tomada de decisão como contribuição desta tese. Então, para o docente que apresenta processo de decisão não linear e tem obtido êxito em sua atuação, no contexto organizacional das plataformas MOOCs, sua “lata”, metaforicamente, indica maior volume e consistência leve e flexível. A contribuição prática indica a importância de acumularmos experiências, pessoais, profissionais e acadêmicas, em intensidade (esforço) e frequência (continuidade), de forma a elevar as chances de êxito em situações inusitadas, com pouca ou nenhuma referência anterior, a partir de um processo decisório não linearDissertação Gestão da diversidade nas melhores empresas para mulheres trabalharem: investigação a partir das práticas divulgadas(2014) Bastos, M. T.Este trabalho tem como proposta trazer a investigação a respeito do diálogo teórico que abarca o conceito de diversidade e como esse conceito é entendido pelas organizações, especificamente as classificadas como as melhores empresas para as mulheres trabalharem, presentes na pesquisa publicada no Guia Você S.A. Exame, entre os anos de 2003 e 2007 e nas empresas presentes na publicação da Revista Harvard Business Review Brasil (Setembro/2013) por implementarem boas práticas de gestão da diversidade.Para isso foi elaborada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica em torno do tema, por meio do levantamento e análise de artigos acadêmicos tratando de diversidade, bem como dissertações, livros e documentos. Além disso, foi realizado um levantamento através dos websites das empresas para investigação do tratamento dessas organizações à diversidade presente. Busca-se ainda, a validação dessa pesquisa através da comparação dos resultados aqui alcançados, com os de outras duas publicações sob essa mesma temática. Os resultados da pesquisa sugerem um amplo conjunto de aspectos formando o constructo de diversidade, na academia e na compreensão do tema por parte das organizações. Observa-se uma relevante referência à identidade, vinda da academia e observada no tratamento das organizações às questões ligadas a diversidade. E ainda, que o êxito das práticas de gestão da diversidade pode vir fundamentalmente, das iniciativas das organizações em ir além do cumprimento das políticas de ações afirmativasTese A influência da educação empreendedora extracurricular e dos traços de personalidade na intenção de empreender dos estudantes das Etecs(2023) Ramos, I. M. L.Diante do desafio de inserir os jovens no mercado de trabalho, legitimado pelas exigências tecnológicas e sociais do mundo contemporâneo, que demandam competências e habilidades para o empreendedorismo, este estudo teve como propósito investigar a Educação Empreendedora desenvolvida de maneira extracurricular nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, verificando, nesse contexto, em que medida as atividades empreendedoras extracurriculares influenciam a intenção de empreender dos estudantes das séries e módulos finais, considerando os traços de personalidade e a existência de negócios na família. Para tanto, foi necessário abordar aspectos mais específicos relativos as atividades extensionistas criadas pelo Centro Paula Souza (CPS) ou pela própria Escola Técnica (Etec), e a outras atividades oriundas de parcerias com instituições públicas, privadas ou organizações da sociedade civil voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. A lacuna teórica encontrada na literatura nacional e internacional nesta temática permite reconhecer que a presente pesquisa traz uma contribuição aos gestores das escolas de nível médio, em particular às equipes acadêmicas e pedagógicas das Etecs, no que se refere ao potencial da oferta de atividades empreendedoras extracurriculares no efetivo desencadeamento da intenção de empreender dos estudantes, não se restringindo ao ensino ou à pesquisa sobre empreendedorismo. Desvelar tal realidade exigiu um olhar atento que permitiu ponderar quais os traços de personalidade dominantes nos indivíduos que apresentam a intenção de empreender. Assim sendo, os objetivos deste trabalho desdobram-se em: (i) identificar qual traço de personalidade tem maior influência sobre a intenção de empreender, (ii) verificar se a educação empreendedora extracurricular tem influência na relação entre traços de personalidade e intenção de empreender e (iii) analisar a influência da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. O alvo desta pesquisa situa-se, assim, na convergência entre os traços da personalidade e a decorrente intenção de empreender dos estudantes. A amostra foi constituída por estudantes matriculados nas séries ou módulos finais dos cursos técnicos e egressos da Etec. Por meio da análise multivariada de dados e modelagem de equações estruturais foi verificada a influência dos traços de personalidade, da educação empreendedora extracurricular e da existência de negócios na família na intenção de empreender dos estudantes. Constatou-se que todos os traços de personalidade considerados (Abertura a Novas Experiências, Amabilidade, Conscienciosidade, Extroversão e Neuroticismo) mostraram relação estatisticamente significante com a Intenção de Empreender dos alunos que participaram da pesquisa. Enquanto Abertura a Novas Experiências, Conscienciosidade e Extroversão apresentaram maiores coeficientes, denotando uma forte influência na intenção de empreender, os traços Amabilidade e Neuroticismo, embora também tenham mostrado efeito positivo, apresentaram menor poder de explicação, ou seja, uma fraca influência, como esperado. A influência das atividades empreendoras extracurriculares sobre a intenção de empreender, medida por Análise de Regressão Simples, apresentou uma relação positiva e significante, permitindo concluir que a participação dos estudantes nas atividades de Educação Empreendedora Extracurricular tem poder de predição e significância na intenção de empreenderDissertação Negócios sociais: estudo bibliométrico e análise sistemática da literatura nacional e internacional(2016) Romani-Dias, M.Realizou-se um estudo bibliométrico e uma análise sistemática da produção científica nacional e internacional sobre Negócios Sociais em 247 artigos acadêmicos, os quais foram organizados em seis categorias: (i) Artigos nacionais publicados em periódicos e congressos; (ii) artigos latinos, com exceção do Brasil, publicados em periódicos e congressos; (iii) artigos publicados em periódicos com alto Fator de Impacto; (iv) artigos mais citados de acordo com o Google Scholar; (v) artigos que abordaram temas correlatos aos Negócios Sociais; (vi) artigos publicados no “Social Enterprise Journal”, especializado no tema. A pesquisa feita tem caráter exploratório, de cunho misto, qualitativo quanto à parte bibliográfica e análise sistemática dos resultados e das lacunas apontados pelos autores investigados e, concomitantemente, quantitativo quanto à aplicação de Estatística Descritiva e Lei de Lotka nos dados obtidos. O objetivo principal da pesquisa foi o de captar, sistematizar e analisar a produção científica internacional e nacional acerca de Negócios Sociais. Os resultados apontam para um crescimento no campo dos Negócios Sociais, teórica e empiricamente. Além disso, os estudos têm se concentrado em seis temáticas: (1) na compreensão dos Negócios Sociais, por meio de diferentes abordagens, conceitos e modelos; (2) na Governança e relação desses empreendimentos com seus stakeholders; (3) na tentativa de ampliar as amostras e referências práticas dentro da temática; (4) na Aprendizagem Organizacional, estrutura e fatores críticos de sucesso e fracasso de NS; (5) nas métricas, indicadores e impactos sociais gerados por essas atividades; (6) na relação entre os NS e a legislação em diferentes países. Verifica-se que apenas 5,67% dos artigos realizaram pesquisas exclusivamente quantitativas; nesse sentido, sugere-se a realização de mais pesquisas quantitativas sobre o tema. Além disso, os autores apontam para a necessidade de realização de mais estudos empíricos sobre Negócios Sociais, com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento dessas organizações. Por fim, pretende-se, a partir da compreensão sistematizada da literatura sobre o tema, contribuir para a produção científica nacional sobre Negócios Sociais.Dissertação Organizações que atuam no modelo de economia compartilhada: pesquisa exploratória sobre os conceitos e práticas(2020) Silva, L. S. daA evolução de uma economia recente que busca no compartilhamento de bens e serviços a superação de uma crise financeira mundial e a busca, cada vez maior, por usuários e empresas com critérios, claros de sustentabilidade, em um fenômeno emergente e global. Dessa forma, os dois principais objetivos desse estudo são, por um lado, apresentar o estado da arte conceitual sobre a economia compartilhada e organizações que atuam sob esse tipo de perspectiva e, por outro, apresentar uma análise de como essas empresas (startups) lidam com as variáveis laço e lucro com base em suas atividades e características. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa exploratória de investigação por meio do aprofundamento em cada empresa da colmeia de Owyang (2016) e uma análise bibliométrica e sistemática de coocitações que possibilitaram a compreensão da evolução teórica acadêmica do campo. Os principais resultados dessa pesquisa apresentam-se na criação e análise de um banco de dados das empresas de economia compartilhada e o seu relacionamento a partir de um gráfico analítico que busca compreender o comportamento entre os níveis de laço e lucro dessas organizações. Considera-se que esse esforço fornece subsídios para que pesquisadores avancem em pesquisas futuras em tópicos como: a necessidade de continuação da investigação conceitual das empresas de economia compartilhada, o aprofundamento das análises e a compreensão das motivações da relação laço x lucro, e o incentivo à publicação de pesquisas brasileiras capazes de identificar, na prática, a atuação dessas empresas e o impacto local, bem como a criação de um banco de dados ativo, atualizado e permanente de empresas de economia compartilhada brasileira, em uma figura semelhante à colmeiaDissertação O processo de ensino e aprendizagem nas ETECs pela perspectiva dos professores que inovam(2017) Alves, A. da R.Tese Social business entrepreneurs' intuition in decision making: a proposal for the integration of the Garbage Can Model and the Cognitive-Experiential Self-Theory(2022) Dias, S. E. F.A maioria dos estudos e práticas organizacionais tem focado na racionalidade na tomada de decisão. Estudos indicam que o uso da intuição é importante para maior inteligência e otimização do desempenho dos negócios. Em tempos de crise, como os vivenciados atualmente no mundo (COVID-19), o uso da intuição e da análise de forma complementar torna-se ainda mais relevante. Os negócios sociais possuem uma característica única de hibridismo e semelhanças que podem potencializar o uso da intuição, diante disso e pela carência de estudos com esse objeto empírico, optou-se por centralizar a coleta de dados nesse público. Objetivo: O objetivo geral é entender como os empreendedores de negócios sociais tomam decisões, examinando o uso de intuição e análise deles. Adicionalmente, o objetivo específico é apresentar um framework que explique o uso da intuição e da análise na tomada de decisão, integrando as lentes teóricas Garbage Can Model (GCM) que explica a tomada de decisão não linear e a Teoria do Self Cognitivo-Experiencial (CEST) que explica intuição e análise como parte do processamento dual de informações do indivíduo. Método: Realizou-se um estudo qualitativo e descritivo, utilizando o método indutivo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com aplicação da Técnica de Incidentes Críticos. Estudos prévios também foram realizados para auxiliar no desenvolvimento da lacuna teórica e revisão sistemática da literatura. Resultados Encontrados: Nossos resultados indicam que os perfis cognitivos opostos dos empreendedores de negócios sociais se complementam no processo de tomada de decisão, quando há um alinhamento entre eles bem claro em relação ao propósito social do negócio. Esse resultado avança o conhecimento na literatura recente que indica uma tensão paradoxal entre intuição e análise na tomada de decisão nos negócios. Adicionalmente, nossos achados sugerem uma integração multidisciplinar entre as abordagens teóricas que explicam a intuição (CEST) e a tomada de decisão não linear (GCM). Contribuições Teóricas: Esse estudo avança o conhecimento de forma multidisciplinar por meio da introdução do GCM como uma nova lente teórica para o estudo da intuição. Além disso, ao contrário do que se esperava da revisão da literatura recente sobre intuição, tensões paradoxais não se mostraram relevantes na tomada de decisão dos empreendedores de negócios sociais, desde que haja a presença conjunta de alguns fatores indicados. A partir disso, propõe-se um framework conceitual integrando GCM e CEST. Contribuições Práticas: Os empreendedores de negócios sociais podem se beneficiar ao se conscientizar de como certos fatores podem afetar sua escolha no processo de tomada de decisão, o que pode ajudá-los a entender melhor sua relação com sua intuição. Além disso, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de ensino e treinamento a fim de otimizar a tomada de decisão. Originalidade: A visão multidisciplinar integrando duas abordagens teóricas para avançar e esclarecer conhecimentos sobre o uso da intuição na tomada de decisão, respondendo a uma lacuna no tema sobre a compreensão de conceitos aplicados a um objeto empírico inédito, o negócio social